Monday, September 7, 2015

PROVÉRBIOS 7: O RETRATO DA INFIDELIDADE


*Texto editado a 8 de Setembro, às 11h55

Hoje é o dia 7 do nosso #desafioprovérbios e, se à primeira vista o capítulo me pareceu meio sem graça, depois de pensar um pouco mudei de ideias e decidi escrever algumas linhas aqui no blog. 

Não permitas que teu coração se desvie para o caminho da mulher imoral, nem vagues desorientado pelas trilhas dessa pessoa. Inúmeras foram as suas vítimas; e muitos são os que por ela foram mortos! Provérbios 7:25,26

Salomão adverte muitas vezes ao longo do livro de provérbios o jovem/homem a desviar-se da "mulher adúltera" e da "mulher imoral", mas o capítulo 7 de Provérbios é basicamente todo ele sobre este tema. E se à primeira vista pode parecer que isto é não é para nós mulheres, leiam até ao fim que eu acho que são capazes de mudar de ideias. 

Dize à sabedoria: Tu és minha irmã; e chama ao entendimento teu amigo íntimo, para te guardarem da mulher alheia, da adúltera, que lisonjeia com as suas palavras. vs. 4,5

Ok, acho que é bastante óbvio que os homens se devem manter longe da mulher adúltera, alheia, leviana, imoral (noutras versões), enfim, como lhe quiserem chamar. E não só os cristãos, todos... Por favor, tenham juízo! Mas os cristãos, bom, esses ainda mais, afinal Deus é puro e santo e sem santidade ninguém verá o Senhor (Hebreus 12:14), certo? Essa história de que o fruto proibído é o mais apetecido até pode pegar no mundo, mas definitivamente não pode andar na boca (e menos ainda na atitude) de um filho de Deus. 

A mulher, se é alheia, é a mulher de outro alguém, logo, está off-limits, ok? Não é nada fixe meterem-se com uma mulher casada, nada fixe mesmo. Homens, por favor, corram dessa armadilha! 

Mas de quem é que estamos a falar? Quem é esta mulher adúltera/ alheia/ leviana/ imoral sobre a qual nos adverte Salomão e de quem os jovens/homens devem fugir? Vamos aprender a reconhecê-la, para então evitá-la:

(...) ornada à moda das prostitutas, e astuta de coração. Ela é turbulenta e obstinada; não param em casa os seus pés; ora está ela pelas ruas, ora pelas praças, espreitando por todos os cantos. Provérbios 7: 10-12
Ela o faz ceder com a multidão das suas palavras sedutoras, com as lisonjas dos seus lábios o arrasta. Provérbios 7:21

Veste-se com roupas provocadoras, é astuta e ardilosa, sedutora, obstinada, persistente, não desiste até ter o que quer. Não pára em casa, anda por aí na boa-vai-ela, sempre à procura de uma "presa fácil para caçar".  É lisonjeadora e manipuladora, e sabe usar as palavras a seu favor. 

A mulher que Salomão retrata aqui é casada, o que torna o cenário negro, já que quando esta mulher seduz um homem, conforme o texto descreve, está a entrar no campo da infidelidade, trazendo graves problemas não só para o seu relacionamento, mas também para o homem com quem ela se envolve (e respectiva família, caso seja também ele casado). 


Porque ela a muitos tem feito cair feridos; e são muitíssimos os que por ela foram mortos. vs 26

Feridas e morte espiritual é o que vos espera se se deixarem levar e entrarem nesse caminho sem volta. Sejam sábios e prudentes, protejam-se a vocês e às vossas famílias. Não se deixem enlear por palavras ou por aquilo que os vossos olhos vêem. Deixem-se guiar pelo Espírito Santo de Deus e honrem a mulher que está ao vosso lado, se forem casados. Se forem solteiros ainda, guardem-se para a mulher que Deus preparou para vocês e livrem-se de carregar com o peso da maldição de destruir uma família.  

De uma forma ou de outra, homens olhem para o exemplo de David, pai de Salomão, que é quem escreve estas advertências e conselhos. Ele mesmo foi um homem segundo o coração de Deus e por causa da sua falta de sabedoria envolveu-se com uma mulher casada e o que veio a seguir foram só desgraças. Morte, em boa verdade, foi o que se seguiu. Mandou matar o marido traído para não ser descoberto, a amante engravidou, o bebé nasceu e morreu logo a seguir, o seu filho Amnom foi morto pela espada do outro filho Absalão (2 Samuel 13:23-36) e depois também Absalão (2 Samuel 18:9-18) foi morto. E depois da morte de Davi, Salomão mandou que Adonias fosse morto também (1 Reis 2:13-25). As nossas (más) decisões trazem (más) consequências. 

David arrependeu-se sim e Deus perdoou-o, mas o mal estava feito e aquilo que ele tinha semeado não podia mais ser retirado. Cedo ou tarde viria a colher os seus frutos [podres]. 

Acautelem-se, busquem a sabedoria e o entendimento, porque só assim serão capazes de se proteger desta mulher perigosa. Para vos ajudar deixo-vos abaixo algumas dicas, que podem começar já a por em prática. Algumas funcionam para os solteiros, outras para os casados e muitas para ambos. Ora leiam:

- Evitem trocar mensagens com mulheres casadas, uma pode ser inocente, uma por dia começa a ser perigoso, várias ao dia já passou do red line. Há que manter tudo no seu lugar;

- Aconselhar mulheres casadas sozinho não é boa ideia, mesmo! A atitude sábia a tomar é pedir a alguém para estar presente durante o aconselhamento ou até encaminhar a mulher em questão para outra mulher. Mais vale prevenir do que remediar, certo?

- Almoços, jantares e saídinhas com outras mulheres ou com a mesma mulher várias vezes é de se evitar. Às vezes começa com um almoço de trabalho e quando dás por ela estás completamente metido numa grande embrulhada; 

- Aprende a ouvir a tua mulher e a discernir se ela está mesmo a ser paranóica ou se tem alguma razão para desconfiar daquela colega/amiga. As mulheres têm um radar inacreditável. Mesmo as mulheres não cristãs têm um sexto sentido apuradíssimo e reconhecem uma "concorrente" a léguas. Se ela te avisar, joga pelo seguro, mantém-te longe da pessoa em questão;

- Cuidado com os Facebook's e afins. Amigas e amigas de amigas estão por lá também e nem sempre com as melhores intenções. Acautela os teus olhos e faz uma limpeza se for necessário. Não vale a pena pores em risco a tua salvação ou a tua família;

- Nunca, mas nunca desabafes sobre os problemas no teu casamento com outra mulher, a não ser que ela seja uma senhora de 80 anos cheia de sabedoria! :) A carne é fraca e, a regra básica vale também aqui, mais vale prevenir... Procura um amigo que saiba ouvir e aconselhar, um pastor, alguém que te possa ajudar efetivamente e não alguém que te possa criar mais problemas ainda. 


Antes de terminar este texto quero deter-me só mais um pouco no retrato desta mulher imoral e falar para as mulheres, especialmente as casadas.  

Veste-se com roupas provocadoras, é astuta e ardilosa, sedutora, obstinada, persistente, não desiste até ter o que quer. Não pára em casa, anda por aí na boa-vai-ela, sempre à procura de uma "presa fácil para caçar".  É lisonjeadora e manipuladora, e sabe usar as palavras a seu favor. 

Façam-me um favor minhas senhoras, leiam isto várias vezes e garantam que este retrato não vos descreve. Não queiram ser esta mulher, porque a Bíblia chama-lhe tudo o que uma mulher de Deus não pode ser. 

A força e a dignidade são os seus vestidos. Provérbios 31:25

Também eu sou uma mulher jovem e casada, gosto de me vestir bem e de me sentir gira, mas cuidado com essas roupas que não te dignificam mulher. Nós somos responsáveis muitas vezes por desviar os olhares dos homens, mas pelos piores motivos. Qual é a tua motivação quando compras uma peça de roupa? Será que te preocupas em agradar o teu marido? Ou estás mais interessada em mostrar as curvas? Se olharem para ti na rua, que seja pela tua elegância e não porque olham e vêem um naco de carne. A força e a dignidade sejam os teus vestidos, mulher!

As fotos que metemos no Facebook, os posts que escrevemos, será que eles estão a dignificar-nos? As nossas atitudes com o sexo oposto? São de respeito? De honra pelo nosso casamento, pelo nosso marido? Ou será que quando ninguém vê até fazes um charme aquele colega de trabalho?

E essa história de seres casada e andares sempre na rua? Sempre metida em discotecas e em bares com amigas enquanto o marido fica em casa? Minha irmã, atenção, Deus não dorme e não se deixa escarnecer, tudo o que o homem semear (no caso, a mulher), é o que irá colher! "A mulher sábia edifica a sua casa", diz lá em Provérbios 14:1. "Edificar" significa "construir e induzir ao bem e à virtude". Como é que podes construir alguma coisa ou até conduzir a tua casa ao bem e à virtude se tu nunca estás lá? 

E o que é isso de andares a seduzir o sexo oposto só para te sentires desejada? A provocares só para sentires que ainda despertas a atenção dos homens? Cuidado, quem brinca com o fogo, queima-se! Valoriza-te! Deus ama-te, Jesus morreu por ti e fizeste um voto no altar. Tens uma aliança com o teu marido, mantém-na intacta, pura e sem mancha. 

"Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas." (prov. 31:10). As jóias preciosas não andam por aí penduradas em qualquer pescoço... Vamos ser cautelosas com o nosso comportamento, sim? 

O mesmo que disse para os homens digo para nós também, não andes por aí a partilhar os teus problemas com os homens que te rodeiam. Guarda-te e guarda os teus!   Queres contar a alguém as dificuldades que tens no teu casamento? Conta a Deus! E se não chegar, procura uma mulher sábia, com intimidade com Deus, pede ajuda, mas não sejas esta mulher de quem Salomão fala.  Sê antes a mulher virtuosa!

E, aproveitando a deixa, jovens solteiras, por amor a Deus, guardem o vosso corpo. Guardem-se para o vosso marido. Deus tem um homem precioso para te entregar no tempo certo, mas se queres um príncipe, sê tu primeiro uma princesa. Pensa comigo, gostas que te ofereçam coisas em segunda mão, usadas, sujas? Não uses o teu corpo como se fosse uma mercadoria. Tu és melhor do que isso e Deus tem melhor do que isso para ti.

Um dia também eu andei no mundo, mas quando Deus me encheu, não havia mais espaço para o mundo dentro de mim. A minha vida, de dentro para fora, passou a ser Dele e assim Ele entregou-me o melhor que eu tenho. Deu-me uma nova identidade e restituiu os meus sonhos. Presenteou-me com um marido maravilhoso e fez de mim uma mulher extremamente honrada. Não queres tu também isto? Então deixa que Ele te encha também. Quando Ele enche a casa, nada mais consegue entrar!  

(...) filhos, ouvi-me, e estai atentos às palavras da minha boca. Provérbios 7:24

Shalom!


Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.