Wednesday, February 17, 2010

É TEMPO... DE ESPERAR!

Estive no RAGA (retiro de jovens) estes últimos dias.. Foi um tempo diferente. Foi mais um encontro do que um retiro, eu diria... Não quero expor aquilo que se passou, porque acho que aquilo que foi falado, vivido, sentido, deve ficar para nós. Aquilo que fazemos com tudo isso, isso sim, vai chegar aos outros. 
 
Há muita coisa que eu podia dizer sobre este retiro, mas não me apetece falar. Já falei com muita gente e parece geral o sentimento de "pós-ministração". Não sei se a palavra existe, acho que a inventei eu para dizer que todos estamos a ser ministrados depois da ministração. Eu estou. Deus tem-me mostrado e falado coisas hoje que eu não vi nem ouvi ontem, quando ainda estava lá. Hoje estou de regresso à vida real, fora da protecção do "Retiro de Jovens", longe das pregações, longe daquele ambiente que à partida será propício a algo mais. Mas hoje continuo perto dos braços de Deus, da sua voz, do seu amor. E hoje percebo coisas que me fazem sentir ainda mais perto Dele. 


Hoje estou capaz de perceber que as coisas não acontecem no meu tempo, mas sim no tempo de Deus. De facto hoje percebo claramente o versículo que abriu este RAGA e de que forma ele era para mim... Em Eclesiastes 3:1-8 lemos:

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
"
Foram precisos quatro dias para eu entender a mensagem de Deus para mim (claro que existiram várias outras, mas esta é muito importante). Hoje, que já não estou lá, entendi finalmente que "tudo tem o seu tempo determinado." Quantas vezes nós precisamos de ouvir isto? E quantas outras vezes precisamos de voltar a ouvir porque não entendemos? E quantas vezes mais precisamos de ouvir para colocar em prática?
Não posso dizer que tenha ido para o RAGA com expectativas, diria que fui com um pensamento, de que Deus iria nos surpreender. Mas fui também com perguntas, coisas dentro de mim que queria ver respondidas. E quão ingénua sou, pensei mesmo que Deus me responderia...

Como estava enganada. Deus não diz o que queremos ouvir, muito menos quando queremos ouvi-las. Ele diz-nos o que precisamos ouvir, quando precisamos."Ah mas eu precisava de ouvir isto e Ele não me disse". Pois e quem te disse a ti que precisas?... Deixa-me adivinhar, essa tua cabecinha pensadora que gosta de decidir sozinha e formatada para ter aquilo que quer, quando quer (e geralmente é tipo a matricula do meu carro - JÁ!). 

 Pois é, lamento se vos desiludo, mas não é assim que as coisas funcionam no Reino, não é assim que o nosso Pai funciona. A mensagem de Deus neste dia é "Espera". Espera? Sim, simplesmente espera... Ouvimos muitas vezes isto, mas acho que não percebemos bem o que isto significa. 

Temos de saber esperar pelo tempo de Deus na nossa vida. Esperar pelo melhor que Ele tem para nós, esperar pelas respostas ás nossas perguntas, esperar pelo tempo de falarmos, esperarmos pelo tempo de agirmos, esperarmos pelo tempo certo para todas as coisas... Porque nós podemos pensar que é assim que precisamos, mas Deus conhece mais do que nós e Ele sabe porque é que não faz aqui e agora.Ele vai fazer quando for tempo para fazer, vai responder quando for tempo de responder, vai-te permitir agir quando for tempo de agir, vai-te permitir falar quando for tempo de falar. 

Tempo. Outra coisa interessante sobre o tempo, é que todos nós temos tempos diferentes.
O meu tempo não é igual ao tempo da Maria, da Francisca e do Manuel e o do Zé não é igual ao da Carla e da Teresa. Todos vivemos no mesmo tempo, mas nem todos o marcamos da mesma forma. E é importante sabermos  respeitar o tempo de cada um...
E já pensaram que geralmente o nosso tempo depende de alguém ou de alguma coisa?  O melhor de Deus para nós, as respostas, aquilo que temos para dizer, as nossas acções, todas essas coisas estão dependentes de outras pessoas ou de outras coisas para acontecerem. E se o que está do outro lado não está preparado?

De que te serve estares na paragem as 16h10, se hoje não há autocarros? Vais apanhar quando muito chuva, frio e uma grande seca... Isto se não ficares profundamente irritado e com vontade de bater em alguém. 
A novidade é que Deus sabe exactamente o horário de cada autocarro, Ele sabe exactamente em que minuto e segundo tu tens de estar na paragem para não estares nem à seca, nem perderes o autocarro. 

Esperar dói, porque é contrário à natureza humana. Não gostamos de esperar, porque isso exige morrermos para nós mesmos, para os nossos desejos, para a nossa vontade. Não gostamos de esperar, porque sabemos que o tempo de Deus é indeterminado e não sabermos alguma coisa faz-nos uma certa confusão, deixa-nos fora do processo de decisão e isso incomoda-nos. Esperar significa não viver/ fazer alguma coisa que queremos muito durante um período de tempo que não sabemos qual é.

O tempo de Deus não é o nosso. Mas quando o nosso relógio está certo com o Céu, tenho a certeza que todas as respostas, decisões, vontades, acções, tudo aquilo que precisavas de fazer, ou dizer, ou receber , tu farás, dirás ou receberás com uma certeza: é o melhor que Deus tinha para mim.

Deus gosta daqueles que entendem o Seu tempo. Deus gosta daqueles que esperam por Ele. Tu por acaso  gostavas de marcar um almoço com alguém que amas e chegares ao restaurante e ele/ela já ter almoçado?  Pronto, estava com muita fome, nao aguentou, teve de comer... Gostavas?

Pois é, Deus também marca constantemente encontros connosco e quando chega nós já almoçámos porque tínhamos fome (dizemos nós) e comemos tão rápido que o almoço nos caiu mal... Então está lá ele para nos dar o cocktail de comprimidos para nos por novamente bem... E qual Pai carinhoso ainda nos abraça e nos diz, "pronto, pronto, estou aqui".

Temos de entender que muitas vezes Deus não faz, Deus não responde, Deus não muda, Deus não qualquer coisa, porque simplesmente não é ainda o tempo. Não é que Ele não possa fazê-lo, porque Ele pode tudo, simplesmente Ele sabe que não será o melhor para nós. Então Ele espera até chegar o tempo certo e aí então Ele age. 

Durante esse tempo cabe a nós entregar-lhe tudo, mas mesmo tudo. Se lhe entregarmos os nossos tesouros mais preciosos Ele vai guardá-los melhor que nós (tipo banco) e enquanto Ele os guardar, nós não vamos ter de nos preocupar com eles... Não é óptima a ideia?

Claro que é difícil esperar, claro que custa entregar tudo, não estou a dizer que não vai doer, mas vai doer muito menos, porque Ele fortalece-nos, todos os dias Ele nos ajuda a esperar mais um dia. E quando dermos por nós ali está... Temos de entender que não é pela nossa força... é preciso fé e isso "não vem de vós, é dom de Deus" (Ef 2:8).

Shalom!

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.