Thursday, February 21, 2013

ESTAR NO LUGAR CERTO, À HORA CERTA


Ao longo do processo que tenho vivido com Deus, tenho aprendido que não há melhor lugar para se estar do que o centro da vontade do Pai. Não há nada melhor do que saber que estamos no lugar certo, à hora certa.

Mas é tão difícil ouvir a voz Dele, quando toda a gente à volta dá palpites, verdade? Ou antes, é difícil termos a certeza de que estamos no lugar certo, quando toda a gente à volta parece achar que esse é o lugar errado. Já sentiram isso alguma vez?

Hoje quero incentivar-vos, antes de mais, a descobrir esse lugar e, depois, a permanecerem nele, mesmo que todos vos apontem o dedo ou vos digam para mudar de direção. Quero incentivar-vos a ouvir a voz de Deus e deixarem-se guiar pela Sua sabedoria e a recusarem ouvir as vozes contrárias à Dele, que não querem senão distrair-vos e tirar-vos do caminho.

Começemos por entender que seguir Jesus significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Deus tem um propósito para cada um de nós, um plano, se preferirem. E esse plano tem, naturalmente, um princípio, um meio e um fim. Um pouco como quando vemos uma peça de teatro, também nós somos personagens de uma grande história e temos escolhas a fazer pelo caminho. Alguns se perdem nele, outros acabam por entrar por atalhos e andar às voltas, mas regressam à estrada principal, outros mantêm-se na rota, mas o objetivo é sempre que a história se desenrole de forma a chegarmos ao fim que o Autor da Vida traçou originalmente. 

Há coisas que são comuns a todos nesta grande história, como os princípios que devemos seguir, por exemplo, mas o papel que cada pessoa vai desempenhar nesta grande peça de teatro que é a vida, é diferente. Considerando isto, vamos ser práticos. Nem todos irão trabalhar na Obra de Deus a tempo inteiro. Alguns serão intercessores. Nem todos serão pastores. Alguns serão mestres. Nem todos serão profetas. Alguns terão dom de cura ou dom de interpretação de línguas. Nem todos serão grandes cantores, mas alguns serão conhecidos mundialmente. Nem todos viajarão pelo mundo. Alguns farão missões em países pobres. Nem todos terão discernimento de espíritos. Alguns terão o dom de falar para uma multidão. Nem todos serão assistentes na igreja. Alguns serão empresários.

Enfim, acho que já perceberam a ideia, Deus tem um propósito diferente para cada um e por isso é fundamental que sejamos guiados por Ele, porque essa é a única forma de desempenharmos o nosso papel nesta grande história. Estar no lugar certo é a única forma de garantirmos que o final é o que o Realizador determinou. 

Quando Jesus estava entrando no barco, o homem que estivera endemoninhado suplicava-lhe que o deixasse ir com ele.
Jesus não o permitiu, mas disse: "Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você". Então, aquele homem se foi e começou a anunciar em Decápolis quanto Jesus tinha feito por ele. Todos ficavam admirados.
Marcos 5:18-20

Porque é que Jesus não permitiu que este homem o seguisse, perguntamos? Simplesmente porque o seu papel na história não era esse. O seu papel era sim anunciar aos seus familiares, amigos e conhecidos o que Jesus tinha feito por ele. 

A Bíblia diz apenas que eles ficaram admirados, mas eu creio que aquilo pode ter feito a diferença na vida de todos os que rodeavam aquele homem. Talvez eles tenham passado a crer em Jesus. Talvez se o homem não tivesse obedecido e tivesse seguido o Mestre, a sua família nunca tivesse testemunhado o poder de Jesus para libertar e transformar vidas. 

Qual é o teu lugar? Qual é o teu papel? Tens tu estado no lugar que te foi entregue para cuidar ou tens tu tentado trilhar caminhos que pertencem a outra personagem? 

Na primavera, época em que os reis saíam para a guerra, Davi enviou para a batalha Joabe com seus oficiais e todo o exército de Israel;(...) Mas Davi permaneceu em Jerusalém. 2 Samuel 11:1

Sabem o que acontece quando alguém deixa de estar no lugar onde devia estar, que é como quem diz, no centro da vontade de Deus? Basta lermos a história do Rei David. Ele não estava no seu lugar. Devia estar na guerra, mas em vez disso, decidiu ficar em casa... Resultado? Olhou pelo terraço e viu uma mulher (casada) a tomar banho (e com certeza a senhora não estaria vestida). Apaixonou-se por ela, engravidou-a, provocou a morte do seu marido, enfim, o resto da história infelizmente já sabemos. O lugar errado, meus queridos, geralmente leva-nos à atitude errada também.


Quem tem de definir as tuas prioridades é Deus


E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; Lucas 4:1

Talvez já te tenha acontecido veres muita gente a fazer "coisas", na igreja, na obra, num determinado ministério, enfim, e sentires-se mal por não estares também, ou por não fazeres ou por não ajudares, ou poderes ir, por não poderes ficar. Mas a tua família reclama, ou os teus filhos precisam, a tua casa, o teus marido, o teu trabalho, a faculdade, a tese, etc, etc, etc. E tu até sabes que tens outras obrigações e que não podes mesmo, mas nesses momentos algumas vozes aproximam-se para te dizer que não estás a fazer as escolhas corretas, talvez discordem da forma como estás a gerir o teu tempo, talvez achem que devias faltar ao aniversário da avó Maria para estares num qualquer ensaio ou evento.

Não vou dizer-te o que deves ou não fazer em determinada situação, mas vou dizer-te sim algo que tenho aprendido com o melhor professor de todos: quem tem de definir as tuas prioridades é Deus. Isso significa que tens de te deixar dirigir em todo o tempo pela voz do Espírito Santo de Deus (tal como fez Jesus) e não pela voz do homem. Essa é a única forma de saberes que estás no lugar certo.

E tenho de acrescentar isto: [tens de te deixar dirigir em todo o tempo pela voz do Espírito Santo de Deus] mesmo que isso signifique ires parar ao deserto... 


Às vezes o lugar certo para se estar é o lugar do descanso

Havia muita gente indo e vindo, a ponto de eles não terem tempo para comer. Jesus lhes disse: "Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco". Marcos 6:31

Nesta passagem podemos perceber que os discípulos tiveram um dia agitado, com tanto para fazer que nem tiveram tempo para comer. Muita gente vinha ter com eles, diz a passagem. Muitas vezes também nós corremos por tanta coisa. É a igreja, o ministério, alguém que precisa de nós, a família, o trabalho, a aulas, o estudo... de tal forma que às vezes nem temos tempo para comer, como aconteceu com os discípulos, mas vejam o que Jesus lhes disse a eles: "Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco". 

Jesus foi o próprio a incentivá-los ao descanso, e num lugar deserto. Então, é preciso ouvirmos a voz do nosso Conselheiro. O Espírito Santo, tal como Jesus nesta passagem, saberá dizer-nos quando parar. Ele saberá guiar-nos para este "lugar deserto", para descansarmos.

Lembra-te que há um tempo para todas as coisas. Há um tempo para fazer e há um tempo para parar de fazer. Para agir e para esperar, para concretizar e para descansar.

Talvez esse "lugar deserto" seja a tua casa, o teu quarto, a tua sala, se calhar o teu carro, a tua casa de banho, não sei, é um espaço só teu, onde tu podes aquietar-te na presença de Deus. É um lugar onde podes desfrutar apenas da paz, do sossego, onde os telefones não tocam, onde as pessoas não te incomodam, é um lugar onde podes literalmente descansar, recarregar baterias para um novo dia.

Ou talvez esse seja um lugar mais metafórico. Talvez esse "lugar deserto" seja um tempo na tua vida, um tempo em que precisas parar para restabelecer as tuas forças. Mas atenção que o "lugar deserto" não  tem  necessariamente de ser o "deserto". Aqui este lugar refere-se a um tempo de espera para te preparares para uma nova etapa, um lugar de quietude, onde não há grande confusão para atrapalhar, mas um lugar onde podes efetivamente refletir, estar simplesmente, sem medo, sem reservas, sem os perigos do deserto. Relembremos as palavras de Jeremias: "Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. Assente-se solitário e fique em silêncio" (Lamentações 3:27-28). O "lugar deserto" é um lugar de solitude, que nos permite ficar em silêncio e ouvir. É um lugar onde podemos esperar calmamente e restabelecer a nossa mente, reorganizar ideias, repensar teorias, caminhos a trilhar, rotas a prosseguir. Este é um lugar perfeito para se traçar um plano de combate e definir estratégias para quando regressarmos ao palco de guerra.

Haverá certamente um momento em que os que agem serão aquietados e em que os quietos serão chamados a agir. Seja qual for o "lugar deserto" na tua vida, não o temas, não temas ouvir Jesus e "parar para descansar". Ele sabe exatamente do que tu precisas.

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.