Monday, December 9, 2013

PEREGRINOS EM TERRA ESTRANHA


 Texto actualizado terça-feira, 10 de Dezembro, às 11:11

(...) e ele deu a Moisés sua filha Zípora, a qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Peregrino fui em terra estranha. Êxodo 2:21-22


E disse o Senhor: (...) Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito. Êxodo 3:10

Hoje dei por mim a pensar nisto. Comparei-me a Moisés e vi-me a peregrinar em terra estranha antes de Deus me chamar para algo maior. 
  
Definitivamente o tempo de Deus não é igual ao nosso. Ele é o Senhor do tempo, Ele é soberano, Ele é Deus acima de todas as coisas e só Ele sabe o quando, o como e o porquê. 

Moisés foi peregrino em terra estranha durante vários anos. Ali, fugido do Egipto, a terra que o viu nascer,  despiu-se da sua condição de príncipe (lembremo-nos que ele foi criado no palácio, adoptado pela filha de faraó), conheceu a sua futura mulher, casou, teve um filho e virou pastor (a Bíblia diz que ele apascentava o rebanho do sogro). 

É isto que Deus faz connosco muitas vezes também, leva-nos a uma "terra" estranha, a um lugar onde aparentemente nada tem a ver com nada. Ali aparentemente o nosso chamado parece longe ou até inexistente. Ali não vemos muito bem como é que o "resto" se irá desenrolar, apenas fazemos a nossa vida, tal como Moisés. Provavelmente casamos, temos filhos, trabalhamos, mas falta qualquer coisa. E nós sabemos que falta. Nós sabemos que há mais alguma coisa, que aquele lugar, aquela terra, não é a nossa. 

Somos apenas "peregrinos em terra estranha". 

Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, "peregrino", para além de viajante e estrangeiro, significa também "alheio ao assunto ou propósito" e deti-me nestas palavras. Provavelmente Moisés não sabia bem qual era o propósito de Deus para a sua vida. A vida dele agora era aquela e ele adaptou-se, mas no fundo ele sabia que ali não era o seu lugar, ou não teria dado esse nome ao filho. 

Sim, Moisés sabia que havia mais além de Midiã, além da vida de pastor que ele levava, e por isso chamou ao filho Gérson, para que sempre que olhasse para ele se lembrasse que o seu lugar não era aquele. E não era. Aquele era só um lugar de passagem. Uma terra que Deus usou para o ensinar, para o fazer crescer e amadurecer. E assim é comigo e contigo.

Deus está a ensinar-nos. É aí, nessa terra onde Deus te tem permitido habitar durante estes meses, talvez anos, que até às vezes sem dares conta, tu estás a aprender a depender de Deus, a confiar, a descansar. Em terra estranha tu aprendes a esperar, pacientemente. Sem te dares conta muitas vezes aí tu aprendes que o controlo não está nas tuas mãos, que a vida não te pertence, que o sonho não é teu. Aí tu aprendes a diminuir para que Deus cresça, aprendes a honrar, aprendes a respeitar a autoridade, a ser humilde, em vez de orgulhoso... Em terra estranha tu cresces e tornas-te um homem, uma mulher. Aprendes os teus limites, aprendes a olhar para as tuas falhas e a admiti-las. Ali, em terra estranha, longe do conforto do palácio, Deus mostra-te quem tu és e o que tu precisas de mudar.

Em Midiã Moisés tornou-se marido, pai, genro e de certa forma, começou a aprender os primeiros passos da liderança. "Liderança? O que é que estás a dizer? O homem era pastor..." Sim, liderança. Ou vocês pensam que é fácil pastorear um rebanho? Vou-vos contar uma pequena história que aconteceu na minha família. O meu pai tinha ovelhas e certo dia decidiu deixá-las com a minha mãe para ir ver a bola. Quando ele regressou a casa estava a minha mãe desesperada e ovelhas nem vê-las! A maioria fugiu. Só para verem como não é tão fácil como parece. É preciso ser um líder para saber guiar as ovelhas. 

E Moisés iria ser um líder, portanto Deus precisava de o ensinar a liderar. Nada melhor do que usar o que havia disponível. Ovelhas. Talvez não percebas bem porque é que Deus te pôs a fazer aquilo que fazes hoje. Seja a trabalhar numa loja de roupa, num callcenter, nas obras ou numa multinacional, não menosprezes o que Deus te colocou nas mãos para fazeres. Pode parecer que não faz muito sentido, mas Deus está a preparar-te para o papel que irás desempenhar no futuro. 

Talvez não compreendas bem de que forma é que atender o telefone, distribuir panfletos, montar móveis, vender roupa ou até mesmo estar desempregado te prepara, mas Deus sabe o que faz. Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. (Jeremias 29:11)

Ele está a trabalhar o teu carácter, a conceder-te dons, a colocar ferramentas nas tuas mãos que virão a ser úteis mais à frente. Segurar o cajado não é para qualquer um. As tuas mãos precisam de ser treinadas primeiro. Confia no Senhor, porque podes não entender o que Ele está a fazer hoje, mas um dia entenderás. (João 13:7) 

Sim, muitos de nós temos sido, tal como Moisés, peregrinos em terra estranha. Mas não ficaremos nesse lugar para sempre. Quando menos Moisés esperava, Deus chamou-o. "Moisés, o teu tempo aqui chegou ao fim, acabou-se a viagem de amadurecimento nesta terra, chegou a hora de fazeres aquilo para que te tenho estado a preparar. Vais voltar para o Egipto e vais salvar o meu povo". Choque. Moisés entrou em pânico. Ele até sabia que alguma coisa não batia certo, ele até sabia que aquele não era bem o seu lugar mas não estava à espera desta e muito menos do tamanho da responsabilidade que Deus lhe estava a colocar nas mãos. 

Nós nunca nos sentimos realmente preparados para ouvir Deus chamar-nos. Até dizemos "oh Deus, faz a tua vontade", mas na hora H, a malta fica com medo. Lembro-me que quando era solteira orava e pedia a Deus que me preparasse para ser uma boa esposa. Orava pelo meu casamento, pelo meu futuro marido e orava para que a Sua vontade se cumprisse no tempo certo, mas quando esse dia chegou entrei em pânico. 

Lembro-me como se fosse hoje... chorei, chorei, chorei. Clamei aos céus a pedir ajuda a Deus "porque eu não estou preparada". Moisés reagiu mais ou menos como eu "quem sou eu para que vá a faraó?" (Êxodo 3:11). 
Eu não me sentia capaz de ser esposa de alguém, de ser a "mulher sábia que edifica a casa". Tinha medo de decepcionar, de não ser capaz... Mas Deus sabia que eu estava preparada. Ele tinha sido o meu Mestre, o meu professor. O Senhor do tempo preparou-me e, quando chegou a hora, entregou-me a promessa. Assim foi com Moisés e assim é contigo e comigo hoje, em tantas outras situações. 

Não tenhas medo do tempo. A terra estranha é como o deserto, temporário. Só passarás ali o tempo necessário para aprenderes a lição que Deus tem para te ensinar.  

Deus é surpreendente. Ele age quando tu menos esperas. Ele chama-te quando tu estás na tua vidinha de sempre, a fazer o mesmo de sempre, a achar que não se passa nada. E é precisamente quando tu achas que não se passa nada, que se passa tudo! E tu tens de estar preparado para quando esse momento chegar. 

Ó tu que tens peregrinado em terra estranha, fica atento e prepara-te, porque nunca sabes quando o Senhor bradará da sarça ardente o teu nome. Estejas tu pronto para lhe responderes "eis-me aqui". 

E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. Êxodo 3:4

Shalom!
Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.