Friday, December 20, 2019

[CHRIST? MAS...] NATAL, MAS POUCO



O nascimento de Jesus foi um pouco como o Natal hoje em dia. Anunciado com muita antecedência, alvo de grandes preparativos, ansiado por muitos, temido por tantos outros. Todos esperam sempre muito, mas na verdade nunca ninguém sabe bem como vai ser... E muitas vezes a experiência incrível que se esperava acaba rodeada de palha, de estranhos e de alguns animais.

Não devia ser assim, mas infelizmente é nestas alturas que mais se acentuam as desigualdades e as diferenças entre pessoas. Há aqueles que fingem muito bem e há-os que não sabem fingir de todo, pelo que acabam a estragar a festa aos outros. É a dor do ser humano que se agudiza numa época em que fotos e luzes desfocam a triste realidade de muitas famílias - não foi assim o resto do ano. Não nos amamos assim tanto. Toleramo-nos. Não queremos realmente dar presentes, mas há um código social que nos obriga. Não queremos estar aqui, mas temos de estar. 

Quando é que começámos a fazer as coisas porque temos de? Será que tem mesmo de ser assim? 
Natal significa literalmente "nascer", mas eu questiono-me sobre o que tem nascido em nós. Nas nossas casas. Nas nossas famílias. Nos nossos pensamentos. Nas nossas emoções. Nos nossos corações. 

Eu adoro o Natal, mas não posso dizer que tenha tido experiências espetaculares ao longo dos anos. Se calhar vocês também não. Não sei. O que sei é que eu nunca desisti. Talvez porque a essência da época sempre esteve escondida dentro de mim e eu não sabia. Mesmo quando não tinha o Cristo que dá o Crist ao Christmas em inglês, eu sempre procurei e sonhei com o "nascimento" que o Cristo representa em nós que Nele cremos. 

O nascimento de novos sonhos. O nascimento de novas ideias, oportunidades, amizades. O nascimento de uma família diferente, de um amor crescente. Nascimento de forças, de coragem, de fé num amanhã melhor. O nascimento da esperança, da vida, da eternidade. 

Jesus nasceu para que pudesse viver como homem, como um de nós e, assim, hoje pudéssemos acreditar que Ele sabe o que sentimos, pensamos, sofremos. Jesus nasceu para dar a vida novamente, em prol de todos nós, para que acreditássemos que depois de hoje há um amanhã,  que depois da dor nasce a restauração, que depois da tristeza nasce a alegria, que depois da noite nasce o dia. Que depois da morte há Eternidade. 

Jesus nasceu e deu a vida para nos dar a oportunidade de entregar a nossa e, assim, nascermos também de novo. E, como Ele, passarmos de meninos a filhos de Deus, do Pai de amor que O enviou por amor a nós. 

Oiço muitos falarem do Natal com amargura e ressentimento. Compreendo os seus motivos, mas não precisa de ser assim. Não se entendermos o que significa verdadeiramente o Natal. Não se aceitarmos que não são as circunstâncias onde "nascemos" que determinam quem somos. Jesus nasceu num estábulo. A sua companhia eram, além dos seus pais, estranhos e animais. O ambiente não mudou quem Ele era. Não mudou o Seu nome. Não mudou a Sua identidade. 

700 anos antes Isaías profetizou o Natal e a Páscoa:

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. - Isaías 9:6

Nasceu menino para que pudesse ser "filho do homem", mas foi dado como Filho pelo próprio Deus e tornou-se Governador de um Reino que não tem fim quando entregou a Sua vida em resgate por todos (I Tm 2:6). 

Isaías omitiu as circunstâncias do Natal, o local, o ambiente, a companhia. Também não referiu o nome Jesus ou Emanuel (que significa Deus connosco), ambos nomes do Messias, mas deixou-nos uma descrição profunda da Sua identidade ao declarar que Ele seria chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. 


Maravilhoso no hebraico é pala' e significa um milagre, algo extraordinário e admirável.


Conselheiro vem do hebraico yaats e significa anunciar, aconselhar bem, consultar, dar ou receber conselho, determinar, conceber, orientar e propósito.


Quando Jesus, não o "menino", mas o Filho de Deus, o Cristo, nasce em nós, nasce também o Maravilhoso Conselheiro. E então é Natal. 

Caminhar é muito mais difícil sem o conselho do Conselheiro maior. Sem a Sua orientação e sem a certeza do propósito que Ele mesmo estabeleceu em nós desde o princípio. O caminho é árduo, cheio de pedras e obstáculos tantas vezes intransponíveis. É preciso contar com o Maravilhoso, o extra-ordinário, que vai além do ordinário, do comum, com o que opera em nós o milagre que precisamos.
E sabem, quando o Maravilhoso nasce em nós e nós aceitamos o Seu conselho, então nós veremos o quão admiráveis são as suas obras e diremos como o salmista: as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem. - Salmos 139:14

Se o natal ainda é pesado para ti, talvez queiras experimentar o Natal de que te falo aqui. Talvez queiras permitir-te entregar o controlo ao Maravilhoso Conselheiro e experimentar uma vida fora do comum. 

Deus Forte vem do hebraico El gibbor. El é literalmente Deus ou Deus poderoso, mas gibbor significa campeão, gigante, poderoso, forte, guerreiro. Mas mais do que poder no sentido de grande força, este gibbor é também uma referência ao heróico, como os super-heróis que nos acostumamos a ver no cinema, que se levantam e de forma sobrenatural derrotam os vilões. 

Eu não sei quanto a vocês, mas eu peso 47 Kg e meço 1.57m, pelo que não meto propriamente medo a alguém. Sempre que enfrento tempestades, gigantes, ou poderes sobrenaturais invisíveis sei perfeitamente que sozinha não vou conseguir, mas um dia recebi um Super-herói como prenda de Natal e este não é de plástico. O meu Super-herói está vivo e chama-se Jesus Cristo. Tê-lo é melhor ainda do que ser a Lois Lane e ter um Super Homem por perto, porque o meu nasceu e vive em mim. É como se eu fosse uma espécie de Mulher Maravilha, o poder que está cá dentro não é meu, mas eu usufruo Dele. Vocês percebem que eu estou a brincar (da Mulher Maravilha só tenho o nome e o feitio ehehe), mas na verdade estou também a falar a sério. 

Eu sei que não estou sozinha e que o Deus forte que nasceu e habita em mim é mais poderoso do que qualquer oponente que eu tenha de enfrentar. Ele é que luta por mim. E por ti. Salta à nossa frente e protege-nos, livra-nos do mal e o melhor? Ganha sempre! Há certeza mais pacificadora do que esta? 

Pai da Eternidade vem do hebraico adah e significa literalmente eterno, que dura para sempre, mundo sem fim, em todo o tempo.

Acho que esta talvez seja a característica que mais me fascina em Jesus. Ele é o nosso Presente e o nosso Futuro, início e fim e está connosco em todo o tempo. Não há Natal sem Presença. E tê-Lo connosco em todo o tempo, sabendo que Ele é o Senhor do Tempo, que controla o nosso presente e que o nosso futuro está nas Suas mãos dá-me uma segurança que não consigo explicar. 

O verdadeiro Natal é aquele que abre para nós a Porta (para o Pai) da Eternidade e que traz para a nossa vida a Presença que não só fica para jantar, mas que se muda de malas e bagagens e se torna parte da casa. 


Se ainda não abriste a porta para a Eternidade, este é o momento. Torna-te Filho hoje e entra na família com mais poder em toda a terra. 

Príncipe da Paz ou sar shalom. Sar significa capitão-chefe, general, governador, guardião, senhor, diretor. Shalom é bem, favor, amigo, boa saúde, perfeito. Shalom vem de Shalam, que significa seguro, feliz, amigável, bem-estar, saúde, prosperidade, paz. 

Se perguntarmos às pessoas o que gostariam de receber no Natal e deixarmos de lado os bens materiais, muitas vão responder "paz", mas a Paz Shalom não tem comparação com a paz terrena que comummente procuramos. Esta só o Filho de Deus, Jesus, nos pode dar, porque Ele é quem a governa, é o seu guardião, seu senhor e capitão. Ele domina-a, gere-a e determina a quem a dá. E Ele determinou que a daria aos seus filhos: 
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. - João 14:27
Esta Paz é segurança no meio da incerteza, saúde mesmo quando o relatório médico diz o contrário,  é prosperidade (leia-se suprimento de todas as necessidades, em todas as áreas), é favor imerecido. O meu desejo é que este Natal vocês possam receber esta Paz que o mundo não pode dar, para que os vossos corações se aquietem e o medo cesse. Deixa que o Príncipe da Paz governe o teu coração e a tua vida. Deixa que seja Natal em ti. 

E para ti, que um dia abriste a porta do teu coração para Jesus nascer, mas que tens estado cansado, triste com a palha que vês à tua volta, com os estranhos que parecem circundar-te. Para ti que já não consegues ver a estrela a brilhar e a indicar-te o caminho, e que já não consegues render-te para adorar e honrar Jesus, como  fizeram aqueles sábios que foram até Belém, quero-te encorajar a não olhares às circunstâncias e a não deixares que a perseguição e o medo do amanhã, do futuro, te aprisionem e te paralisem. 

Quero-te incentivar a olhares para o Alto, porque é dai que vem o teu socorro! Olha fixamente, sem desviar o olhar, para o Autor e Consumador da tua fé. 
Portanto, também nós, considerando que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, desembaracemo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos está proposta, olhando fixamente para o Autor e Consumador da fé: Jesus, o qual, por causa do júbilo que lhe fora proposto, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Refleti profundamente sobre Aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra sua própria pessoa, para que não vos fatigueis, tampouco desanimeis. - Hebreus 12:1-3

Se o teu natal parece pouco, abraça a Verdade do Natal. A Verdade tem um nome que é sobre todo o nome. Chama-se Jesus. Emanuel, Deus Connosco. Ele é Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Ele é o Verdadeiro Natal. 

Shalom!



Para me seguir no Facebook é aqui


No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.