Tuesday, April 12, 2016

(ADORAÇÃO) DE CORAÇÃO


É desta. É agora ou nunca! Pedi a minha hora de almoço emprestada ao estômago para escrever (finalmente!) este texto, senão nunca mais. Deus nos ajude a remir o tempo, porque parece que ele voa cada vez mais rápido (será só comigo?)!

Há uns tempos estava na igreja e sentia uma opressão, como se algo estivesse a impedir o mover de Deus naquele lugar. Comecei a orar e perguntei a Deus o que se passava. Dentro de mim ouvi o Espírito Santo: "este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim". Comecei a chorar. Fiquei triste, muito triste, porque queria mais, precisava de mais e sei que muitos dos que ali estavam também precisavam. Sei que Deus quer derramar mais, muito mais, mas também sei que nós somos o maior impedimento para que isso aconteça. Nós, seres humanos, nas nossas atitudes, nas nossas escolhas... 

Esta palavra está originalmente em Isaías, quando este profetizava para Ariel [Leão de Deus], um dos nomes de Jerusalém. Dizia o profeta:
Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído; Isaías 29:13

No Novo Testamento vemos novamente esta palavra ser referenciada, desta feita por Jesus, quando questionado por uns escribas e fariseus de Jerusalém a propósito de uma tradição que os discípulos não respeitariam:

Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. Mateus 15:7-9

Deus é perito em fazer-nos focar no que realmente importa. E para Ele, o que importa é o amor. Ele, que é amor, que deu o Seu único filho por amor, que ama o pecador, que corrige com amor, não nos pede nada mais, senão o nosso amor. Em Provérbios 26:23 lemos de forma clara Deus dizer Filho meu, dá-me o teu coração, mas se dúvidas houvesse, o próprio Jesus ensina nos evangelhos: Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças, este é o primeiro mandamento. (Marcos 12:30)

Assim sendo, não é difícil perceber que Deus não se mova quando está perante uma adoração pela metade, feita apenas de liturgias, de hábitos ou, como o profeta Isaías descreveu, de "mandamentos de homens em que foi instruído". Ir à igreja ao domingo, levantar as mãos, cantar, abrir a Bíblia, ouvir a pregação, tomar a ceia, nada disso por si só faz de nós adoradores. E Jesus foi claro quando disse que o Pai procura os verdadeiros adoradores, que o adoram em espírito e em verdade (João 4:23). 

Se Jesus diz que o Pai procura os "verdadeiros adoradores", então isso não quererá dizer que os há falsos? E se Jesus diz que o Pai procura "os que adoram em espírito e em verdade", não será que alguns adoram na carne e em mentira?...

No mesmo culto em que o ES me falou, e enquanto orávamos pela oferta, Ele disse-me também: "eis que faço novas todas as coisas".  E eu fiquei confusa. E quando eu fico confusa vou à Bíblia "desconfundir-me". Uma pequena pesquisa bastou para abrir em Apocalipse. Nem queria acreditar no que estava a ler. Este Deus é lindooo demais...  

E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ómega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Apocalipse 21:5,6

Até escrevi a negrito! Ali estava, "Eis que faço novas todas as coisas", escrito com todas as letras na visão de João sobre o novo céu e a nova terra, na visão sobre sobre a nova Jerusalém. a noiva preparada e adornada para o seu marido (Ap 21:2), a Igreja do Senhor! Aleluia! E o que diz a seguir? A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida! Uau! Na minha mente, no meu coração, no meu espírito, tudo começou a fazer sentido! 

Vamos recapitular então: o povo tem adorado da forma errada, com os lábios e não com o coração, mas o que Deus procura são adoradores verdadeiros, que O amam acima de todas as coisas e que, por isso, O adoram em espírito e e verdade. E tcha, tcha, tcha, tchan, alguém se lembra do contexto em que Jesus fez esta afirmação?

Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la. João 4:13-15

A mulher samaritana! Jesus fez essa afirmação quando falava com a mulher samaritana junto ao poço de Jacó e lhe explicava a diferença entre aquela água e a água viva que só Ele poderia dar-lhe. Digam-me que acham isto brutal, porque eu achei tremendo! A mesma palavra, com todas as letras, aqui em Apocalipse. Mas há mais! (:

Lembram-se da palavra original, que lemos em Isaías 29:13? Vamos ver o versículo seguinte: 

Portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio deste povo, uma obra maravilhosa e um assombro; porque a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus prudentes se esconderá. Isaías 29:14

Eu não sou teóloga e não faço ideia o que é que os entendidos dizem que é esta "obra maravilhosa" a que o profeta se refere, mas dentro de mim eu creio profundamente que ela tem tudo a ver com o que Jesus fez em Samaria e é, exatamente, o que Ele quer fazer hoje também, com cada um de nós. 

Super abreviando, judeus e samaritanos não se dão desde tempos longínquos. Apesar de, na sua génese, os samaritanos descenderem do povo de Israel, a cidade de Samaria a certa altura foi habitada por vários povos, culturas e religiões e a mistura entre os israelitas que ali viviam e esses povos foi inevitável. Apesar de continuarem a adorar a Jeová, os samaritanos também adoravam a deuses pagãos, o que complicava ainda mais qualquer possível relação entre estes e os judeus de Jerusalém, que os consideravam impuros.

Jesus, sendo judeu, usa o encontro com a mulher samaritana (inimiga dos judeus e. ainda por cima .mulher) para demonstrar o amor de Deus, que é incompreensível pela limitada sabedoria humana. 

Este encontro tem muito que se lhe diga e é tema para outro texto, mas a ideia que quero deixar aqui é que Jesus é a fonte de água viva. Ele é fonte de cuja água quem beber jamais terá sede. Ele é a fonte da vida eterna. E esse entendimento está diretamente relacionado com o plano de Deus para toda a humanidade. 

Jesus veio para unir, através do amor, todas os povos, tribos, línguas e nações. Esta mulher samaritana representava a rejeição, a impureza, a idolatria, em bom resumo, o pecado, que faz separação entre nós e Deus, mas Jesus marcou encontro precisamente com ela, para que entendêssemos que Ele veio para todos os que O quiserem receber.

Já não há divisões, não há títulos, origens, ou denominações que nos separem, se escolhermos beber da Fonte. Se escolhermos amar o Senhor de todo o coração, com toda a alma, com todo o entendimento e com todas as nossas forças, então seremos capazes de O adorar como Ele deseja e merece - em espírito e em verdade -, e Ele virá sobre a nossa vida e fará novas todas as coisas.

Tu queres? 

O mesmo que nos criou é Alfa [o princípio] e é o Ómega [o fim], aquele que nos dá uma segunda oportunidade, não só aqui na terra, mas na Eternidade. Conforme as palavras de Paulo aos coríntios: se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. II Coríntios 5:17

Ele tem uma nova vida para te dar. As águas estão à tua disposição, se somente tu delas quiseres beber. Quando tu fazes a escolha de O deixar entrar na tua vida, de O adorar com tudo o que há em ti, Ele vem e faz tudo novo, tudo mesmo e mais, muito mais do que sonhaste. É isto que Ele deseja, que O ames e o adores em espírito em em verdade, para que Ele te possa dar tudo quanto preparou para ti. 

Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Apocalipse 21:7


Shalom!


Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

1 comment:

  1. “Permita que aqueles que estão sendo atraídos para a luz,59=14=5 Cheguem até você e perguntem o que eles precisam fazer para serem mais brilhantes.’
    #Obrigado #Senhor

    ReplyDelete

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.