Tuesday, April 13, 2010

SILÊNCIO


Sabes quando queres falar, mas não encontras palavras? É assim que eu ando ultimamente! Com muito para dizer, mas com poucas ou nenhumas palavras que exprimam o que sinto. O meu coração, a minha mente estão em constante ebulição, fervilham de uma forma que não consigo explicar e, no entanto, não consigo falar, não consigo dizer nada.

Certamente conheces ou já ouviste alguma vez a expressão "o silêncio é de ouro". Pois eu nunca pensei que o meu silêncio fosse tão valioso, mas nos últimos tempos tenho-me dado conta de que estar calada simplesmente a ouvir, muitas vezes vale muito mais do que qualquer coisa que possamos dizer. 
 
Mesmo para quem, que como eu, gosta muito de falar, há momentos em que o nosso único desejo é estarmos quietos, calados, encostados a um canto, e de preferência sem ninguém para nos chatear. Já te aconteceu?

A mim acontecia-me bastante, mas já há algum tempo que não sentia isso. Recentemente, por vários motivos que não importa falar aqui, tenho vindo a sentir isso novamente, mas em relação ás coisas de Deus. Diana, estás a dizer que não te apetece falar com Deus?? De certa forma sim, mas já lá vou. 

Sabes, não costuma ser dificil para mim falar, consigo facilmente passar para palavras os meus sentimentos, as minhas emoções e isso costuma facilitar na hora de orar, mas não tem sido o caso. Pelo contrário, ultimamente parece que só me consigo sentar e ouvir. Só me apetece estar calada. 
Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR. Lamentações 3:26
Nunca este versículo foi tão claro para mim. Nunca o vivi como agora. Sempre pensei que aqui o "silêncio" fosse uma metáfora para "esperar com paciência, sem ansiedade", mas hoje vejo este "silêncio" de maneira diferente, muito mais literal. 

Aguardar em silêncio. Será possível estar na presença de Deus em silêncio? Eu creio que sim.  E penso que não só é possível como muitas vezes necessário. É no silêncio que Deus fala. E estar em silêncio na presença de Deus não significa que não estás com Deus, não significa que não "estás ligado", pelo contrário. É no silêncio que Deus salva, como refere o versículo acima. 

Já alguma vez tiveste numa daquelas casa de campo no meio do nada? Para além das paisagens geralmente de cortar a respiração e de te sentires extremamente mais calmo do que é costume, se ficares em silêncio, as únicas coisas que vais conseguir ouvir são o barulho do vento,  as árvores a mexer, o chilrear dos pássaros, a água do pequeno riacho ali perto,  entre outras coisas.
Tudo aquilo que no meio do buliço da cidade não consegues ouvir. No silêncio conseguimos perceber pormenores que não ouvimos noutras ocasiões em que há muito ruído há volta. Em Publicidade e Marketing falamos muito de "ruído" em campanhas, ou imagens, por exemplo, quando queremos dizer que  algo tem elementos a mais, que distraem e impedem o receptor de entender a mensagem principal. 

Com Deus é muito semelhante. Se ficarmos em silêncio, como naquela casa de campo, vamos apercebernos de coisas em que nunca reparámos antes. Se retirarmos da imagem os elementos que estão a mais, vamos conseguir perceber a mensagem principal.

Pensa, quantas vezes vais orar por obrigação sem saber bem o que dizer? O ter de dizer qualquer coisa, a necessidade de falar, ás vezes  impede-nos de entender o verdadeiro objectivo de estar na presença de Deus e acabamos por  transformar a nossa oração em algo mecânico: "Deus obrigada por este dia, abençoa a minha familia, , abençoa o grupo de jovens, não deixes que nada me falte. Amen".

O esforço para encontrar as palavras certas (só o facto de ser um esforço já diz muito...) acaba por nos limitar e transformar aquele tempo que deveria ser algo precioso, em algo que fazemos com sacrificio, que não gera fruto, não opera em nós transformação, não gera em nós nenhum sentimento de  verdadeiro arrependimento, não gera em nós alegria, nada, saimos daquele tempo vazios, sem nada de novo. 

Mas a presença de Deus não é assim, aquilo que Deus quer de nós não é sacríficio.

Misericórdia quero, e não sacrifício.Mateus 9:13
Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar. I Sam. 15:22
Não... Deus não quer de nós sacrifício, seja em que circunstância for... Ele quer sim o nosso coração. 

Confia no Senhor de todo o teu coração (...). Provérbios 3:5 
Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. Mateus 6:21

Naquilo que envolva dar o melhor ao Pai, devemos fazer tudo com o coração, sem nos preocuparmos com formatos ou com o que s outros fazem, isso é um grande erro, porque aquilo que funciona para os outros, nem sempre funciona para nós... E Deus sabe como tu estás, o que tu sentes, Ele conhece as tuas circunstâncias, os teus problemas, as tuas tristezas. Pouco lhe importa se oras deitadao ou em pé,  se quando vais à Sua presença só consegues chorar, ou se apenas te apetece dançar, ou ainda se ficas calado a adorá-lo em silêncio, desde que o faças de todo o teu coração.

Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. Assente-se solitário e fique em silêncio(...). Lamentações de Jeremias 3:27,28

Na versão da Nova Tradução na Linguagem de hoje, diz que "é bom que as pessoas aprendam a sofrer com paciência desde a sua juventude" e que "quando Deus nos faz sofrer, devemos ficar sozinhos, pacientes e em silêncio.

No silêncio muita coisa acontece. No silêncio há reflexão, no silêncio há mudança, no silêncio há salvação, no silêncio Deus age a nosso favor. 

Se estás a passar por um tempo difícil, de sofrimento, não te aflijas, Deus está a querer que tu vejas ou entendas algo que de outra forma não seria possível. Ele quer que tu retires todos os elementos que estão a mais na imagem para que possas ver com clareza a mensagem principal ... 
Se, tal como eu, só consegues estar em silêncio, não te preocupes, nao fujas desse sentimento, e especialmente não te preocupes em estar assim na presença de Deus. Acredita que se estiveres de coração, Ele se agradará de ti.  "Assenta-te solitário e fica em silêncio", enquanto esperas a salvação do Pai, porque ela certamente virá. 

Shalom!

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

5 comments:

  1. liga não,isto acontece direto comigo,acho que quando você cria um blog,você tem o cuidado de expôr as coisas com muita responsabilidade,sendo assim fica o acumulo de mensagens,só que o conteúdo tem de ser bem intelecto.Me desculpe,se não for isto que se passa em sua cabeça, mas foi o que eu percebi ao ler o texto.Um abraço em Cristo: blogdodesviado.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. Olá Ebenezer, obrigada pelo teu comentário e pela força, mas de facto o "silêncio" a que me refiro é um pouco mais profundo que isso. É algo mesmo espiritual, tem a ver com a minha intimidade com Deus e com aquilo que Ele tem vindo a fazer na minha vida... pena que não tenha conseguido passar isso para ti, talvez simplesmente as palavras não sejam suficientes...

    Deus te abençoe

    ReplyDelete
  3. Olá querida! A paz. Que maravilha de palavra. O silêncio traz para nós certeza, e sinal que ouvimos mais.

    Que Deus te abençoe...
    obrigada por seu carinho
    te amo em cristo.
    xauzinhOOO

    Adrielle

    ReplyDelete
  4. Siim senhora, dona Diana..
    os nossos convivíos estão a dar frutos hihi ;D
    Dii, eu nem preciso vir com muitas palavras, porque você sabe que é mais ou menos assim, os tempos por aqui também neeh .. ?! Mas eu creio sim, como você disse que no silêncio ouvimos a voz dEle, e que Ele se manifesta, quando a nossa atenção está totalmente voltada para Ele. Deus ama ser o centro da nossa vida, Ele se derrete ao ver um filho Seu, parando tudo, somente para ouvir a Sua voz.. é uma honra pra Ele, e um grande passo para nós..Crescer em Deus, confiar nEle, jogar tudo diante dEle, para que Ele diga o que é que tem de ser feito, é ter a chave do mundo e dos Céus ganha, e esperar a ordem para poder entrar..

    Te amo mana!

    Prevalece, o Deus que dá Ínicio a uma história, é o Deus que também escreve o Fim!

    ReplyDelete
  5. hehehe...ui, como te entendo;)

    "no silêncio Tu estás!"

    musiquinha da boa***abraço e continua a escrever, gosto bué das parábolas/metáforas que usas:)bjaaao mana

    ReplyDelete

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.