Monday, April 5, 2010

A voz que nos guia - parte I

Ontem foi domingo de Páscoa, provavelmente a celebração mais importante dos Cristãos e não posso deixar de fazer aqui uma referência, por pequena que seja, a esta data. Agradeço a Deus porque Jesus morreu por mim e por ti e que é por Ele e pelo Seu acto de amor que posso estar aqui hoje a escrever. Obrigada Jesus porque morreste para que eu vivesse... Toda a honra e toda a glória ao Teu santo nome!

Mas não é sobre a Páscoa que vou falar hoje...  Há algo que me tem vindo a incomodar há já algum tempo, mas que não tenho conseguido passar para palavras. Este fim-de-semana, no entanto, enquanto me preparava para ir para os ensaios de dança, falava com o Pai e partilhava com ele essa angústia que me tem consumido... "Pai, quanto mais perto estou de ti, parece que mais falho". 
Não sei se vos acontece, mas comigo tem sido uma constante, sinto que quanto mais oro, mas acho que devia orar mais, quanto mais leio a Bíblia, mais acho que leio pouco, quanto mais me aproximo de Deus, maior é a sensação de que estou constantemente a falhar... Então sábado enquanto eu falava com Deus e lhe dizia exactamente isto que tenho sentido, Ele mostrava-me algo...

O Apóstolo Paulo advertiu os Gálatas, no cap. 5, vs.17:
Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro...
ou na versão da Nova Tradução na Linguagem de Hoje
 O que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos ...
 Então percebemos que de facto a carne e o Espirito são inimigos e que estão em guerra , mas o importante é compreendermos que essa guerra não é algo exterior a nós, mas é algo que ocorre dentro de cada um. 

Nós somos carne (Rom.3:23) e quando recebemos Jesus como Senhor e Salvador, recebemos também o Seu Espírito Santo, mas a carne continua lá. E onde reinava apenas a carne, passam a existir duas forças, que se opõem. A partir desse momento, dentro de nós existe uma luta constante, uma guerra diária - carne e Espírito lutam entre si pelo controlo da nossa vida. Era isto que Deus me mostrava... 

E porque é que  eu tenho a sensação de que falho cada vez mais? Exactamente porque estou mais perto. Eectivamente eu não falho mais hoje do que quando me converti, mas o Espírito dentro de mim está cada vez mais forte, e por isso quando a carne vence alguma batalha, o peso que eu sinto é também ele muito maior.  Quanto mais perto estivermos de Deus, mais sensiveis somos à Sua voz e mais facilmente nos apercebemos de quando entristecemos o Espírito. 

Então e como é que podemos garantir que o espírito ganha esta guerra? Fazendo como Jesus - alimentando o Espírito e não a carne.

Nós raparigas quando queremos ficar bonitas e elegantes, o que fazemos? Ingerimos muitos liquidos, comemos comida saudável, alimentamo-nos de tudo o que fizer bem ao nosso corpo, certo? Com o Espírito é igual, quanto melhor nos alimentarmos, mais forte e saudável Ele ficará. 

A leitura da Palavra de Deus e a oração são as nossas maiores armas. Jesus fez-se carne (Jo 1:14,) Ele foi homem como qualquer um de nós, tinha responsabilidades como nós, sabia o que eram tentações e era tentado, tal como nós, mas Ele soube alimentar o Espírito. Nos evangelhos vemos Jesus a retirar-se várias vezes para orar e inclusivamente quando foi tentado, foi a Palavra que o salvou:
Nem só de
pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus Mateus 4:4
E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. Lucas 6:12
E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. Mateus 14:23
Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava. Lucas 5:16 
Devemos aprender com Ele, Jesus é o nosso maior exemplo!
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça. E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos. Efésios 6:13-18
De que é que te tens alimentado? Qual é a facção que mais força tem dentro de ti? Na guerra que é travada aí dentro, quem está a ganhar?...

O Espírito entristece-se a cada vez  que escolhemos ver TV em vez de irmos orar, Ele chora cada vez que optamos por estar no computador em vez de lermos a Bíblia, Ele fica magoado quando temos uma atitude pouco cristã, Ele enfraquece cada vez que escolhemos uma refeição do tipo fast food em vez do bom alimento, saudável e nutritivo...

Vamos parar de alimentar a carne gente e começar a viver pelo Espírito! Ele quer-nos guiar, nos dirigir, mas nós temos de deixar...

Resolvi dividir este texto em dois,para não ficar demasiado longo. 
Lê a segunda parte AQUI

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.