Monday, June 14, 2010

Ser cristão é uma questão de atitude

A maneira como escrevemos diz muito de nós. Aquilo que escrevemos também vai mudando a medida que a nossa vida, nós, mudamos. Como seres humanos passamos por várias fases, estágios, se preferirem e hoje vou regressar um pouco à escrita mais pessoal, escrita de diário, se quiserem, com que dei inicio a este blog.

Estás a dar um passo atrás? Não sei responder, talvez às vezes precisemos de dar um passo atrás para dar outros quatro para a frente. Por estas razões talvez seja apropriado começar por…

Querido diário,

Não gosto de máscaras. As máscaras têm qualquer coisa de arrepiante e de assustador, não gosto delas. E tão pouco gosto eu própria de ter máscaras, por isso tento ser o mais honesta possível, pelo menos na maior parte do tempo.

Gosto de chamar as coisas pelo nome, às vezes quando não o faço é porque não sei como ou talvez não saiba que nome lhes dar.

Hoje quero falar de lutas, quero falar de confissão, quero falar de oração, quero falar de força, quero falar de fraqueza, quero falar de atitude.

Resumindo tudo isto em duas palavras: hoje vou falar, ou escrever alias, sobre ser cristão.
Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. Tiago 5:16
Escolhi este versículo para começar porque hoje é dia de confissão. Exacto! E como não sou católica, não vou ao confessionário, além disso, para quê ir ao confessionário quando podemos confessar-nos em plena rede? O pessoal diz que a Internet nos permite esconder o que somos, mas no meu caso, eu gosto de usá-la para o contrário. Acredito que este blog tem um propósito e gosto de pensar que aquilo que escrevo pode mudar, em algum momento, a vida de alguém.

Ultimamente tenho andado incomodada com tudo e com nada. Talvez sintas o mesmo… ou não. Facto é que eu sinto um peso, e até acho que é geral pelo “mundo cristão”, porque outras pessoas me têm vindo falar no mesmo, pessoas que estão noutras partes do mundo.

Eu vou-lhe chamar peso espiritual. O inimigo sabe que o fim dele está próximo e está mortinho para nos pôr a todos K.O., que é como quem diz Knocked Out, ou seja, inconsciente, ou em bom português, “já foste!”. Certamente conhecem a expressão. Portanto, lutamos com alguém até não poder mais e no fim há sempre algum que cai.

Gostava sinceramente que não fosse eu, nem tu… 

Ultimamente tenho usado muito a palavra luta, talvez porque sinto que é isso que andamos todos aqui a travar, uma luta, uma batalha… mas a minha é mais estilo combate de boxe, com dois intervenientes, carne e espírito numa luta constante pela vitória, para ver quem no final cai no tapete KO.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Efésios 6:13
Nos últimos tempos tenho passado por uma fase complicada, mas tenho a certeza que não sou a única, todos passamos por elas. E tenho a certeza disso, porque a própria Bíblia fala disso, chama-lhe “dia mau”. Eu já tinha lido uma centena de vezes esta passagem de Efésios e incrivelmente nunca tinha tomado verdadeira consciência da parte que diz “para que podeis resistir no dia mau”…
Então os dias difíceis fazem parte da vida de um cristão? Sim, fazem e é por isso que a Palavra nos adverte para tomarmos “a armadura de Deus”, para que quando chegar este “dia mau”, consigamos “ficar firmes”.

Ora pois isto é tudo muito bonito, estás tu a pensar, mas na prática não é assim tão fácil… palavras leva-os o vento não é? Ficam as atitudes. Certo, por isso é que hoje este texto é tão simples quanto isto:

Todos caímos! Todos, sem qualquer excepção. É difícil fazer a coisa certa? Sim! E parem de dizer que não, porque não é verdade. Dói? Sim! Dói e muito ás vezes. Há dias em que não apetece orar? Há pois! Há dias em que não oramos? Oh se há e não mintam. Há dias em que apetece desistir, mudar de igreja, largar o grupo de Louvor? Sim, tudo isso. Há dias em que a Bíblia parece chinês e apetece é ir ver o Dr. House ou a última temporada da Anatomia de Grey? Ora pois como é óbvio que sim!

Há dias em que não dá, simplesmente não dá. Há dias em que os cultos parecem uma seca, as pregações não entram e parece que Deus só se move em algumas cadeiras da igreja, na nossa nem vê-Lo. Talvez seja culpa dos cantores que desafinam. Ou do líder de Louvor, se calhar não se consagrou. Espera, não, a culpa é dos pastores da igreja, que não têm estado atentos ás ovelhas. Não, é a musica, está muito alta e ninguém consegue orar com tanto barulho. Ou se calhar é o pregador daquele dia, não está com a unção do costume.

Há muitas razões porque Deus não se move, mas acreditem, nenhuma delas tem a ver com a descrição exagerada que fiz no parágrafo anterior. Deus não se move simplesmente porque nós, cada um de nós, individualmente, não O busca.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:13

Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. Mateus 7:8
Talvez uns se identifiquem mais com umas coisas, outros com outras, porque somos todos diferentes, mas certamente todos se identificam com a mesma dificuldade: ter a atitude certa, na altura certa.

Eu até nem sou aquela que reclama dos cultos, talvez esse sejas tu. Mas eu sou aquela que sabe que tem de ir orar e que quando dá conta já é tardíssimo e está cheia de sono. E a culpa é de quem?

Eu não sou aquela que culpa o pregador, talvez esse seja alguém que conheças, mas sou aquela que passa o fim-de-semana a pensar “devíamos orar em grupo”, mas não é capaz de o dizer e de tomar uma posição. 

Eu por acaso não me costumo queixar do som ou do louvor,  mas sou aquela que se calhar anda a murmurar por outras coisas e se culpa quando não tira tempo de qualidade com Deus quando essa é a única forma de ultrapassar as dificuldades do dia-a-dia. E o pior? O pior é que eu sei!

Em algum momento das nossas vidas nós caimos nestas armadilhas do diabo e acabamos uma destas "personagens".Mas isso é apenas uma (ou muitas vá...) atitude errada.
E sabem o que é pior do que ter a atitude errada? É saber qual é a atitude certa e não a tomar.

Pior do que não orar é saber o que que fui chamada a fazer, é saber que o meu Deus é o único capaz de me socorrer, de me consolar, de me amar incondicionalmente, é saber que preciso de ter um relacionamento com o meu Pai e ainda assim não passar tempo com ele. Saber o que Deus tem para nós, saber o que Ele quer de nós, saber o que estamos a fazer mal e não fazer nada para mudar isso é, e perdoem-me a franqueza, estúpido.

Estamos a viver um tempo difícil, um pouco por todo o mundo o inimigo tem atacado a todo o gás, porque sabe que o seu fim está para breve. Mas e nós, exército da salvação, exército levantado no meio de ossos secos, exército do Senhor, nós o que temos feito? Será que temos retaliado com a garra de um David, de um Elias, de um Moisés, de uma Ester?

Não importa se és calado, tímido, mais extrovertido, se gostas de te rir alto, se falas muito baixinho, ou se a tua voz se ouve ao fundo da igreja. Não importa de gostas de cantar, de dançar, de tocar guitarra ou se não gostas de nada disto. Não importa se és alto, baixo, magro, gordo, loiro, moreno, preto, branco, se trabalhas, se estudas ou se não fazes mais do que gastar o dinheiro que alguém te deu. Porquê? Porque na verdade todos somos diferentes, mas Deus colocou em cada um de nós algo especial. Eu e tu temos algo que é único, algo que faz de nós especiais e é isso que Deus vai usar.

Como Deus vai agir contigo eu não sei, mas nesta guerra vão ser necessários muitos soldados e todos eles, desde aquele que vai na frente, até àquele que vai sobre o cavalo, todos são indispensáveis. Eu sou indispensável. Tu és indispensável. Não é que Deus precise de nós, não… mas Ele quer contar connosco. Ele conta contigo e comigo para fazer História.

Nestes últimos dias, enquanto luto e lido com as minhas dúvidas, com os meus medos, com as minhas falhas, percebi uma coisa.

Ser cristão é tomar uma atitude todos os dias. A atitude de ontem não serve para hoje. Se ontem não oraste, toma uma atitude hoje e ora. Hoje oraste e tiveste um tempo brutal com Deus? Boa! Já estás preparado para a nova batalha, porque amanhã vais ter de lutar novamente com a carne para conseguires vencer… outra vez! E depois de amanhã, e depois de depois e assim sucessivamente.

E não deixes que o diabo te engane e te faça sentir culpado. Como diria alguém de quem gosto muito, o momento de arrependimento é um só. Arrepende-te, pede perdão e passa à frente.

A luta é diária. Tal como a atitude. E eu, e tu, nós sabemos qual é a atitude certa, agora é só tomá-la, todos os dias.

Lá em cima não disse, mas apesar dos dias maus que possam vir, continuo com a certeza que vale a pena servir o Deus que tenho conhecido, um Deus que até nestas pequenas coisas me ensina. Um Deus que ama de forma tão intensa que nem a nossa "estupidez" o impede de continuar ali, à espera que tomemos a tal atitude. Eu sei que é um cliché, mas do fundo do meu coração acredito que Deus é muito bom!
Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. Provérbios 3:12
Somos a Geração Eleita e o melhor de Deus ainda está por vir! Não desistas.

3 comments:

  1. Temos que tomar atitude sim!
    E muito mais quanto ao chamado para Evangelizar, alguns Cristãos permanecem calados quanto as maravilhas que Deus tem feito em suas vidas, enquanto existem muitas pessoas que não conhecem ao Senhor!
    Temos que criar coragem e anunciar o reino, ser movidos pelo mesmo amor de Cristo e o mesmo Espírito!
    Ser Cristão não é facil realmente, muitas vezes até as pessoas da nossa família não nos compreendem... Tem dias que ficamos desanimados, mas temos que buscar no Senhor a força!
    Viver na fé assim como Abrãao, Davi e tantos outros!

    Michele http://divulgando-evangelho.blogspot.com/

    ReplyDelete
  2. Amén!!! É isso td...Gostei, Deus é mt bom....pois apesar de td Ele nos vê como seremos e não como somos.....Pois Ele tem olhos de águia!!! Quero essa unção na minha vida!!! Deus nos dê graça pra caminhar com convicção!!! Andrea Rodrigues

    ReplyDelete
  3. Vi o seu comentário no meu blog, queria falar uma ultima coisa:
    Minha mãe tem uma doença incurável segundo os médicos, ela é evangélica e já me perguntei a Deus porque ela não foi curada!
    Mas vejo que ainda há muito a ser mudado nela e apesar disso eu continuo com a fé de que Ele quer que todos sejamos curados!

    Eu não quero que minha mãe morra com essa doença, mas se acontecer eu vou acreditar ainda com fé que Deus quer que todos sejamos curados!
    Porque é isso o que Ele quer para nós, Deus só quer nos abençõar de todas as formas, mas se o seu poder não nos alcança é por nossa causa mesmo e não de Deus!
    Realmente é complicado esse assunto, mas se eu não pregar sobre isso como os outros serão curados e como minha mãe vai ser curada? Não posso ter duvidas!
    Para que Deus abençõe como Ele fez com Abrãao que creu e foi abençõado com o impossivel!

    Fica na paz!
    Michele
    http://divulgando-evangelho.blogspot.com/

    ReplyDelete

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.