Friday, April 16, 2010

DEUS NÃO ESCOLHE OS CAPACITADOS, ELE CAPACITA OS ESCOLHIDOS



*Texto editado a 11 Março 2015, às 13h30.

Há uns dias li num texto uma frase que me fez pensar. "Nem sempre os mais aptos são os mais aprovados". Não é nada que qualquer cristão não saiba, é do conhecimento cristão geral que Deus escolhe e usa quem quer, como quer e quando quer e que Ele próprio nos capacita. Mas, ainda que todos saibamos sinto a necessidade de o reforçar. Acho que cada vez mais temos de ter esta consciência, Deus está a despertar-nos para esta verdade, Ele quer que entendamos que nada deve ser feito na nossa força, mas sim na Dele!

Todos nós temos sonhos, desejos, projectos que gostaríamos de ver concretizados, mas nem todos paramos para perguntar a Deus se esses são os sonhos, desejos, projectos Dele para nós... E sabem, nisto do mundo espiritual querer aquilo que não é o que Deus quer pode trazer-nos muitos dissabores...

Muitas são as vezes, no entanto, em que chegamos a perguntar-Lhe "Pai o que é que tens para mim?", porém quando Ele responde não raramente ficamos duvidosos, receosos e a questionar inclusivamente a nossa capacidade para realizar tal obra. Pois hoje tenho a dizer-vos uma coisa. 

A avaliação de Deus não funciona como aquela a que estamos habituados na escola, na faculdade. No mundo que conhecemos reconhecemos aqueles que tocam melhor, aqueles que cantam melhor, os que dançam melhor, ou mesmo os que representam melhor e achamos que nunca chegaremos aos seus calcanhares. Pensamos "Deus, como é que tu dizes que o meu ministério é dança se eu sou um autêntico pé de chumbo??" e quem diz dança, diz qualquer outra coisa. 

Mas esquecemos-nos que os parâmetros de avaliação do Mestre são outros, bem diferentes dos nossos. Deus é um professor diferente. Ele vê em nós coisas que nós não vemos e Ele não nos avalia pela nossa aparência, mas pelo que Ele sabe que nós somos. Ele capacita-nos, nós é que somos limitados demais para ver aquilo de que Ele é capaz...

Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. I Samuel 16:7

Na escala de Deus, os que dançam melhor não são necessariamente os melhores bailarinos, os que cantam melhor não são necessariamente os melhores cantores, os que tocam melhor não são os melhores músicos e os que representam melhor não são os melhores actores. Os que parecem ser o próximo rei de Israel, não o são. Porque como eu comecei por dizer, nem sempre o mais apto é o mais aprovado. Porque Deus vê além da aparência, Ele olha para o coração.

Então, não importa como o homem te vê. Deus vê-te com outros olhos. 

Em I Samuel 17 lemos como David enfrentou o gigante Golias. Este, diz a Biblia, era "um homem guerreiro (...) que tinha de altura seis côvados e um palmo (v.4). Ora, David era um simples pastor de ovelhas (v.34) e era o mais novo de seus irmãos (v.14), um "moço, ruivo, e de gentil aspecto." (v.42), no entanto Ele tinha algo que fazia dele o guerreiro mais poderoso do mundo - Deus era com Ele.

Deixem-me abrir um parêntesis aqui. Conseguem imaginar aquela malta que conhecia David a ver esta cena? Aposto que aqueles homens e mulheres que assistiam a tudo isto devem ter pensado o mesmo que muitas vezes pensam de mim: "ele é louco", "deve ter a mania", "vai cair que é um instante"... e devem ter gozado, provavelmente determinaram na sua mente o fim daquele duelo e o fim de David antes mesmo do rapaz ter oportunidade de vestir a armadura. Mas sabem que mais? "O homem vê o que está diante dos olhos", mas o "Senhor olha para o coração". E sabem quem David era aos olhos de Deus? Um homem segundo o Seu coração. O próximo Rei de Israel. Deus vê mais à frente. Não deixes que te subestimem!

Mas fechemos os parêntesis e continuemos. :)

Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos (v.45)

Aqui temos um excelente exemplo de alguém que não era o melhor em alguma coisa, não era certamente o mais apto, mas foi sem dúvida alguma aprovado pelo melhor professor do mundo! David sabia que sem Deus nada podia fazer (Jo 15:5). Ele sabia que não era um grande guerreiro, mas ele sabia que Deus é o Senhor dos Exércitos! Que também nós possamos interiorizar esta verdade e vivê-la a cada dia. Sem Deus nada podemos fazer. É Ele quem te escolhe, é também que te vai dar as ferramentas necessárias para enfrentares os gigantes e fazê-los cair!

Reparem em algumas coisas interessantes e fundamentais em David:
  • Sabia que não era apto para lutar com Golias: era pequeno fisicamente e não tinha experiência como guerreiro, mas ele não se deixou limitar por isso. Foi corajoso e ousado!
  • Exercitou a sua fé (v.37): as circunstâncias eram adversas, tudo dizia que não, as pessoas diziam que não, mas David foi em frente mesmo assim, pela fé no Seu Deus.
  • Lutou desprotegido, sem qualquer armadura (v.39): David sabia que a Sua armadura maior tinha outro nome - Deus. Lutou com o que tinha, com o que ele era, com o seu coração no Deus a quem ele servia. Ele entendeu que não importava a arma que iria usar, importava que Ele fosse no nome Senhor (v.40);
  • Dependia totalmente de Deus: não importava quem David era, nem tão pouco quem era o seu oponente,  o fundamental era que Deus estivesse com Ele. Ele entendia que a sua dependência de Deus é que faria a diferença, não a sua aptidão (ou falta dela) para a guerra.

Independentemente de nos considerarmos (ou de sermos) aptos, ou não, para algo, precisamos também nós de entender que é Deus quem nos escolhe, e aquele que dá início à obra, tem todo o poder para a terminar. 

Tal como escolheu David e tantos outros, Deus escolheu-te a ti e a mim, por isso, sem receios, sem dúvidas, vamos entender que é Ele quem nos capacita. Mas pelo caminho não fiques de braços cruzados! Esperar em Deus não é sinónimo de estar parado e não fazer nada. David não ficou parado quando ouviu que Golias se aproximava, ele deu o passo de ousadia e determinou-se a enfrentá-lo.  

Lembrem-se da Parábola dos Talentos (Mt 25:14-30). O servo bom e fiel é aquele que recebendo os bens do seu senhor para cuidar, dá o seu melhor, honra o seu compromisso e procura superar-se a si mesmo. Enquanto espera pelo regresso do seu senhor, o servo bom e fiel transforma os cinco talentos que recebeu  em dez! Ele multiplica aquilo que recebeu porque honra o seu senhor e o seu compromisso com ele. Ele recebe o seu senhor com dez talentos porque tem zelo pelo que lhe foi confiado!

Não sei que "bens" Deus te tem dado para cuidares, mas Ele quer que tu faças o mesmo que este servo. Dá o teu melhor, esforça-te e supera-te! E mantém presente na tua mente e no teu coração que se Ele te chamou, Ele também te capacitará! 

Sê como David, confia naquilo que o teu Pai diz, porque Ele não mente e se Ele te disse que és capaz , é porque és, mesmo que ainda não vejas! Exercita a tua fé, vai à luta na dependência de Deus e sê achado "bom e fiel servo".
(...) bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei Mt. 25:23
Sê fiel sobre o pouco e Deus te colocará sobre muito mais. Não desistas!

Shalom!
Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

2 comments:

  1. A paz do Senhor.
    Gostaria de fazer parceria troca de banner ou link?
    Meu site é www.amorcristao.co.cc
    Caso aceite retorne para o email contato@amorcristao.co.cc
    Deus te abençoe.

    ReplyDelete
  2. Olá querida, Shalon!!! Seu blog está uma benção, glória a Deus. Amei o post, Assim como Deus capacitou á Paulo (saulo) e fez de um grande perseguidor á um grande apostolo de bençãos, faz hoje com quem ele escolhe. E graças a Deus que Ele escolheu você minha linda, para escrever mensagens edificantes.

    Um super beijo... te amo em cristo, saudades...
    De Adrielle

    http://maisquecharmeoficial.blogspot.com

    ReplyDelete

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.