Tuesday, September 7, 2010

PREPARANDO-ME PARA RECEBER AS PROMESSAS DE DEUS (PARTE III)


Nos últimos dois textos temos falado sobre promessas, sobre processo, sobre espera, sobre como é difícil muitas vezes perseverarmos no meio de circunstâncias adversas. Temos falado sobre vida, sobre amor, sobre esperança.


Hoje fecho este breve estudo sobre a vida de José, um homem que representa cada um de nós, com um desejo no meu coração... que cada um de nós possa saber esperar com paciência a salvação do Senhor. (Sl 40:1)
 

7. Na presença do Rei

Então mandou Faraó chamar a José, e o fizeram sair logo do cárcere; e barbeou-se e mudou as suas roupas e apresentou-se a Faraó. Gn 41:14


Enquanto José estava na prisão, o Faraó teve dois sonhos  e a Bíblia diz que o seu espírito perturbou-se, e enviou e chamou todos os adivinhadores do Egito, e todos os seus sábios; e Faraó contou-lhes os seus sonhos, mas ninguém havia que lhos interpretasse (Gn 41:1-8). Então o copeiro lembrou-se de José, e disse ao Faraó, "olha quando me mandaste para a prisão estava lá um rapaz que interpretou o meu sonho  e tal como ele me disse que aconteceria, assim aconteceu". Desesperado porque ninguém o conseguia ajudar, o rei do Egipto ordenou que trouxessem esse jovem à sua presença.

José já não era uma criança. No momento em que foi chamado, José soube que era chegado o tempo dele sair da prisão, era chegado o tempo do seu livramento! O tempo de Deus havia chegado à sua vida e José estava preparado! Cada lição que Deus lhe havia ensinado serviu um propósito e José estava prestes a descobri-lo. 

Reparem no versículo acima. José foi chamado pelo Faraó, rei do Egipto, terra onde ele estava preso, o único homem com o poder para o tirar dali e a preocupação dele foi barbear-se e mudar de roupa... não acham estranho? Ele poderia ter saído logo da prisão, tal como estava, mas não, ele preparou-se para estar diante do rei. 

A atitude de José demonstra preparação, cuidado, temor, respeito, tudo o que devemos ter quando nos apresentamos diante do Deus Altíssimo, ou quando estamos a representá-Lo. Este momento na história de José é, na minha opinião, de extrema importância. José não foi só chamado à presença do rei do Egipto, ele foi chamado à presença do Rei dos Reis. José havia aprendido toda a matéria na escola da vida , Deus havia-lhe ensinado como depender somente Dele e por mais de uma vez José tinha demonstrado ser fiel ao Senhor, agora era tempo de Deus lhe fazer o exame final.

Quando somos chamados à presença do Rei, devemos apresentar-nos com roupas limpas e de corpo lavado, o que na prática significa que devemos chegar-nos  ao Pai puros de coração, simples e humildes. Mudar de roupa, lavar o corpo, cortar a barba, tudo isto nos fala de consagração e de santificação e por esta atitude nós vemos um José sábio, ponderado, em paz, sem pressas. José não teve medo de demorar, porque ele sabia quem lhe havia aberto aquela porta.


8. Cheios do Espírito Santo de Deus

Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. Gl 5: 22,23 (NTLH) 

José passou no teste com distinção. Desde que saiu do cárcere, até ao momento em que falou com o Faraó, ele foi fiel a Deus. Quando o Faraó lhe falou no seu sonho e lhe disse "ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas", José nem pestanejou na sua resposta: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó.  

Em momento algum José tomou a glória para si. Na medida em que ele foi fiel, Deus foi fiel com ele também: primeiro, quando lhe deu a interpretação do sonho, (Gn 41:25-32); depois quando lhe deu a solução para o problema da fome que iria sobrevir ao Egipto (Gn 41:33-36) e, finalmente, quando lhe deu graça aos olhos do Faraó e o elevou ao mais alto grau do Egipto, depois do rei (Gn 41:37-40). 

José estava cheio do Espírito Santo! Em tudo neste teste final nós vemos o fruto do Espírito em acção.  Só o Espírito do Senhor é capaz de produzir num homem tantas qualidades. Não foi José quem falou, mas o Espírito falou por ele! A Bíblia diz que "pelos seus frutos os conhecereis" e o próprio Faraó viu esses frutos em José: E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus? (Gn 41:38)

Muitos de nós temos questionado Deus sobre as Suas promessas. Perguntamos "Quando me darás?, "Quando vou ser?", "Quando vou fazer?" ou "Mas porque é que demoras tanto?". 

Hoje eu pergunto-te: estarás tu preparado/a para receber as promessas de Deus na tua vida? O que tens feito que te permite dizer "eu estou pronto/a"? 

Se entrares na presença do Rei, será que passas no exame final? 


9. Deus exalta os humildes de coração
Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte. I Pe 5:6
Se leram os últimos dois textos que escrevi, perceberam que José soube humilhar-se debaixo da potente mão de Deus de que nos fala este versículo. Ele foi fiel, ele foi servo, ele soube dar glória Aquele que é merecedor dela, ele soube depender do único Rei digno desse nome. José passou as passas do Algarve, mas prevaleceu, porque confiou num Deus que é maior do que as circunstâncias!

Passaram 13 anos desde que José saiu de casa até ao dia em que se apresentou na presença do Faraó (Gn 41:46). Pensam vocês "coitadinho, tanto tempo, que horror". A Biblia diz que um dia para Deus são como mil anos para nós gente (Sl 90:4), então claramente entendemos que o Seu tempo é completamente, ridiculamente, diferente do nosso. 

O versículo acima diz-nos que a seu tempo Deus nos exaltará.  A minha leitura deste versículo é a seguinte:  no tempo Dele seremos exaltados. E sabem o que significa exaltar? Significa Tornar alto, levantar, engrandecer, elevar ao mais alto grau! Então se nos humilharmos diante de Deus, Ele promete elevar-nos ao mais alto grau? Sim!

Se honrarmos a Deus, se dependermos Dele, se formos humildes de coração e soubermos colocar Deus no centro das nossas vidas, no tempo Dele, todas as lágrimas, toda a dor, tudo o que vivemos, será transformado a nosso favor e Deus nos exaltará, tal como fez com José. 
No tempo de Deus José foi literalmente elevado ao mais alto grau (Gn 40:39-41), Deus o colocou sobre toda a terra do Egipto e José passou de prisioneiro a braço direito do Faraó em segundos.

O tempo de Deus não é igual ao teu, sabes porquê? Porque numa fracção de segundo Ele pode mudar essa tua circunstância. 

É doença? É vazio? É tristeza? É o teu casamento? É o teu namorado? É a tua família? É o teu trabalho? É o teu ministério? São os teus filhos? Os teus amigos? A igreja? Não importa o que seja, basta uma palavra de Deus para que tudo mude, em segundos. 

Humilha-te debaixo da potente mão de Deus e no tempo certo serás exaltado! 


Toda a honra e toda a glória seja para Ti Senhor. 
Que Deus ricamente vos abençoe.


Lê a parte I e a parte II deste texto.   

1 comment:

  1. É sempre bom poder ler um pouco mais e agradeço-te por isso. Quando estava a ler esta última parte, senti-me muito pequeno e pensei na forma a que o meu coração tem que se dispor para receber as promessas de Deus. Ocorram-me várias questões avassaladoras: Eu estou a ser fiel? O que estou a investir em Deus é suficiente para ver as suas promessas em mim? Eu esforço-me para perceber o que está acontecer à minha volta? Eu deixo-me guiar pela indiferença de uma estagnação? De repente começo a ouvir de surdina ao meu ouvido: “ .. mas quem vai apagar o selo que há em mim? A marca da promessa que Ele me fez. Ninguém vai-me impedir se decidido estou? Pois quem me prometeu é fiel para cumprir. O meu Deus nunca falhará! Eu sei que chegará a minha vez .. “ E eu quero estar preparado para receber o que Deus tem preparado para mim, eu quero ser e estar mais alto e quero fortemente estar na presença do Senhor de “mãos limpas e coração puro” (Salmos 24-4). Oro todos os dias para que Deus me possa guiar pelos caminhos da justiça e desvie o meu coração dos caminhos tumultuosos e sem sentido. Que José seja um modelo para todos nós, que todas as lições que apreendemos no teu blogue façam sentido e marquem a ferro e fogo a nossa alma, que seja para sempre sensata a nossa decisão nas situações mais difíceis, pois a nossa vida entregue e fundada num grande propósito torna-se imediatamente vencedora, porque “tudo é possível ao que crê” (Marcos 9:23). Que Deus te abençoe. A paz esteja contigo, Di !! ;)

    ReplyDelete

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.