Friday, February 12, 2016

SALVOS DA DESTRUIÇÃO: A HISTÓRIA DE LÓ


Podem não acreditar, mas tenho este texto (ou as notas, pelo menos) há cerca de um ano na minha agenda! Tinha na ideia fazer um vídeo, mas é hoje, amanhã e depois e nunca mais, portanto, vai virar texto de uma vez por todas! By the way, fica o desafio, há alguma coisa que andas a deixar para amanhã? Esquece o amanhã, vai lá e faz já hoje! O tempo é este! (:

A história sobre a qual me vou debruçar hoje é sobejamente conhecida. Em Génesis 19 lemos sobre a família de Ló, sobrinho de Abraão, e sobre a cidade onde este vivia - Sodoma. Diz-nos o texto que o pecado se teria agravado muito (Gn 18:20) em Sodoma e Gomorra e que, por esse motivo, Deus teria decidido destruir ambas as cidades. No capítulo 18 vemos Deus a contar a Abraão a sua decisão e este último a tentar demover o Senhor, pedindo-lhe que poupe os justos que encontrar.

Acho amoroso como o texto bíblico nos conta que Deus se questiona se deverá contar ou não a Abraão o seu intento. Não me parece que aquilo esteja ali por acaso. Deus sabia perfeitamente que Ló era sobrinho de Abraão e que ele vivia nas terras de Sodoma. Tão cuidadoso é este Pai... Ele sempre se revela aos Seus filhos, protegendo-os mesmo nos momentos mais difíceis. Ele amava Abraão e por isso promete-lhe não destruir a cidade por amor a 10 justos, se ali os encontrasse. Extraordinário isto...

Infelizmente, Sodoma e Gomorra estavam extremamente corrompidas pela prática do pecado, pelo que a sua destruição foi inevitável. Mas... Deus não se esqueceu de Abraão.

(Só um parêntesis aqui, acredito piamente que Deus só destruiu as cidades porque não encontrou 10 justos ali. Tenho para mim que se 10 justos houvesse, Ele não a teria destruído. Fiquem-se com esta, Deus sempre cumpre a Sua palavra!)

E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, por isso via e ouvia sobre as suas obras injustas). 2 Pedro 2:7,8

No verso 19 diz que "Deus se lembrou de Abraão e tirou a Ló do meio da destruição". Acho isto lindo. Deus fez como disse que faria, porque Ele é fiel para cumprir o que prometeu! Ele procurou pelos justos, conforme prometera a Abraão. E encontrou um. Encontrou Ló. E salvou-o, não só a ele, mas à sua família! Este Deus é ou não é maravilhoso?

Ainda hoje é assim. Ele procura os que O temem e os que procuram agradá-Lo e Ele os livra! Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias (Sl 34:17). E se isto fosse uma pregação eu estaria a gritar aleluia!! (:

Que Deus é lindo já nós sabemos, mas o que quero fazer hoje é reunir aqui, em alguns pontos, o que é é que eu aprendo com Ló e a sua história:


1. Deus dá-nos sempre uma segunda oportunidade! Aceita-a sem questionar. 

Então disseram aqueles homens a Ló: Tens alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar; Génesis 19:12 

Deus concedeu a Ló e aos seus uma oportunidade de fugir ao pecado daquela cidade e hoje podemos trazer isto para as nossas próprias vidas. Jesus morreu para que hoje possamos escolher sair de uma vida de pecado, de morte espiritual, para uma nova vida em Cristo Jesus. Uma vida abundante em justiça, paz e alegria ainda nesta terra e uma Vida Eterna após esta.

A escolha que está nas nossas mãos hoje é semelhante: Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, (Deuteronómio 30:15, 19)

A Bíblia não diz, mas aposto que Ló se sentiu muito especial. Não há como não se sentir, afinal ele estava a ser poupado no meio de sei lá quantos! Deus escolheu salvá-lo. E Ele escolheu salvar-nos a nós. Eu não sei quanto a vocês, mas eu sinto-me muito especial.

Confesso que, às vezes, nos meus devaneios penso que Deus devia fazer como fez com Sodoma e  Gomorra e destruir isto tudo. Sinto que o mundo está tão perdido que se calhar valia mais desaparecer tudo. Mas Deus não é homem. Ele é Deus e ama a humanidade... só não ama o seu pecado. Mas Ele ama-nos. Ele é Senhor dos Céus e da Terra e escolheu amar-me, a mim, a ti... Escolheu salvar-nos e dar-nos vida eterna. Quão incrível é isto?

No caso de Ló Deus mandou os anjos e deu-lhes ordem que o salvassem, mas connosco foi diferente. Ele olhou para nós e disse a Jesus "vai lá abaixo e morre por eles, eu quero tê-los de volta". Ninguém morreu por Ló e ainda assim ele não pensou duas vezes em aceitar a oportunidade que lhe foi dada. Jesus resgatou-nos das mãos do diabo e deu-nos uma segunda oportunidade. E nós o que fazemos muitas vezes? Levamos a coisa a brincar. Alguns rejeitam-No mesmo... Mas ninguém muda o facto de que Ele veio para nós e para todos quantos O quiserem receber!

Pergunto-te eu hoje: aceitaste tu esta oportunidade? E se tu já tens a salvação, como os anjos perguntaram a Ló, tens mais alguém aqui? Quem queres tu que Ele salve? Vai e tira-os fora desse lugar onde eles estão...



2. Tu e eu fomos chamados a "ir"!

Então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o Senhor há de destruir a cidade. Foi tido porém por zombador aos olhos de seus genros. Génesis 19:14

A oportunidade de salvação não nos é dada apenas a nós. Deus salvou-nos, por meio de Jesus, com um objetivo - salvar toda a humanidade. E com Ló não foi diferente. Ora deixem que vos dê um bocadinho da imagem geral que Deus pintou ao salvar esta família. Lembram-de de Rute, a nora de Noemi que casou com Boaz? Eles foram pais de Obede, que é pai de Jessé, que por sua vez foi pai de David e continuando por aí fora, até chegarmos a Jesus, certo? (Mateus 1:1-17)

Pois bem, Rute era moabita e os moabitas descendiam de Moabe. Surpreendam-se agora: Moabe era filho de Ló.  Resumindo e baralhando, a salvação de Ló viria de certa forma a ter um grande peso na salvação também da humanidade, porque apesar de o próprio não estar na genealogia do Messias, uma mulher sua descendente está (a genealogia de Jesus é brutal, mas vai ter de ficar para outro dia).

Portanto, levem-me a sério aqui. A nossa vida é muito mais importante do que nós podemos imaginar. Deus não te salvou para ficares sentadinho na igreja, no sofá lá de casa ou na cadeirinha do escritório. Não, Deus livrou-te de Sodoma e Gomorra, tirou-te do mundo (metaforicamente falando, claro), para que vás e dês fruto!

Tu e eu fomos chamados a ir! Ló foi ter com os seus futuros genros ( diz que as filhas de Ló eram virgens, portanto ainda não seriam casadas) e tentou salvá-los. Ele levou-lhes a palavra do Senhor, mas eles não quiseram ouvi-lo... 

O Novo Testamento está cheio de ordens que começam com "ide". "Ide e pregai", "ide e dizei", "ide e anunciai", "ide e fazei". Ir, ou seja "deslocar-se a um local para fazer algo". Ir ter com alguém e falar-lhe de Jesus. Ir a um lugar e contar como Deus mudou a nossa vida. Ir a hospital e orar pelos doentes, no nome de Jesus. Ir tomar café com um amigo e aconselhá-lo a ser um marido que ama e respeita a esposa, porque Deus assim nos ensinou...

É preciso ir! Ir e marcar a vida de pessoas, como Deus marcou a nossa. Mas é também preciso ir e confrontar aqueles que vemos a pecar, incentivando-os a deixá-Lo para trás.

Ló fez a sua parte, mas os seus futuros genros gozaram com ele. Muitas vezes vai acontecer o mesmo connosco. Sempre haverá quem zombe de ti e te ignore... Ainda assim, que isso nunca te impeça de dizer a verdade! Que isso não te impeça de fazer o que Deus te chamou a fazer!



3. Quando tu não consegues dar o passo, Deus leva-te pela mão

E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade. Génesis 19:15

A Bíblia diz que os anjos tiveram de insistir com Ló para sair da cidade. Já se perguntaram porquê? Porque é que alguém que ouve que a cidade onde vive vai ser destruída haverá de se demorar, como refere o verso 16? A história não nos diz, pelo que só posso inferir. 

Acredito que Ló tinha um misto de emoções dentro de si. Se por um lado estava cansado do pecado e das atitudes do povo, por outro talvez ainda tivesse alguma esperança de que eles poderiam ser salvos. Talvez quisesse esperar para ver se convencia os seus futuros genros a irem com eles também... 

Acontece-nos a nós também às vezes. Insistimos tanto com alguém, ou com alguma coisa, oramos, falamos, mas simplesmente nada muda. E nós tentamos e tentamos, não queremos desistir. E por causa disso, demoramo-nos ali, naquela circunstância, naquela pessoa... Mas sabem, não é por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. (Zacarias 4:6).  
Temos de saber ouvir a voz do Espírito Santo. Quando Ele nos manda sair e largar algo, ou alguém, devemos obedecer, porque Ele sabe o que é melhor para nós. 

Talvez Ló tivesse medo. O ser humano é avesso à mudança, pelo que não me parece nada descabido pensar que talvez, só talvez, ele tivesse medo do desconhecido. É verdade que ali não estava bem, mas para onde iria agora? Será que as coisas iriam correr bem? Depois de tantos anos a estruturar uma vida, agora teria de começar tudo de novo?... E as coisas dele? Tudo o que conquistou? Deixar tudo?? Faz-vos lembrar alguém que conhecem? (:

A vida tem-nos desafiado muitas vezes. Falo por mim, mas tenho a certeza que não sou a única. Ah a mudança! Como ela pode ser assustadora... De repente, tudo aquilo que conhecemos é-nos retirado e nós não o queremos deixar. Não queremos deixar para trás tudo o que temos, tudo o que somos. Agarramo-nos aquilo com unhas e dentes e temos tanto medo de não ser capazes, que quase paralisamos. 

Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade. Génesis 19:16

Acredito que foi assim também com Ló. Mas Deus é tão misericordioso e conhece-nos tão bem, que quando percebe que nós sozinhos não somos capazes, Ele vai lá e diz "anda, eu levo-te", "eu tiro-te", "eu arranco". 

Aquilo que tu não és capaz, aquilo que tu não podes, Ele toma-te pela mão e faz! Esse vício que não consegues deixar, esse pecado, essa relação doentia, essa situação, que só tu e Deus conhecem, de que não tens sido capaz de sair pelo teu próprio pé, eu declaro em nome de Jesus que Ele te pega pela mão hoje e te tira daí! Deixa Deus agir! 


4. Não olhes para trás

E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças. (...) E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal. Génesis 19:17,26

Quando Deus te tira do cativeiro, do meio do caos, do meio da loucura e do pecado e te salva, é bom que oiças a Sua voz e obedeças à Sua Palavra. Ele salvou-te. Acreditar que Ele sabe o que faz e seguir as suas directrizes é o mínimo que podes fazer. É o mínimo que nós podemos fazer. A consequência da desobediência é a morte. Ló e a sua família sabiam e nós também sabemos, mas insistimos em fazer a nossa vontade. Insistimos em achar que à nossa maneira é que é, que nós é que sabemos. "Deus sabe lá!" Claro, Ele é só o Criador... Ele sabe lá... 

É tão triste ver vidas se perderem porque não ouviram a voz do Mestre ou, antes, ouviram e preferiram ignorar. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; (João 10:27) - as ovelhas seguem a voz do Bom Pastor. Elas seguem-No! Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; (Mateus 16:24)

Não olhes para trás. Isso... 

- Paralisa-te e aprisiona-te. Quando te focas no passado não consegues sonhar o futuro. Ficas tão preso ao que foi, que deixas de ser capaz de tomar decisões com medo de avançar. Não fiques preso às pessoas que te feriram, às dificuldades que passaste e às perdas que sofreste... Perdoa e perdoa-te. Ultrapassa. Cresce. (Re)viveres constantemente o que passou vai-te impedir de seguir em frente e de viveres plenamente a nova vida que Deus tem para ti. Sê livre, em nome de Jesus! 

- Cega-te. Já ouviram falar da Síndrome de Estocolmo? É um estado psicológico em que uma pessoa que foi submetida a um tempo prolongado de intimidação (seja em cenário de raptos, guerras, cativeiro, etc) passa a ter simpatia e até mesmo sentimento de amor ou amizade perante o seu agressor. Tradução, a pessoa fica completamente cega, psicologicamente falando, invertendo a realidade.  
A "Sodoma" de onde saíste era terrível e destruidora. Fez-te sofrer e ser infeliz, mas passaste tanto tempo ali que começas a pensar que "não era tão mau assim". É mentira do inimigo! Ele veio para matar, roubar e destruir, mas Deus enviou Jesus para que tenhas vida abundante! Na pessoa de Jesus Ele ofereceu-te uma nova oportunidade, a salvação! Aceita-a sem medos! Não deixes que o diabo te engane. Sentes que não és merecedora desta nova vida e que o que tinhas antes é que era bom e que agora perdeste, mas não perdeste, ganhaste. Jesus morreu por ti! E é no nome Dele que eu declaro que todas as escamas que ainda te cegam vão cair!

- Destrói-te. Deus pode-te tirar de Sodoma, mas é preciso que ela também saia de ti! Os velhos hábitos, as velhas formas de falar, as velhas atitudes, os velhos acontecimentos, os velhos ressentimentos... tudo o que é velho precisa de ficar lá atrás. Porque quando tu és incapaz de ultrapassar o passado acabas por te auto-destruir. A falta de perdão, a incapacidade de sonhar, a inércia, um pecado não deixado até, tudo isso vai acabar por te matar devagarinho, por dentro, até te destruir por completo. Olhar para o teu passado destrói a tua oportunidade de ter um futuro e, com ele, as promessas e propósitos que Deus tinha para cumprir na e através da tua vida. 

Dá um passo em frente para uma nova vida, na direcção deste Deus que te ama e que tem uma nova história para escrever, na qual tu és a/o protagonista! Lembra-te que em Cristo tu és nova criaturaas coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17)


Haja o que houver, não recues jamais. Lembra-te que o justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. (Hebreus 10:38). A mulher de Ló olhou para trás e transformou-se numa estátua de sal. E uma estátua de sal não serve para nada. 

Não sejas estátua. Sê sal, sim, mas em versão pedrinhas pequenas, preciosas, que são usadas com regra. O sal não está parado. Ele move-se na panela para influenciar todos os ingredientes à sua volta. Quando em excesso torna qualquer prato intragável mas, na medida certa, faz com que tudo saiba melhor. 

Segue em frente e deixa que Deus te guie e ilumine o teu caminho. Ele tem o melhor para ti e eu prometo, vai valer a pena!

Shalom! 


Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui


No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.