Thursday, June 25, 2015

A OFERTA QUE DEUS PROCURA


Quero partilhar convosco algo que Deus falou comigo e que tive oportunidade de partilhar com a Igreja na palavra de oferta de sexta-feira passada. Sei que alguns provavelmente me ouviram mas, para os que não tiveram oportunidade, aqui fica. :) 

Então Samuel perguntou-lhe: «O que é que o SENHOR prefere: os sacrifícios ou a obediência à sua vontade? Mais vale obedecer-lhe do que sacrificar-lhe os melhores carneiros. I Samuel 15:22

O rei Saúl recebeu uma ordem directa de Deus através do profeta Samuel: exterminar os Amalequitas. Acontece que o seu exército, ignorando essa mesma ordem, ficou com algum do despojo, poupando algumas ovelhas e bois... O rei poderia e deveria ter-lhes ordenado que não o fizessem, mas não quis aborrecer o povo. Ao invés, preferiu desobedecer a Deus. Quando o profeta Samuel o confronta (vs.19), o rei justifica-se. Basicamente desculpa-se com o exército, dizendo que este é que tinha querido guardar os animais para os sacrificar a Deus.

Ora, qual é que é o grande problema aqui? É que Deus tinha dado uma ordem clara a Saúl, e ele escolheu não a cumprir. Preferiu trazer os animais para ofertar ao Senhor do que obedecer à Sua palavra. A resposta de Deus não se demorou. Não é sacrifícios que Deus procura, o Senhor prefere a obediência à Sua vontade.


Em Oséias 6:6 (bbt) lemos uma declaração semelhante da parte de Deus: É a bondade que eu quero, mais do que os sacrifícios; prefiro que me reconheçam como Deus em vez de me oferecerem holocaustos. 

Ou, na versão da Biblia Viva: Não quero sacrifícios - quero o seu amor. Não me interesso por suas ofertas; o que Eu quero é que vocês Me conheçam. 

E se formos ao Novo Testamentos podemos ler o seguinte, a propósito do mesmo tema:

Por isso é que ao vir a este mundo Cristo disse a Deus: Não quiseste sacrifícios nem ofertas, mas formaste-me um corpo.Não gostaste dos animais queimados sobre o altar nem dos sacrifícios oferecidos para alcançar o perdão dos pecados. Eu então disse: Aqui estou, ó Deus! Vim para fazer a tua vontade, conforme está escrito a meu respeito na Sagrada Escritura. (...) Jesus Cristo fez a vontade de Deus quando nos purificou do pecado por meio da oferta que ele fez de si próprio, uma vez por todas. Hebreus 10: 5-7,10

No tempo da Lei era normal o povo fazer ofertas sacrificiais. E existiam diversos tipos de ofertas porque era assim que o povo expiava a culpa e adorava a Deus. Havia um sacerdote entre o Homem e Deus. A Sua presença estava numa arca e apenas alguns tinham acesso a ela. Isto tornava a vida do homem com Deus quase mecânica. Não havia um relacionamento e o que Deus sempre procurou desde a criação, lá em Génesis, foi ter um relacionamento com o Homem. 

Deus não quer sacrifícios. Não é isso que O move, não foi para isso que Ele me criou, te criou. Ele criou-nos com um profundo desejo de se relacionar connosco. O que Deus procura é que o Homem o ame e faça a Sua vontade, como lemos também em I Samuel. 

Foi por isso que Deus enviou Jesus. E com isso libertou o Homem de sacrifícios inúteis. Já não precisamos dos sacerdotes para nos chegarmos a Deus, nem de animais sacrificados ou de ofertas de manjares, para termos um relacionamento com Ele. 

Jesus foi o derradeiro Sacrifício. Com a sua morte na cruz e ressurreição Jesus resolvia todos os problemas que Deus tinha até aí com o Homem. Restituía o relacionamento entre o Homem e Deus e instituía um novo relacionamento connosco, de Pai-filho. Jesus foi a maior oferta de sempre. Deus deu Jesus mas Jesus deu-se a si mesmo. Uma oferta de obediência como lemos no vs 10: Vim para fazer a tua vontade. 

A maior oferta que nós podemos dar a Deus é fazer a sua vontade. Deus não só não precisa dos teus sacrifícios, como não os quer. Ele quer que tu O ames e que Lhe obedeças. E obedecer é fazer a Sua vontade. 

De que serve fazermos tantos sacrifícios se não obedecemos a palavra de Deus? Se não ouvimos a sua voz? De que te serve fazer jejuns, dar muito dinheiro na oferta, dizimar até se não fazes o que agrada a Deus? De que serve ires sexta após sexta, domingo após domingo à igreja, se não o fazes de coração? Estás a sacrificar o teu tempo em família, às vezes até o teu descanso e para quê? Para nada, porque no mais, não agradas ao Senhor. De que te serve ires servir contrariado e a reclamar? 

Jesus esclareceu-o: «O mais importante é este: Escuta, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Ama o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças.E o segundo em importância é este: Ama o teu próximo como a ti mesmo. Não há nenhum mandamento mais importante do que estes.» E o doutor da lei disse: «Muito bem, Mestre! Falaste com verdade ao afirmares que Deus é único e não há outro além dele; que devemos amá-lo com todo o coração, com todo o entendimento, com todas as forças e que devemos amar o próximo como a nós mesmos. Cumprir estes mandamentos é melhor do que queimar animais em sacrifício e fazer outras ofertas.» Marcos 12:29-33 

Não, Deus não quer os teus sacrifícios. Ele quer o teu coração. Ele quer que tu O ames e O conheças, porque quando chegamos a esse lugar, então tudo o que é nosso, é Dele. O nosso tempo, a nossa vida, as nossas decisões e o nosso dinheiro. 

Deus não precisa do teu dinheiro. Ele quer-te a ti. Rendido. Por inteiro. Não importa quanto dás ou sequer se dás. Importa o que te move a dar ou não. Porque dar por dar é um sacrifício, não tem efeito (a não ser deixar a tua carteira mais leve). Mas dar com o coração move os céus a teu favor. Porque o Senhor procura os que O buscam e o O adoram em Espírito e em Verdade. 

Dar é uma consequência de amar. Quando tu amas, tu dás. A igreja de Atos dava para que nada faltasse a ninguém. A motivação era essa. E a nossa motivação, qual é? 

Se tu amas este Deus tu vais querer fazer tudo para O agradar e isso inclui amar o teu próximo. No fundo quando damos uma oferta na igreja ou damos algo a alguém, é porque amamos o nosso próximo. 
Porque sabemos que o edifício onde nos reunimos precisa de ser pago. 
Porque sabemos que há irmãos que precisam de ajuda para viver com dignidade. 
Porque sabemos que os nossos pastores não vivem do ar. 

Ou nós somos tão "espirituais" que achamos que tudo isto cai literalmente do céu? Não gente, Deus não vai mandar um anjo para trazer euros, Deus quer-te usar a ti e a mim, a nós. Não me interpretem mal, não estou aqui a dizer que Deus não pode fazer milagres, porque eu sei que pode, mas temos de compreender a Palavra do Senhor, Ele abençoa-nos com um objetivo e não é para retermos, mas para abençoarmos nós também outros!

Tu amas, por isso tu dás. E no novo testamento, cada um dava conforme podia, para que houvesse igualdade. Então dá segundo o que podes. Se for com amor, é mais do que suficiente! 

Estamos no tempo da Graça mas comportamo-nos como se ainda vivêssemos no tempo da Lei. Tudo é mais simples se simplesmente deixares o teu coração nas mãos do Pai. Não consegues fazer algo, entrega a Ele. Entrega tudo a Ele. Deixa-o guiar a tua vida, as tuas decisões, os teus relacionamentos, e o teu dinheiro.

Da próxima vez que fores ofertar reflecte por uns momentos em tudo o que tens sacrificado. Para quê? Jesus veio ao mundo para que tu não precisasses mais disso. Ele veio para que sejas livre na presença de Deus. Para que te possas aproximar do Pai sem necessidade de intermediários. Basta abrires a tua boca que Ele ouve. Ama-O. Busca-O. Conhece-O. É isso que Ele mais deseja. Deus quer ter um relacionamento contigo. Ele quer ser o teu melhor amigo, o teu pai, o teu Senhor. 

Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos. Provérbios 23:26
Shalom!

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.