Wednesday, February 10, 2010

Quero ser como o amor-perfeito...

"Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação."(Filipenses 4:11)

Conta-se que um rei foi certa manhã ao seu jardim e encontrou as plantas a murchar e a morrer. Perguntou ao carvalho, que ficava junto ao portão, o que significava aquilo e descobriu que a árvore estava cansada de viver, porque não era alta e elegante como o pinheiro. O pinheiro, por sua vez, estaca desconsolado porque não podia produzir uvas, como a videira. A videira ia desistir da vida porque nao podia dicar erecta nem produzir frutos delicados como o pessegueiro. O gerânio estava agastado, porque não era alto e fragrante como o lírio. E o mesmo acontecia em todo o jardim.


Chegando-se ao amor-perfeito, encontrou a sua corola brilhante e erguida alegremente como sempre.
"Muito bem, meu amor-perfeito, alegro-me de, no meio de tanto desânimo, encontrar uma florzinha corajosa. "Tu não pareces desanimada".

"E não estou, eu não sou de muita importância, mas achei que se no meu lugar o senhor quisesse um carvalho, um pinheiro, um pessegueiro, ou um lírio, o senhor teria plantado um deles, mas sabendo que o senhor queria um amor-perfeito, estou decidido a ser o melhor amor-perfeito que posso ser."
Moral da história:
Os que se dão a Deus sem reserva estão contentes em qualquer situação, pois querem apenas o que é a Sua vontade e desejam fazer para Ele o que Ele quiser.

Esvaziam-se de tudo e nisso econtram tudo cem vezes mais. 

*in Mananciais do Deserto, de Lettie Cowman


Não é maravilhoso? Quantos de nós podemos dizer que estamos contentes com o que somos, com o que fazemos, com o que temos? Quantos de nós, estando na prisão, como estava Paulo, poderíamos dizer "Aprendi a viver contente em toda a e qualquer situação"?

 Esta palavra veio directamente do coração de Deus e atingiu-me como uma flecha. À primeira vista pode não parecer mas este versículo fala de preço, daquele tipo de preço que a maioria de nós nao tem sequer noção. Um tipo de preço que muitos pagaram, que muitos ainda pagam actualmente em várias partes do mundo.
Sentimo-nos tão infelizes com tanta coisa e dizemos que o nosso preço é alto quando algo menos bom acontece na nossa vida, quando ficamos sem emprego, quando os nossos pais nos magoam, quando o nosso carro avaria, quando alguém que amamos sofre de uma doença ou mesmo morre.

Estou a ler um livro que se chama "O Homem do Céu" e tenho a dizer que nós, com os nossos problemas do dia-a-dia, não temos noção, não fazemos mesmo a mais pequena ideia do que é pagar o preço. Perdoem-me se pareço dura, mas também falo para mim, essencialmente para mim. À mínima circunstância ficamos de rastos e começamos logo a questionar Deus. Pois este Homem do Céu foi perseguido, preso, torturado noite e dia (de tal forma que a sua própria família mal o reconheceu,) foi humilhado, ferido, quase morto, encharcado em dejectos humanos...tudo por amor ao evangelho. E este homem não pereceu, mas  permaneceu fiel aquele que é fiel para cumprir as Suas promessas.

Este homem fez 74 dias de jejum, não comeu nem bebeu durante todo este tempo por amor a um Deus que nós julgamos conhecer, mas que estamos longe, bem longe de tratar por tu. Graças ao seu entendimento de que foi ali que Deus o colocou, de que foi aquele o papel que Deus o chamou a desempenhar, este Homem do Céu levou milhares de almas à salvação.

Este homem é apenas um de muitos servos de Deus nesta terra, dispostos a fazer o que for preciso para levar a cabo a missão que Deus lhe confiou. Lembram-se dos apóstolos? A sua história é semelhante. Não é coincidência. Certamente se lembram dos seus feitos, dos milagres, da graça de Deus sobre eles. Mas e lembram-se do seu sofrimento? Do preço que tiveram de pagar para cumprir o seu chamado?
Os apóstolos que amaram o Senhor até ao fim
De boa vontade o seguiram no caminho do sofrimento.

João foi exilado na solitária de Patmos;
Estevâo foi aprederejado até a morte pela multidão irada.
Mateus morreu apunhalado por uma multidão na Pérsia;
Marcos, quando dois cavalos separaram as suas pernas;
Lucas foi enforcado com crueldade;
Pedro, Filipe e Simão, crucificados.
Bartolomeu foi esfolado vivo pelos pagãos;
Tomé morreu na Índia, despedaçado por cinco cavalos;
O Apóstolo Tiago foi decapitado pelo Rei Herodes;
Tiago,o pequeno, cortado ao meio por uma serra afiada.
Tiago, irmão do Senhor, foi apedrejado;
Judas, amarrado a um poste e atravessado por setas;
Matias foi decapitado em Jerusalém;
Paulo, mártir sob o poder de Nero.

Estou pronto a tomar a cruz e prosseguir, seguir os apóstolos no caminho do sacrifício. Que dezenas de milhares de almas preciosas sejam salvas. Estou pronto a deixar tudo e ser mártir pelo Senhor.
*in O Homem do Céu, de Irmão Yun e Paul Hattaway

Seguir a Jesus implica entender que se fomos chamados a ser amor-perfeito é isso que temos de ser e temos de ser o melhor amor-perfeito que podemos.


Seguir a Jesus implica seguir o caminho da Cruz e estar disposto a ir onde Deus nos ordena e a ser fiéis até ao fim. Será que estamos prontos para o fazer? Será que estamos de facto dispostos a aprender a viver contententes, em qualquer situação? Lembrem-se que "O mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." (I Jo 2:17) 


"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia (...)
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou."
(Romanos:8,35-37)

Shalom!

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.