Thursday, January 14, 2010

Esperar ou desesperar, eis a questão!

*Texto editado a 12 Março de 2015


Ontem à noite desesperei-me. Sim, cristão também se desespera de vez em quando, somos humanos e basta!

Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” (Is 40:30,31)

Foi esta palavra que veio ao meu coração quando eu orava e pedia a Deus ajuda, ajuda para ultrapassar as dificuldades, ajuda para conseguir esperar, mesmo quando tudo à volta me põe doida e me faz dizer “não aguento mais”. E como Deus respondeu... "os que esperam no Senhor renovarão as forças, correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." Como é poderosa esta palavra!

Quando dei por mim estava a pensar nisto de esperar.. Será que "quem espera desespera" ou "quem espera sempre alcança"?

Esperamos por tanta coisa na vida. Esperamos pelo autocarro, esperamos por alguém no aeroporto, esperamos que o professor entregue os testes na escola, para vermos a nossa nota, esperamos pelo namorado certo, esperamos pelo marido ideal, esperamos pelo momento certo para casarmos, esperamos pelo momento certo para sermos mães.

Esperamos, esperamos, esperamos… E esperar pode ser frustrante, angustiante, doloroso até.

É comum ouvirmos as pessoas dizerem as expressões “quem espera desespera” e “quem espera sempre alcança”, mas eu nunca tinha pensado muito bem nisto. Se dividirmos estas duas expressões em divino e mundndo, por assim dizer, eis o que temos:

"Quem espera desespera” – esta é uma expressão tipicamente mundana, eu diria. É profundamente negativa, apresenta uma visão derrotista, uma visão do mundo fast em que actualmente vivemos, em que tudo tem de se alcançar rápido, agora, já, caso contrário não aguentamos. De acordo com esta visão, há algo de desesperador na espera.

"Quem espera sempre alcança” – pelo contrário, esta expressão é extremamente optimista. Aqui quem consegue esperar parece alcançar qualquer coisa. E não diz “ás vezes alcança”, diz “sempre alcança”. Será por acaso? Não me parece. Esta é daquelas frase que quem diz nem se apercebe da base bíblica que isto tem por trás. A Palavra de Deus diz:

Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará. Salmos 37:5
Ora, entregar o nosso caminho a alguém implica esperar que alguém, que não nós, faça alguma coisa, certo? E entregar essa tarefa a alguém, deixar a nossa vida em mãos alheias, não parece muito fácil, pois não? É preciso confiarmos muito em alguém para lhe entregarmos tal responsabilidade. Difícil não? Eu não confio em nenhum ser humano para fazer isso, mas confio em alguém que é muito maior e que pode muito mais do que eu – Jesus.

O que este versículo diz basicamente é que não temos de ser nós a agir, mas que temos de deixar Deus agir por nós. Mas como é que sabemos que Deus vai fazer aquilo que nós queremos?


Não sabemos. Porque Deus não promete fazer aquilo que queremos, mas promete dar-nos o melhor. Ele diz que só tem pensamentos de paz a nosso respeito e que os Seus caminhos e os Seus pensamentos são mais altos do que os nossos.

Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Is 55:9
Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Je 29:11

Pensemos nisto. Eu só quero o melhor para mim e os meus pensamentos em relação a mim própria são bem altos. Então, se os de Deus ainda são mais altos que os meus, devem ser mesmo muito muito bons! Melhores são certamente.

Conhecendo o nosso Deus como conhecemos sabemos que entregar-lhe o nosso caminho implica naturalmente esperar que Ele aja no tempo Dele, que é muito diferente do nosso, mas o nosso Pai promete que se fizermos assim “ele tudo fará”. Fará o quê? Tudo o que nós precisamos.

A Bíblia está cheia de palavras encorajadoras sobre “esperar no Senhor”, por aí vemos que esperar é algo bom, é algo de que Deus se agrada.

Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração. Sl 27:14
Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR. Sl 31:24

Se ainda não estamos convencidos do “quem espera sempre alcança” usemos um exemplo prático, do dia-a-dia. Quem já cozinhou alguma vez sabe que na culinária o tempo de preparação de cada prato é essencial para o resultado final.

Se o arroz de feijão ficar no fogão menos tempo do que deve o arroz e o feijão ficam crus e sem sabor. Pelo contrário, se o deixarmos no fogão tempo a mais, o arroz e o feijão cozem demais, o feijão desfaz-se e o arroz no geral fica empapado e praticamente intragável.

Então, todos concordamos que o melhor é deixá-lo cozinhar em lume brando, para apurar todos os aromas, deixar cozer todos os ingredientes no ponto e, no tempo certo, apagar o lume para então comermos e saborearmos o arroz de feijão perfeito.

Com Deus é igual. Ele usa os tempos de espera na nossa vida para nos preparar, para nos apurar em todas as áreas da nossa vida, o nosso feitio, o nosso carácter, tudo está a ser “cozinhado" para degustarmos a refeição perfeita. As promessas de Deus cumprir-se-ão no tempo certo e chegarão até nós perfeitamente cozinhadas.

Vale a pena lembrar uma frase que li um dia destes: o apressado come cru! Em bom bibliquês: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiastes 3:1). Saibamos esperar por ele.

Shalom!

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui






1 comment:

  1. Este texto faz todo o sentido. Já tinhamos falado sobre ele, mas lido torna-se substancialmente melhor. O exemplo do arroz de feijão, amei...está realmente bem visto!
    Que não sejamos apressados, mas que todos possamos comer um arroz de feijão delicioso cozinhado pelo Pai.
    Ele nunca se adianta, nem se atrasa...
    Beijinhos : )

    ReplyDelete

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.