Monday, October 30, 2017

SOBRE O HALLOWEEN E DIA DE TODOS OS SANTOS



Em atualização

Já tenho este blog há vários anos e nunca considerei escrever sobre este tema. A verdade é que já muito se falou e escreveu sobre isto e, portanto, nunca achei que eu pudesse acrescentar algo à discussão. Isso e sempre tive alguma preguiça, confesso. (:

Entretanto, tenho percebido que há ainda muita confusão no meio cristão sobre este tema e enquanto orava ontem, senti que devia trazer-vos algum esclarecimento sobre esta festa e sobre o que a Palavra nos ensina, para que cada um possa tomar uma decisão fundamentada. Modismos e achismos à parte, os filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus e, portanto, é importante que estejamos munidos de tudo o que pudermos para fazermos escolhas conscientes. Para a árdua tarefa de hoje pedi ajuda à História, para nos ajudar no contexto dos factos, e à Bíblia, que é a Palavra de Deus revelada aos homens e que é a “lâmpada que ilumina os nossos passos e a luz que clareia o nosso caminho” (Salmo 119:105). Ora venham comigo nesta aventura… Se não tiverem paciência para ler tudo, passem diretamente à parte "E o que a Bíblia diz"



A ORIGEM DAS FESTAS 

O Halloween, ou Hallowe’en, tem a origem num festival Celta muito antigo – o Samhain (que significa “o fim do verão”) –, que marcava o início do inverno, o fim das colheitas e o início do novo ano celta que, de acordo com o calendário gregoriano adotado no século XVI, se comemorava a 1 de novembro. Era a celebração mais importante do antigo calendário celta e, apesar de ter sido substituído no século VII, é ainda hoje relembrado por toda a Europa sob a forma de diferentes tradições e costumes que perduram até aos nossos dias.

Tradicionalmente, durava três dias, coincidindo atualmente com as celebrações católicas da Vigília de Todos os Santos (noite de 31 de outubro), Dia de Todos os Santos (1 de novembro) e Dia dos Fiéis Defuntos (2 de novembro).

Os celtas acreditavam que, no dia 31 de outubro, o véu que separava o mundo dos vivos e dos mortos se tornava mais ténue e que os mortos constituíam então um perigo para os vivos, causando problemas como doenças ou destruição das colheitas. 

Os festivais envolviam fogueiras, em honra de familiares já falecidos, para purificar pessoas e a terra, e afastar os demónios, que eram mais fortes nesta altura do ano. De acordo com documentos antigos, no Samhain faziam-se inclusive muitos sacrifícios aos deuses celtas da morte, com animais e humanos lançados em grandes fogueiras como ofertas. Trajes e máscaras eram usados na tentativa de copiar os espíritos malignos ou acalmá-los.



SÍMBOLOS E ATIVIDADES RELACIONADAS COM O HALLOWEEN

No Halloween, os celtas colocavam um esqueleto à janela para representar os mortos. Acreditando que a cabeça era a parte mais poderosa do corpo, contendo o espírito e o seu conhecimento, os celtas também usavam a cabeça de um vegetal para afugentar quaisquer espíritos malignos que pudessem tentar atacá-los. Usavam-se nabos para se esculpirem caras e assim eram colocados às janelas, para evitar os espíritos malignos. 


  •  Jack-o'-lantern ou lanterna de abóbora
As abóboras esculpidas com velas lá dentro em jeito de lanterna remontam à antiga lenda Irlandesa, que conta a história de um velho agricultor de nome Jack, ganancioso e bêbedo, que terá enganado o diabo e por isso terá sido condenado a vaguear pelo mundo, errante, à noite com a única luz que tinha: uma vela dentro de uma cabeça de nabo esculpida. 
As abóboras esculpidas ficaram associadas ao Halloween na América do Norte, onde as abóboras não só estavam disponíveis em grande quantidade, como eram bastante grandes, facilitando as esculturas. A abóbora esculpida começou por ser usada na altura das colheitas, só foi associada ao Halloween quase no final do século XIX. 

  • Jogos de adivinhação 
Na noite correspondente ao Halloween, e à semelhança do que acontece atualmente, eram feitos vários jogos, alegres e muito barulhentos. Alguns persistem até hoje, como é o caso do “apple bobbing” ou “bobbing for apples”, que consiste em tentar pescar uma maçã com a boca de um tanque cheio de água.
Os celtas acreditavam que a presença dos espíritos era propícia à adivinhação e muitos dos jogos tinham, por isso, um caráter divinatório. Eram especialmente usados para questões relacionadas com o amor ou o casamento. 

  • Trick-or-treat: doce ou travessura? 
"Trick-or-treat", em português “Doce ou travessura”, é um costume para crianças no Halloween. As crianças mascaradas vão de casa em casa pedir doces ou dinheiro com a pergunta “doce ou travessura"? A "travessura" é uma ameaça ociosa sobre os proprietários ou suas propriedades se estes não lhes derem nenhum doce. 
A prática de vestir-se em trajes e ir de porta em porta a pedir doces em feriados remonta à Idade Média e inclui os cânticos de Natal. A prática de “Doce ou travessura” assemelha-se à prática medieval de souling, quando pessoas pobres iam porta-a-porta no dia 1 de novembro, recebendo comida em troca de orações pelos mortos no Dia dos Fiéis Defuntos, a 2 de novembro. A prática de pedir "Pão por Deus" que conhecemos poderá ter também a sua origem aqui.



O HALLOWEEN HOJE

O Halloween hoje é uma amálgama da própria época, de obras de literatura gótica e de terror, de quase um século de trabalho de cineastas e artistas gráficos americanos e de uma exploração (altamente comercial) do oculto e do misterioso.

As imagens de Halloween tendem a envolver a morte, o mal, a magia ou monstros míticos. As personagens típicas nos EUA, entretanto importadas para outras partes do mundo, e mais recentemente, Portugal, incluem o diabo, a morte, fantasmas, demónios, bruxas, goblins, vampiros, lobisomens, zombies, múmias, esqueletos, gatos pretos, aranhas, morcegos, corujas, corvos, abutres, etc. O temas do ocultismo e das trevas é, sem dúvida, recorrente. 


Leiam com atenção o que o site oficial do satanismo diz sobre o Halloween:

Vemos este feriado como a noite em que os povos mundanos tentam tocar as "trevas" que há dentro de si, o que para os satanistas é um estilo de vida diário. Especialmente nos Estados Unidos, o Halloween é um momento para celebrar filmes de monstros, através de máscaras de natureza macabra e evocando a emoção do "medo divertido". As crianças (de todas as idades) podem satisfazer as suas fantasias utilizando máscaras que lhes permitem encarnar intensivamente uma personagem e libertar os seus "núcleos demoníacos", partes das suas personalidades que são muitas vezes escondidas dos seus amigos, colegas de trabalho e famílias. (…) Esta noite, sorrimos para os exploradores amadores da sua escuridão interior, pois sabemos que eles desfrutam do seu breve mergulho na piscina do "mundo das trevas”. Incentivamos suas fantasias tenebrosas, a indulgência dos doces e até a ampla evocação da nossa estética [no vestuário], mesmo que seja só uma vez por ano. O resto do tempo, quando nos olham de lado, podemos ressaltar que é possível compreenderem-nos melhor se examinarem os seus próprios comportamentos no Halloween (…)

Numa entrevista a uma bruxa Wicca, retirada do site metro.co.uk, pode ler-se também:

Para a Wicca, o Halloween é um momento para lembrar aqueles que morreram - nossos amados antepassados ​​que passaram além da vida. Eu junto-me com amigos feiticeiros para fazer um ritual em honra dos mortos. Suponho que você poderia dizer que é um pouco como uma sessão, embora na Wicca não se use esse termo. Apagamos todas as luzes, exceto uma única vela, e pedimos aos entes queridos para se juntarem a nós, depois ficamos em silêncio algum tempo para ver se recebemos mensagens deles.
Normalmente usamos um caldeirão cheio de água, um pouco como usar uma bola de cristal, para procurar imagens na água. Não são imagens claras como um filme - mais como sombras ou ondulações na água. Normalmente, o que se vê é bastante vago e difícil de interpretar. (…)
Eu tenho um longo vestido de veludo preto que às vezes uso como um manto quando nos reunimos. As bruxas geralmente têm vestes especiais que gostam de utilizar para os rituais - e no caso das mulheres são muitas vezes longos vestidos pretos. 


HALLOWEEN VS. DIA DE TODOS OS SANTOS

O termo “Halloween” é uma abreviatura para “All Hallows’ Even” – em português literalmente “Véspera de todos os Santos” –, já que este dia é a véspera do “All Hallows’s Day”, o “Dia de Todos os Santos”. 

É coincidência as celebrações acontecerem nos mesmos dias? Não. Vamos entender porquê. 

No fim do segundo século, alguns cristãos começaram a honrar os mártires (os cristãos que morreram por pregar o evangelho). Pensando que estes heróis da fé estariam no céu com Cristo, começaram a orar a eles para que intercedessem a seu favor. O Papa Bonifácio IV resolveu então criar o Dia de Todos os Santos. Fê-lo no dia 13 de maio de 609 ou 610 EC, data em que dedicou o Panteão (templo romano em honra a todos os deuses) a Maria e a todos os mártires. Markale (estudioso do tema) sobre isto comenta: “Os deuses romanos cederam seu lugar aos santos da religião vitoriosa.”

Mais tarde, na primeira metade do século VIII, numa altura em que se desenvolvia o processo de Cristianização dos povos pagãos, o Papa Gregório modificou a data desta celebração para o dia 1 de novembro, data em que se comemorava precisamente o festival Celta Samhain. Não se sabe ao certo as razões desta mudança, mas The Encyclopedia of Religion afirma que

O Samhain continuou a ser uma festa popular entre os povos celtas durante todo o tempo da cristianização da Grã-Bretanha. A Igreja britânica tentou desviar esse interesse em costumes pagãos acrescentando uma comemoração cristã ao calendário, na mesma data do Samhain. É possível que a comemoração britânica medieval do Dia de Todos os Santos tenha sido o ponto de partida para a popularização dessa festividade em toda a Igreja cristã.

A criação do Dia de Todos os Santos juntou, digamos, "o útil ao agradável". Em Portugal as novas gerações já não são tão ligadas às tradições antigas, mas muitos ainda seguem o ritual de ir ao cemitério, limpar campas, comprar flores para os que partiram e em algumas zonas ainda se pede pão por Deus (no ano passado bateram-me à porta a pedir por acaso, nunca tal coisa tinha visto em 32 anos). 

O feriado do Dia de Finados, celebrado a 2 de novembro e no qual as pessoas rezam a fim de ajudar as almas no purgatório a obter a bem-aventurança celestial, teve a sua data fixada durante o século 11 pelos monges de Cluny, na França. Embora se afirmasse que o Dia de Finados era um dia santo católico, na mente do povo havia muita confusão. A New Catholic Encyclopedia afirma que “durante toda a Idade Média era popular a crença de que, nesse dia, as almas no purgatório podiam aparecer em forma de fogo-fátuo, bruxa, sapo, etc.” 

Esta festividade, curiosamente, era celebrada de forma semelhante ao Samhain celta, com fogueiras, paradas e pessoas mascaradas de santos, anjos e demónios.

A Igreja não conseguiu desarraigar as crenças pagãs do coração dos novos convertidos, pelo que optou por camuflá-las por trás de uma máscara “cristã”, trazendo essas tradições até aos dias de hoje. Destacando esse facto, The Encyclopedia of Religion diz: “A festividade cristã, o Dia de Todos os Santos, é uma homenagem aos santos conhecidos e desconhecidos da religião cristã, assim como o Samhain lembrava as deidades celtas e lhes pagava tributo.”

Já agora, uma curiosidade, em Portugal, o dia 1 de novembro de 1755 ficou marcado na história pelo terramoto que sacudiu Lisboa e destruiu grande parte da capital, quando milhares de pessoas assistiam às missas do Dia de Todos os Santos. A partir daí, e para assinalar a data que destruiu as casas de várias pessoas atirando-as para a pobreza, as crianças corriam as ruas a pedir “pão por Deus” para receber comida.

Então, não sendo o Halloween e o Dia de Todos os Santos a mesma coisa, são ambos fruto de uma adaptação da mesma festa pagã. Ocorre que, ao passo que o Halloween comercializou a coisa e a levou para o domínio da diversão, alterando-lhe o nome e dando-lhe um twist nas suas práticas, o Dia de Todos os Santos é uma tentativa de tornar a festa pagã religiosa, vestindo-se-lhe umas roupagens menos assustadoras, mas ainda assim mantendo uma vertente de ocultismo disfarçada, muito pouco bíblica. 


E A BÍBLIA O QUE DIZ?

A Bíblia refere várias festas, mas em lado nenhum fala de Halloween, Dia de Todos os Santos, Natal ou outras que tais. Não vou entrar aqui em detalhes sobre o Natal, mas é um facto que também esta é uma festa de origem pagã e não o posso omitir por me dar jeito. 

A verdade é que ao longo dos séculos várias tradições nos têm sido passadas pelos nossos pais, nem todas bíblicas, mas também nem todas más. Precisamos, no entanto, como cristãos, de avaliar todas as coisas com a inteligência e sabedoria que Deus nos concedeu, mediante a Palavra e pedindo sempre ao Espírito Santo que nos dirija, sob pena de entristecermos e desagradarmos ao Pai. E os filhos quem amam o Pai querem agradá-Lo em tudo, verdade? Eu sei que quero. 

O Natal por exemplo, eu celebro a data em família e gosto muito. Não valorizo o espírito da época, mas aproveito a oportunidade para estar com aqueles que amo num dia em que no país é feriado. Eu recebo toda a gente em minha casa e amo cozinhar para eles. Sentamo-nos à mesa e rimos, partilhamos uma refeição e o amor que nos une. Oramos. E tudo isto me deixa muito feliz. Posso ver Deus em tudo. É um dia que na minha família ficou marcado pela morte e eu determinei-me a transformá-lo num dia de vida! 

Vou assumir aqui publicamente que faço ainda uma árvore de Natal. Posso dizê-lo de consciência leve. Eu e o meu marido investigámos a origem e orámos sobre o assunto seriamente. Não nos apegamos a estas coisas, na verdade eu nem gostava muito da árvore, mas agora que olho para ela e a enfeito com pedaços de história, com enfeites que utilizo profeticamente, penso em como Deus é tão grande. Maior do que qualquer destes detalhes. Ele é o meu Senhor. E é-o da minha casa também, de tudo o que tenho. Deus fala connosco e já em várias ocasiões nos deu ordens que rapidamente acatámos. Sobre isto nunca. Pelo contrário, até agora sentimos paz em fazer desta forma. Não sei bem qual o motivo, mas creio que ele existe. Quando somos dirigidos por Ele, Ele conhece-nos, nós somos Dele. Ele sabe que se me disser a mim ou ao Bruno “tira”, na hora eu faço. Até lá faço tudo para Ele, grata por tudo, pela família que tenho, mesmo que às vezes ainda triste por algumas situações.

Estou-vos a dizer isto tudo porquê? Para que percebam que não estou aqui para atirar pedras a ninguém, mas a tentar ensinar o que o Espírito me tem ensinado a mim. E a usar a Palavra, mais do que opiniões pessoais. 

Aquilo que não faz mal a uns, poderá ser altamente prejudicial a outros. Cada um conhece o seu passado, a sua história e as suas fraquezas. O apóstolo Paulo mesmo refere em Romanos 14:6-8 que “Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.”

Isto não pretende desresponsabilizar-nos. Ah, não, de maneira alguma. Paulo continua:

De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. Romanos 14:12,13

Tudo o que fazemos influencia não só a nossa vida, mas é um testemunho para todos ao redor. E de tudo daremos conta um dia. E isto é válido para o Halloween, para o Natal e para todos os dias da nossa vida nesta terra. Por isso precisamos de ganhar o bom hábito de pedir a ajuda de Deus para discernir o que nos faz bem e o que não. O que irá ser bênção e o que será maldição. 

Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência Deuteronómio 30:19 

Deus é amor. Ele ama-nos e quando O amamos a Ele também, fazer algo por Ele não é tão difícil assim. A Sua Palavra não é um conjunto de regras pesadas, mas um guia ao qual recorremos em todos os momentos. Ali está a resposta para tudo e quando fazemos como ela nos diz, podemos ter a certeza de que tudo correrá bem, mesmo que ao momento não pareça. 

Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. Romanos 14:19

Eu não celebro o Halloween nem o Dia de Todos os Santos, não porque não são festas bíblicas, mas porque para mim isto não é algo que sirva para a paz, mas pelo contrário, promove o medo e a confusão, escondidos numa máscara de diversão. Por outro lado, não me edifica de forma alguma. Não consigo encontrar nas práticas destas celebrações qualquer dos ensinos de Jesus:


1. Jesus não celebrou a morte. Ele venceu-a! 


Não existe nenhuma referência bíblica ao Dia de Todos os Santos nem qualquer passagem da Bíblia fala claramente sobre a necessidade de se implementar um dia para celebrar os “heróis da fé”. Mas bom, também não diz para celebrarmos o Seu nascimento. É um facto. Isto por si só poderia ser um não-argumento, é verdade. O problema grave para mim está nas práticas que este dia reuniu ao juntar o religioso e o profano. Uma coisa seria lembrarmos os heróis da fé, outra é prestar-lhes culto. Deus deixou as suas histórias escritas para que as lêssemos e compreendêssemos que é possível permanecer até ao fim. As suas histórias são reais, humanas, com dor, tristeza, fracasso. Eles eram homens como nós e morreram, como um dia também nós morreremos. A sua vida inspirou-nos, mas é só. Hoje nós somos esses heróis da fé que Deus quer levantar. Nós somos os santos a que a Bíblia se refere, todos nós que amamos a Deus e confessámos a Jesus como Senhor e Salvador: Eles não são do mundo, como também Eu não sou. Santifica-os pela tua verdade; a tua Palavra é a verdade. João 17:16,17

Da mesma forma, não existe na Bíblia qualquer referência ao Halloween ou à celebração dos mortos como o preconiza o Dia de Finados em Portugal ou o Dia dos Mortos em países como o México, por exemplo. Muito pelo contrário. A Bíblia é clara 

Quando o espírito deles se vai, eles voltam ao pó; naquele mesmo dia acabam-se os seus planos. Salmos 146:4
pois a sepultura não pode louvar-te, a morte não pode cantar o teu louvor. Aqueles que descem à cova não podem esperar pela tua fidelidade. Os vivos, somente os vivos, te louvam, como hoje estou fazendo; os pais contam a tua fidelidade a seus filhos. Isaías 38:18-19

Jesus vivia no presente tendo como alvo o futuro. O seu propósito nesta terra era alcançar os vivos e oferecer-lhes a Vida Eterna. 

Outro de seus discípulos lhe disse: “Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai”. Ao que Jesus lhe respondeu: “Segue-me e deixa que os mortos sepultem os seus próprios mortos”. Mateus 8:21,22

Os mortos serão julgados um dia, mas já não há nada que possamos fazer por eles e menos ainda que eles possam fazer por nós, sejam quem forem. Apenas em vida é possível alcançarmos a Salvação e, consequentemente, a Vida Eterna. A pregação do evangelho pressupõe que a pessoa ouve e compreende o sacrifício de Jesus na Cruz por todos nós. 

Jesus já sabia que os seus discípulos iam ser perseguidos e mortos depois Dele ressuscitar e partir para o Pai.  

Então eles vos entregarão para serem afligidos e condenados à morte. E sereis odiados por todas as nações por serem meus seguidores. Mateus 24:9

Ele ensinou-lhes como deveriam proceder e quais os mandamentos que deveriam observar. Ensinou-os também a relembrar a sua morte e ressurreição, através da Ceia do Senhor - comendo o pão e tomando o vinho -, mas em momento algum lhes disse que celebrassem a morte, nem a sua, nem a dos mártires. A Ceia, pelo contrário, é um memorial de vida e não de morte, porque nos relembra que Jesus voltará para nos buscar e conceder a vida eterna. 
E, tomando um pão, havendo dado graças, o partiu e o serviu aos discípulos, recomendando: “Isto é o meu corpo oferecido em favor de vós; fazei isto em memória de mim”. Da mesma maneira, depois de cear, pegou o cálice, explicando: “Este cálice significa a nova aliança no meu sangue, derramado em vosso benefício. Lucas 22:19,20

E se Jesus nos ensina a celebrar a vida, porque haveríamos nós de querer celebrar a morte, seja de que forma for? A Páscoa relembra-nos que Cristo sacrificou a sua vida sim, por cada um nós, mas acima de tudo, que Ele venceu a morte! Jesus ressuscitou e está assentado à direita do Pai, intercedendo por nós, os santos, até ao dia em que virá buscar a Igreja e lhe concederá a Graça de viver eternamente ao Seu lado. Essa é a grande diferença. ! Aleluia!

Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10

2. Jesus é o único intermediário para chegarmos a Deus


Nenhum mártir pode interceder junto de Deus por nós. A Bíblia é clara nesta questão e não deixa margem para dúvidas. Só Jesus é o Mediador entre Deus e os homens. Tudo o resto está fora daquilo que a Bíblia ensina:

Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e o ser humano, Cristo Jesus, homem. 1 Timóteo 2:5
Indagou-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais; e como poderemos conhecer o caminho?”Assegurou-lhes Jesus: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14:5,6

Vejamos um exemplo entre muitos: João Batista precedeu o ministério de Jesus. Batizou-o no Jordão e sobre ele Jesus disse em Lucas 7:28 que "dentre os nascidos de mulher não há um ser humano maior do que João. Todavia, o menor no Reino de Deus é maior do que ele”. No entanto, o próprio João a certa altura sobre Jesus disse: Depois de mim vem Aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno sequer de curvar-me para desamarrar as correias das suas sandálias. Marcos 1:7


3. Luz e trevas opõem-se


Por mais que se tente, não há volta a dar. Uma festa que usa caveiras, esqueletos, gatos pretos e outros elementos relacionados com as trevas, e que se alimenta de uma cultura de medo, mascarando-o de diversão, nunca poderá ter o cunho de um Deus que é Santo, que é Amor, que é Vida, que é Paz, que é a Luz do Mundo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas (João 8:12). Ele é precisamente o oposto do Halloween e de tudo o que envolva confusão, escuridão e trevas.

(...) que comunhão tem a luz com as trevas? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor. II Co 6:14-17
A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:12,13
pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade), provando o que é agradável ao Senhor; e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as; porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é vergonhoso. Mas todas estas coisas, sendo condenadas, se manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz.
Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. (...) enchei-vos do Espírito.
Efésios 5:8-13; 15-17

4. Nem tudo convém a um filho de Deus


Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10:23

Eu posso ir a uma festa de Halloween e não fazer nada de mais? Certamente. Mas faz-te esta pergunta: mascarar-me de bruxa ou vampiro está a construir em mim o quê? Será que colocar esta máscara me edifica? E aqueles que estão comigo? O que estou a ensinar aos meus filhos? Que os demónios são divertidos? Que não existem? E o local onde vou, edifica-me? A música, o ambiente, as pessoas, os comportamentos, como é que isto contribui para o meu crescimento em Deus?

"Ah Diana, mas a Bíblia diz que tudo é puro para os puros." Verdade. É mesmo. E se tu és puro sabes como é fácil o nosso coração e mente serem contaminados. Nós vivemos no mundo e não temos de ser ET's, somos humanos, mas precisamos de entender que nem tudo nos convém. Se a própria Bíblia ensina que "as más conversações corrompem os maus costumes", é porque assim é. Quanto mais participarmos deste tipo de celebrações que, queiramos ou não, acabam por levar a vários tipos de excessos. Por isso diz lá em Apocalipse 22:11 que “quem é santo, seja santificado ainda.”. Às vezes a tua intenção pode até ser boa, mas o resultado não ser o esperado. 

Lembra-te que um pouco de fermento leveda toda a massa (Gálatas 5:9). Podemos esforçar-nos para ter uma vida que agrade ao Pai, mas não é preciso muito para que todo o nosso esforço vá pelo cano.

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8

Pergunta-te: é verdadeiro? Honesto? Justo? Puro? Amável? De boa fama? Há virtude nisso? Tens aí a tua resposta.



5. Deus e feitiçaria não se misturam


Quando eu era miúda lembro-me que tinha grande fascínio pelo oculto. E, como eu, muitos. Ainda miúdos líamos horóscopos, fazíamos aquelas bruxariazinhas que vinham nas revistas e que pareciam não fazer mal a ninguém, brincávamos com os tabuleiros e os copos nas casas dos amigos em pseudo sessões espírita e tudo parecia inócuo. Acreditem, não era. Certa vez num Carnaval antes de me converter até me vesti de bruxa e estava bem gira, mas hoje olho para trás e entendo que tudo aquilo ajudou o diabo a tecer a sua teia à minha volta. Ele queria a minha vida e a minha alma e quase conseguiu. Graças a Deus que a misericórdia do Senhor me alcançou e eu consegui libertar-me de todos aqueles grilhões que me aprisionavam, mas muitos continuam presos sem saber. 

Não brinques com o mundo espiritual. Deus dá vida, Jesus pagou um alto preço por ti. Na Cruz Jesus pagou com a vida e o sangue para que sejas livre hoje e possas chamar Deus de Pai e um dia habitar com Ele na Eternidade. Já do diabo podes esperar apenas trevas, morte e destruição. Ele não dá nada de graça.

Foge dessas brincadeiras aparentemente inocentes, para saber com quem vais casar ou quantos filhos vais ter. Foge igualmente de cartomantes, bruxas e de qualquer tipo de caminho que te leve para o mundo espiritual, que não passe por Deus. As consequências não se farão esperar e não são bonitas, tal como não o são as máscaras que se usam nesta época.

No entanto, ficarão de fora todos os que são como cães, os bruxos e ocultistas, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira. Apocalipse 22:15
Entre ti não se achará(…) nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; Deuteronómio 18:10-12
Assim Saul morreu por causa da sua infidelidade para com Yahweh, o SENHOR, porquanto não havia obedecido à Palavra de Yahweh e, além disso, procurou uma médium tentando consultar os mortos. Tudo isso em vez de buscar o SENHOR. Por isso o SENHOR o entregou à morte e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé. I Cronicas 10:13
Não vos voltareis para os que consultam os espíritos dos mortos nem para os que adivinham o futuro, porquanto eles vos contaminariam. Eu Sou Yahweh, vosso Deus. Levítico 19:31
Quando vos disserem: “Ide consultar algum médium que fale com os espíritos; adivinho ou alguém que saiba murmurar encantamentos!”, porquanto o povo costuma recorrer aos seus deuses e aos mortos em favor dos vivos, respondereis: “O que se deve fazer é consultar a lei e os ensinamentos!” Se eles não falarem de acordo com esta palavra, certamente jamais poderão ver a luz! Isaías 8:19
comunica aos filhos de Israel o seguinte: “Eu Sou Yahweh vosso Deus. Não procedereis como se faz na terra do Egito, onde vivestes; não procedereis de acordo com o costume da terra de Canaã, para onde vos conduzo. Não seguireis suas práticas, mas andareis segundo minhas normas e guardareis meus estatutos e por eles vos conduzireis. Eu Sou Yahweh vosso Deus Levítico 18:2-4


6. O diabo está debaixo dos nossos pés 


Não convém que o sentemos ao nosso lado. Ele não merece honra. Nem celebrações. Só Deus merece a nossa glória e louvor. O diabo não é divertido. Ele é, isso sim, o mestre do disfarce. II Coríntios 11:4 diz que "o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz".

A Bíblia diz que ele é o pai da mentira (Jo 8:44) e que Ele veio para matar, roubar e destruir (Jo 10:10). É esse o papel dele e ele não vai hesitar se tiver uma oportunidade para te destruir a ti e à tua casa. A especialidade do inimigo da nossa alma é levar-nos a pensar que não faz mal nenhum. Se ao próprio Jesus ele seduziu dizendo-lhe que lhe dava tudo, como não o faria também a nós? Acontece que Jesus lhe resistiu. Tiago 4:7 - Portanto, sujeitai-vos a Deus. Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós! 

Esse mesmo poder que agiu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e entronizando-o à sua direita, nas regiões celestiais, muito acima de toda potestade e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que possa ser pronunciado, não somente nesta era, mas da mesma forma na que há de vir. Também sujeitou tudo o que existe debaixo de seus pés e o designou cabeça sobre absolutamente tudo o que há, e o concedeu à Igreja. Efésios 1:20-22

Hoje o disfarce de bruxa da tua filha pode parecer inócuo, mas o diabo não dá nada a ninguém: Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (1 Pedro 5:8). 

A tua autoridade está a ser minada cada vez que deixas de te sujeitar a Deus. Isto sou eu a pensar mas, se eu mascarar os meus filhos de zombie, por exemplo, e uma noite qualquer depois eles têm pesadelos ou começam a dizer que há monstros no quarto. Chamem-me doida, mas pode não ser imaginação fértil, como lhe chamam. As crianças não raramente vêem e sentem presenças demoníacas, da mesma maneira que também as há que vêem Jesus ou anjos. Se houver necessidade de exercer autoridade espiritual sobre eles, pergunto-me se o demónio se me irá submeter ou rir-se na minha cara e dizer-me “foste tu que me trouxeste”. Isto é sério. Demónio nenhum entra na vida de um cristão se não tiver uma porta aberta. O mundo espiritual funciona na base da legalidade, pelo que, se temos Cristo, o diabo precisa que nós lhe demos acesso. Participar destas festas ou permitir que os nossos filhos o façam é meio caminho andado para que a porta se abra. A minha roupa não me define, é certo, mas se eu tenho o cuidado de não vestir certas peças por uma questão de decência, porque quero sentir que o meu corpo não está exposto e que mesmo o meu modo de vestir é algo que agrada a Deus, como é que me vou vestir de figuras que Ele abomina e que Ele mesmo expulsou dos Céus porque se rebelaram contra Ele? 

Jesus curou a muitos de várias enfermidades, bem como expulsou diversos demónios. Entretanto, não permitia que os demónios falassem, pois eles sabiam quem era Ele. Marcos 1:34

Jesus expulsava demónios com autoridade. Eles se lhe submetiam porque sabiam muito bem que ele era. Eles também sabem quem nós somos e o que fazemos. O mundo espiritual é real e não existe meio termo. Se não veio de Deus…Que autoridade tenho eu para expulsar um demónio se me visto de modo a imitar um?


7. No meu lugar, o que faria Jesus?


Adúlteros! Ou não estais cientes de que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus? Ora, quem quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus. Tiago 4:4 

Fortes estas palavras. Nós somos a Noiva de Cristo, a Igreja. Ele é o Noivo que vem buscar uma Noiva imaculada, com vestes puras. Se uma noiva se dá a outro, mesmo que temporariamente, ela é  considerada adúltera, infiel. É isto que Deus quer dizer com as palavras de Tiago. Muitas vezes aquilo que para o mundo é bom, não o é para Deus e se nos constituímos amigos daquilo que Deus abomina, estamos a constituir-nos inimigos de Deus. Por mais que nos custe e pareça fundamentalismo para muitos, a Bíblia é clara, ninguém pode servir a dois senhores (Mateus 6:24). Não podemos ficar no meio do muro, ou bem que estamos de um lado, ou bem que estamos do outro. 
Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Ef 5: 1,2

Jesus morreu por nós. Aquilo sim foi um horror e foi real. Não era uma máscara, o sangue verteu a sério. Ele morreu para nos dar vida e deseja que nós sejamos Seus imitadores. 

Pergunta-te: Jesus iria à loja gastar o seu precioso dinheiro numa máscara de bruxo ou pior, de diabinho, e iria para a rua ou para uma festa qualquer beber uns copos (mesmo que não se embebedasse) assim vestido para celebrar uma festa que vive de extremos, que defende o culto do medo, e que incentiva a promiscuidade? 

E será que Jesus compraria o mesmo fato e o vestiria ao seu filho de 5 ou 6 anos para ele desfilar na escola? 

aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado, para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para realizar a vontade de Deus. No passado, já despendestes tempo além do tolerável fazendo o que agrada aos pagãos. Naquela época, andáveis em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e nas idolatrias repulsivas. I Pedro 4:1-5

Se queremos imitar alguma coisa, comecemos por imitá-Lo a Ele.



8. E como é que eu explico isto aos meus filhos?


É natural que as crianças se sintam atraídas pelo oculto, porque desde o princípio que Deus nos criou para nos relacionarmos com Ele. Desde que nasce que o ser humano vai sentir-se impelido a buscar algo espiritual, mas muitas vezes não reconhece logo que esse algo é Deus. Cabe aos pais ensinarem e guiarem os seus filhos nessa descoberta.

Pessoalmente acredito que o melhor caminho será ensinar às crianças quem é Jesus. Da mesma forma como para se reconhecer uma nota falsa temos de aprender tudo sobre a verdadeira, as nossas crianças precisam que lhes ensinemos tudo sobre o Jesus,que é o caminho, a verdade e a vida. Vejam como na Bíblia os pequeninos corriam para Ele. Jesus atrai pelo amor e não precisa de artifícios para convencer ninguém. Sejam, vocês pais, exemplos nas vossas casas também desse amor e verão que explicar aos vossos filhos pode até dar algum trabalho, mas não será tão difícil assim. Não, se eles estiverem habituados a ver e a viver o Evangelho de Cristo dentro de casa.

Dêem a uma criança uma versão falsa de um brinquedo que eles adoram. Nós sabíamos que a Cindy não era a Barbie; que aqueles dinossauros do chinês não eram o Tamagochi; que as mochilas que comprávamos na feira a dizer "montecarlo" não eram as Montecampo. As crianças conseguem distinguir o verdadeiro do falso, se conhecerem bem o verdadeiro. Este é o segredo.

Não tenham medo de dizer não. Os vossos filhos podem no início não compreender bem e até ficar tristes por não irem com os amiguinhos no desfile que fazem na escola, mas eles também ficam assim quando querem ir ao McDonald's e vocês não deixam, certo? Ou quando querem ver televisão e vocês os mandam para a cama. Ou em tantas outras ocasiões. Se como pais não concordam, sentem-se, expliquem à criança as vossas razões, se a idade o permitir e orem juntos. Sim, isso mesmo. Orem com os vossos filhos e peçam também a eles que façam uma oração a Jesus. Façam disto um hábito. Se eles amarem Jesus, vão ser os primeiros a não querer participar destas festas.

Criem memórias juntos. Os filhos precisam de ser amados. É isso que eles desejam mais do que tudo. E isso implica conversar com eles, ouvi-los, mimá-los, ensiná-los e estar presente, estar com eles. Se os vossos filhos ficarem tristes porque não podem ir com os outros meninos nos desfiles, criem um momento especial em família. Façam a noite da pizza, vão ao cinema, façam uma peça de teatro, um puzzle, sei lá, há tanta coisa que podem fazer juntos. Construam memórias não só nesse, mas todos os dias. A família é um projeto de Deus, precisamos de nos esforçar para que a sua integridade se mantenha intacta.

***

Há muito mais que poderia escrever aqui sobre este tema, mas em algum momento tenho de dar este texto por encerrado. Hoje saí um pouco do meu registo habitual, mas creio que era necessário. Espero sinceramente que este pequeno estudo vos possa ajudar a refletir e a tomar uma decisão consciente não só em relação a este mas também a outros temas da vida cristã diária e, quem sabe, ajudar outros a fazer o mesmo. 

Em tudo, peçam ao Pai que vos ajude. Ele não permite que os Seus filhos sejam confundidos. 


Portanto, caros irmãos, rogo-vos pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto espiritual. E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1,2

Portanto dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória perpetuamente! Amém. Romanos 11:36

Shalom!

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui


*Este texto foi escrito com base em textos retirados de várias fontes, alguns foram traduzidos. Infelizmente esqueci-me de anotar todos:  Observador.pt; Enciclopédia Torre de Vigia; Metro.com.uk.

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.