Monday, March 16, 2015

LIMPEZA INTERIOR


Há uns tempos atrás fui a casa de alguém e como a pessoa em questão tem dificuldades em movimentar-se, acabou por se proporcionar eu fazer uma pequena limpeza. Enquanto ali estava veio ao meu Espírito que assim como a casa precisava de uma limpeza, também a alma daquela pessoa precisava de ser limpa. E fiquei a pensar nisto. 

Uma casa acumula lixo que é impressionante. Mesmo quando a limpamos com frequência, é incrível como a sujidade teima em aparecer. Já a minha mãe dizia que em casa há sempre o que fazer e realmente é verdade. Por mais que se limpe e se aspire, tem sempre de se limpar e aspirar novamente uns dias depois, porque senão a casa vai ficar imunda. E assim é, semana após semana...

A nossa "casa interior" não é muito diferente. Também ela acumula muito mais lixo do que às vezes podemos imaginar. Também ela precisa de uma boa limpeza, constantemente. Os dias, as semanas, os meses, os anos são longos e, sem darmos por ela, as situações vão passando por nós e deixando a sua marca, não necessariamente positiva. Uma palavra, uma atitude, um telefonema, a morte de uma pessoa querida, um sonho que nunca mais se realiza, um problema financeiro, de saúde, enfim... Se não tivermos atenção, a nossa casa vai começar a acumular cotão, gordura, calcário... Sem darmos conta lixo como a frustração, a tristeza, a ansiedade, a murmuração e a depressão vão começar a entulhar a nossa mente e o nosso coração. 

Então o Senhor lhe declarou: “Vós, fariseus, purificais o exterior do copo e do prato; mas vosso interior está entulhado de avareza e perversidade. Lucas 11:39

Neste episódio Jesus chama a atenção dos fariseus precisamente para o seu interior, no caso porque eles limpavam os utensílios com que comiam, parte de um ritual religioso, mas no entanto era o seu coração que primeiramente precisava de ser purificado e ajustado com os princípios do reino. 


O princípio que Jesus ensina aqui é válido para nós hoje também. Por mais limpos que possamos estar por fora, por mais bonitas roupas que vistamos, mais banhos que tomemos, por mais perfume que usemos, importa sim percebermos como está o nosso interior. Como está o teu coração? Limpo? Purificado? Em paz? Ou entulhado de dúvidas, de medos, de pensamentos negativos, de palavras cortantes, negativas e destruidoras? 

Mesmo em momentos mais difíceis, e especialmente nesses momentos, é possível [e necessário] que o nosso coração se encha do Espírito que vivifica, da Vida abundante que este Jesus prometeu, da Sua Paz, do Seu Consolo... É nesses momentos que precisamos mais ainda de limpar a casa e abrir as janelas, para deixar entrar o Vento do Espírito! 

O lixo tem o poder de apagar o bom perfume de Cristo em nós. E quando se começa a acumular, o lixo tem o poder de empestar tudo à volta com o seu mau cheiro, influenciando todos aqueles que nos rodeiam. A tristeza transforma-se em amargura. A ansiedade em depressão. A frustração em murmuração. 

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. Salmos 139:23-24

Importa que diariamente olhemos para dentro de nós e façamos uma avaliação semelhante à que fazemos na nossa casa. Há pó para limpar? Paredes para esfregar? Lixo para despejar? Chão para aspirar? E ainda assim sozinhos não seremos capazes de perceber tudo o que nos vai na alma, por isso façamos como o salmista... vamos clamar a Deus e pedir-lhe que nos ajude a perceber e a livrar-nos do entulho, porque Aquele que sonda os corações conhece-nos melhor que nós mesmos e sabe do que precisamos.

Achegai-vos a Deus, e Ele acolherá a todos vós! Pecadores, limpai as vossas mãos, e vós que tendes a mente dividida pelas paixões, purificai o coração... Tiago 4:8

Tiago explica bem melhor que eu esta necessidade. Aliás, os versos 8,9 e 10 são quase um manual de cura interior. E cura interior é, no fundo, uma expressão mais chique para "limpeza interior". E não se iludam, todos nós precisamos de uma "limpeza" regular. 

Mãos falam de atitudes, de acções, de fazer. Quando Tiago nos instrui a limpá-las creio que ele está a incentivar-nos a deixar velhos hábitos, velhas atitudes, a deixarmos de fazer o que não agrada a Deus. E continuando nesta linguagem de "limpeza", o autor diz ainda para purificarmos o coração, ou seja, "libertar de substâncias impuras", em bom português, deitar fora o lixo todo.  Agora, o mais interessante vem a seguir... 
Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Tiago 4:9,10

Como é que fazemos isto? Afinal, como é que, depois de identificarmos que temos entulho acumulado, nos livramos dele? Muitas vezes estamos à espera que venha alguém e nos dê uma receita mágica para resolver os nossos problemas, mas na maioria dos casos a solução não exige grande ciência. Tiago não podia ser mais claro: Identifica o lixo, arrepende-te e chora. Humilha-te, ou seja, rende-te ao Senhor, deixa que Ele parta o teu vaso e o edifique de novo, sem rachas. E Ele te exaltará, Ele levantar-te-á do chão e manter-te-á de cabeça erguida.

É simples. É fácil. É eficaz. O que tem entulhado o teu coração? A tua alma? Livra-te disso hoje mesmo e segue em frente, livre para receber todas as coisas que Deus preparou para ti! 

Shalom!

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.