Friday, August 28, 2015

(DES)FOCADOS



Este texto saiu a ferros! Aliás, parece que isto está a tornar-se um hábito... talvez porque algures por aí há um certo alguém que não gosta que os filhos de Deus digam (e oiçam/leiam) a Verdade. 

No último texto que escrevi aqui no blog falei sobre a dracma perdida e referi que talvez no próximo escrevesse sobre a prioridade de Jesus - os perdidos. E foi precisamente sobre este tema que Deus me levou a reflectir ontem à noite enquanto orava.

Horas antes tinha ouvido uma pregação online sobre a transformação que devemos permitir Deus fazer em nós e, entre outras coisas, no final da mensagem aquela pastora sugeria que as mulheres na audiência orassem por um útero espiritual fértil e pedissem a Deus que lhes desse paixão por vidas [partilhei a pregação na página de facebook do pro(fé)ta, se quiserem ouvir]. Eu gravei aquelas palavras e à noite quando fui orar começei a trazer à memória tudo o que Deus tem operado na minha vida.

Ele curou-me de feridas profundas na alma, ajudou-me a perdoar, libertou-me de um passado que me atormentava, ensinou-me a amar e a ter compaixão por outros. Ensinou-me a humildade e mostrou-me a importância da sabedoria e do temor... Ensinou-me a pensar antes de falar, a ser mais ponderada, mais paciente, mais calma.

E, enquanto orava, as lágrimas caíam-me, senti-me tão grata pela obra de transformação incrivelmente profunda que este Deus maravilhoso fez em mim. Meu Deus, como Ele me mudou, me moldou. Certamente hoje sou uma mulher muito melhor do que alguma vez fui e a Ele o devo.

[Deixem-me abrir aqui um parêntesis...]

Esta obra de transformação em nós nunca está verdadeiramente completa. O próprio apóstolo Paulo dizia "não julgo havê-lo alcançado" (Filipenses 3:13), então, o Senhor Ele aperfeiçoa-nos a cada dia mais e mais. Se nunca mais vamos errar? Quem me dera... Infelizmente em alguns momentos não seremos o que é suposto, vamos sim errar, vamos sim cair, mas é suposto essa ser a excepção, não a regra. E quando isso acontecer, é preciso que nos lembremos de algo que Deus me disse um dia: "aquilo que fazes às vezes, não determina quem tu és".  Os teus erros excepcionais não mudam a obra que Deus começou em ti. Ainda que falhes, nunca mais serás a pessoa que foste. Levem este ensino convosco e não deixem que o inimigo vos diga o contrário, combinado?

Mas continuando, ali estava eu, a recordar a transformação que Deus operou em mim e dizia eu "Pai tu amaste-me, curaste-me, libertaste-me, deste-me uma nova identidade, uma nova  história, realmente transformaste-me, eu sou uma nova mulher, mas com certeza tens mais para fazer. Mostra-me o que ainda precisas de transformar, o que eu ainda preciso de mudar." e de repente uma clareza sobrenatural tomou conta do meu coração e da minha mente. De repente ficou tão claro para mim que o que me falta é foco e visão. A visão de águia de que tanto falamos. Preciso de me focar no que o Pai se foca e alinhar a minha visão com a Dele. 

Sim eu fui salva, curada, transformada, treinada, testada, agora é hora de colocar em prática o que aprendi e passá-lo a outros. É preciso "ir e fazer discípulos" (Mateus 28:19). Visão de multiplicação, é disso que eu preciso. Mais. É disso que todos nós precisamos. 

Veio ao meu coração de uma forma tão forte a história de Ester. Gosto particularmente desta mulher, desta história... talvez porque esta podia muito bem ser a minha ou a tua.


Era uma vez uma jovem judia, orfã, exilada na Pérsia e criada por um primo. Fico a pensar nesta menina a crescer a ver as outras jovens com os seus pais, a tentar adaptar-se aos hábitos de um povo que não era o seu. Talvez gozassem com ela na seu círculo, por ser orfã, ou até por ser judia. Talvez a invejassem pela sua beleza... Talvez achassem que ela era uma coitadinha, alguém que nunca seria ninguém na vida devido ao seu passado triste. Não sei, isto sou só eu a imaginar, mas com certeza que aqueles que a rodeavam nunca imaginariam que aquela moça seria um dia a rainha do Império Persa... O que eles não sabiam é aquela menina orfã tinha sido escolhida para um propósito maior! É interessante, não é? Muita gente também olha para ti e não imagina o que Deus está a preparar... ah, se eles soubessem... A tua história não determina o teu futuro, ou o teu sucesso. Quem te levanta é o Deus-Todo-Poderoso, Ele escolhe as coisas loucas para confundir as sábias deste mundo.

Assim foi com Ester, porque assim Deus determinou que seria, mas também porque ela se focou. Ester determinou-se a alinhar a sua visão com a de Deus e isso trouxe não só a ela, mas a todo o povo judeu, um livramento extraordinário. 

Então falou Ester a Hataque, mandando-o dizer a Mardoqueu: Todos os servos do rei, e o povo das províncias do rei, bem sabem que, para todo homem ou mulher que entrar à presença do rei no pátio interior sem ser chamado, não há senão uma sentença, a de morte, a menos que o rei estenda para ele o cetro de ouro, para que viva; mas eu já há trinta dias não sou chamada para entrar a ter com o rei. Ester 4:10,11

Quando olho para a rainha Ester consigo perceber algumas semelhanças connosco, filhos de Deus na actualidade. Podemos não ser reis nem rainhas, mas somos feitos da mesma carne. A mesma carne que faz com que tenhamos dúvidas, com que vacilemos, que nos tenta a seguir o caminho mais fácil...

Ester agora era rainha. A vida passada tinha ficado para trás. A pobreza, se ela existisse, já não era um problema. Agora ela tinha tudo. Agora ela era amada pelo rei, pelos súbditos provavelmente. Tinha tudo quanto queria, jóias, roupas finas, aias, poder... 

O esplendor do título que Ester agora carregava visava desfocá-la, fazê-la esquecer-se de quem ela realmente era e distraí-la. Afinal, o seu primo tinha-lhe pedido que não dissesse a ninguém a sua origem. Nem ao rei. Depois de tanto tempo na corte, sendo outra pessoa, seria tão fácil Ester esquecer-se, ou até perder a sua identidade...  

Connosco não é muito diferente. Outrora caídos, destruídos, sozinhos, desesperados, desempregados e sei lá mais o quê, e hoje numa posição tão diferente.  Com lutas? Certamente. Mas salvos, lavados, redimidos pelo sangue de Jesus. Curados, transformados, libertos.... e também distraídos. Desfocados, curiosamente, por tudo o que antes não tínhamos e nos foi dado por Deus. A muitos dinheiro, a outros poder, a outros uma família, a outros um ministério... coisas fantásticas, que visavam treinar-nos e até abençoar-nos mas que, quando esquecemos quem somos, passa (erradamente) para primeiro plano. 

Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines que, por estares no palácio do rei, terás mais sorte para escapar do que todos os outros judeus. Pois, se de todo te calares agora, de outra parte se levantarão socorro e livramento para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se não foi para tal tempo como este que chegaste ao reino? Ester 4:13,14

A salvação do povo judeu e, consequentemente, das novas gerações que um dia dariam origem ao Messias, a Jesus, Salvador da humanidade - era esse o propósito de Deus quando colocou Ester no trono. 

Deus não faz nada por acaso. Ele usa pessoas e abençoa-as, mas o Seu plano maior sempre envolve (imagine-se) outras pessoas! Vidas, vidas que Ele quer salvar!

Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. 1 Timóteo 2:3,4

Perante a iminência do extermínio de todo o seu povo, aquela mulher, agora rainha, foi confrontada com uma decisão difícil: ignorar quem era e ignorar o que estava prestes a acontecer, escondendo-se atrás do seu título; ou chegar-se à frente enquanto filha de Deus, tomar uma atitude e defender o Seu povo, ainda que isso significasse arriscar a própria vida. 

Gosto tanto de Ester e é tão bom saber que por causa da coragem de uma mulher (e de outros depois dela) estamos aqui hoje. No fundo é disso que se trata não é? Decisões decidem destinos. A frase não é minha, mas nunca a esqueci. 

De novo Ester mandou-os responder a Mardoqueu: Vai, ajunta todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci. Ester 4:15,16

Jejum e oração. Foi essa resposta de Ester. Esta senhora basicamente disse (isto não está escrito, sou eu a dizer ok?): "Sim, a minha posição pode ser a de rainha da Pérsia, mas eu ainda sei quem eu sou realmente e eu sou judia. O meu povo precisa de mim, Deus colocou-me aqui e eu não O vou desiludir, aconteça o que me acontecer".  Gosto mesmo desta miúda pah! 

Rainha por fora, serva de Deus por dentro. Certamente que tudo o que ela tinha alcançado era importante para ela. Acredito que ela fosse feliz, mas nada é mais importante do que fazer o que nós fomos criados para fazer. Nada é mais importante do que cumprir o propósito que Deus tem para nós. Ester entendeu isso e agiu em conformidade. Ela não perdeu o foco. E nós?  

Será que Deus fez tudo o que fez e deu o que deu para depois a nossa vida ser ir à igreja todos os domingos, almoçar com a família, estar com os amigos, ir trabalhar todos os dias, limpar a casa... Será que é só isto? Uma vidinha de problemas, preocupações, almoços e cafés? Acreditam mesmo que é isto que Deus tem para nós? Uma vida de mediocridade? E não estou a falar de dinheiro.

Será que Deus nos colocou no "trono" para isto? Ele deu-nos autoridade, somos seus embaixadores para isto? 

Quando nos rendemos a Deus, acreditámos no sacrifício de Jesus e dissemos que queríamos que Ele fosse o Senhor das nossas vidas, Ele começou um processo em nós, uma obra maravilhosa que visa restituir o que o diabo nos roubou - a imagem e semelhança de Deus. No princípio foi assim que Ele nos criou, mas porque o pecado entrou no mundo, perdemos a Sua essência, perdemos a nossa verdadeira forma. Quando regressamos a "casa", quando nos voltamos para Ele novamente, a Bíblia diz que nascemos de novo. Descemos (importante aqui o descer) à casa do Oleiro e ali Ele vai-nos despir da "forma" velha que o diabo nos deu e devolver-nos à nossa forma original. Isto é absolutamente necessário. O Oleiro vai lavar o barro, amassá-lo, esticá-lo, moldá-lo, tudo parte do processo para nos devolver a identidade roubada, mas não só. O vaso, que somos nós, está a ser preparado, treinado, para uma nova função. Agora a nossa vida não é mais a mesma e, retomado o plano original, os nossos objectivos também mudam. A nossa visão, o nosso foco, muda. Tem de mudar.  

Deus não teve tanto trabalho apenas para andarmos a passear pela vida mais bonitos, mais educados, mais simpáticos, mais santos. Ele Deus resgatou-nos para podermos resgatar outros. É essa a prioridade de Deus. O foco dos Céus é a Salvação do mundo.

Ester jejuou e orou, duas disciplinas espirituais que nos aproximam do trono de Deus. Disciplinas que nos ajudam a focar, a clarificar a visão do Pai (ou a encontrá-la) e a alinhar a nossa com a Dele. 

 se eu perecer, pereci. Ester 4:16

Ester não estava preocupada com o que lhe ia acontecer, se ia perder o trono, a sua posição, até a sua vida! Ela sabia os riscos que corria e mesmo assim escolheu seguir em frente. Não pelo caminho mais fácil, mas pelo caminho certo. E por causa disso, o povo judeu foi salvo. 

Jesus disse "eu sou o caminho, a verdade e a vida". Ele é o caminho. Não te importes demais com as coisas deste mundo. Importa-te em seguires o Caminho. Preocupa-te com aquilo que preocupa Deus. Foca-te nos outros. É disso que precisamos, todos nós enquanto Igreja. De nos focarmos naqueles que ainda precisam de salvação. 

Deus vai-te dar tudo o que tu precisas e tudo o que prometeu, Ele é fantástico. Mas Ele está mesmo preocupado é com aquilo que Ele te desenhou para fazeres. Se o diabo te conseguir distrair com as jóias da coroa ou com a nova vida de "rei" ou "rainha", ele vai ter sido bem sucedido, porque então tu não te lembrarás mais que foi para tal tempo como este que chegaste ao reino.

Tu fazes parte de um reino incrível, sobrenatural. Nós fomos chamados pelo próprio Rei e Ele conta connosco para fazer a diferença. Quero-te desafiar, porque me desafiei também a mim mesma, a fazeres como a rainha Ester, a orares e jejuares e pedires a Deus que te dê um útero espiritual fecundo, que te dê paixão por vidas. Não fiques de fora neste tempo, mas pede ao Pai que te dê uma visão de águia. Esta ave é dotada de uma lente possante, com capacidade para ajustar o foco rapidamente entre objectos a curta e a longa distância. E não é exatamente isso que precisamos? De um foco sobrenatural, que nos ajude a identificar o que vem de Deus ou não, o que é para fazer ou não, para onde devemos ir ou não. Pede-Lhe que ajuste o teu foco, que alinhe a tua visão. 

E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 2:12

 Shalom!

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.