Tuesday, April 21, 2015

SÊ TU MESMO


Vi há tempos o trailer do filme Grace do Mónaco e detive-me numa frase da princesa, protagonizada aqui pela atriz Nicole Kidman. Ela dizia: "Não sei como vou passar o resto da minha vida aqui, onde não posso ser eu mesma..."

Isto deixou-me a pensar em como tantas vezes vivemos presos, mesmo sendo aparentemente livres. Presos a comportamentos e a palavras socialmente aceitáveis. Presos aquilo que os outros esperam e pensam de nós. O que os outros dizem de mim e de ti condiciona, garantidamente, a forma como nos vemos. Quando eu era mais nova lembro-me de ouvir que tinha as pernas gordas e durante muitos anos não queria usar saia porque tinha vergonha. Eu sei.. que disparate! Mas foi assim mesmo.

Mas muitos de nós ouviram muito mais do que isso, infelizmente. Coisas como "não fazes nada de jeito", "não serves para nada", "és um anormal", "nunca vais ser nada na vida", "nunca devias ter nascido" são pérolas que saiem da boca de muitos pais, amigos, avós ao longo do crescimento e que nos fazem muitas vezes crescer a pensar que não somos suficientes, que não somos capazes, que ninguém nos vai amar, que vamos ser maus pais, que não vamos ser bem sucedidos profissionalmente, emocionalmente, enfim...

A Bíblia diz em Génesis que Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança. E eu pergunto-me, quem é Deus? Não é um ser incrivelmente belo? Amoroso? Cuidador? Protector? Não é este Deus fiel, dedicado, puro, santo, inteligente, criativo, sábio?... não é Ele perfeito?

Então se nós, tu e eu, fomos criados à Sua imagem e semelhança, não deveríamos também ser tudo isto?


Claro que nós aqui na terra nunca seremos perfeitos como Deus é, mas em pura verdade, quando Deus olha para nós, através de Jesus, não é um ser maravilhoso que Ele vê? Ou achas que Ele olha para ti e para mim e vê as gordurinhas a mais, as borbulhas na cara, a falta de jeito para a bricolage, o péssimo gosto para carros, a incapacidade para fazer poesia ou tocar um instrumento?

Não me parece que quando Deus olha para mim me veja como eu me vejo quando me olho ao espelho.

O Salmo 139 é fantástico a descrever a grandeza da criação. Ora leiam:
Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.  Salmos 139:13,14

Se as Suas obras são maravilhosas, tu és um ser maravilhoso. Ele fez-te de um modo especial e admirável. Repara, tu não és só especial, tu és digno de admiração...
Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. Salmos 139:16

Tudo o que fizeste, tudo o que farás, tudo o que foste, tudo o que serás, Deus já sabe. Quando Ele te criou Ele fez um diário de quem tu serias. Um grande arquitecto, capaz de transformar o mundo com as mãos. Uma grande cozinheira, especialista em misturar cores e sabores. Um homem sábio, cujas palavras têm o poder de mudar histórias. Uma mãe, que ensina aquele que será um dia o presidente da nação. Um varredor de ruas, um contador de histórias, uma dona de casa, uma auxiliar de limpeza, um pianista, um cantor, uma marketeer, uma locutora de rádio...

Ele criou-te com um propósito. E para lá chegares entregou-te também um papel para desempenhares neste mundo temporário. Mas não são as construções, os tachos, as histórias, as esfregonas, ou um instrumento que vai definir quem tu és. Isso define apenas o que tu fazes.

Tu és muito mais do que isso. Tu és filho de Deus. Ele chamou-te pelo nome, tu és dele. E todo o que tocar em ti toca na menina dos olhos do criador, para teres noção de quão importante e especial tu és.

Jeremias 29:11 diz: Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.

Olha para o espelho e diz-me o que vês? Quem és tu? Se o reflexo parece pouco claro, olha novamente mas agora vê-te através do sacrifício de Jesus.Tu és um homem, uma mulher incrível. Não deixes que o mundo te limite, e que o seu ritmo dite a forma como tu danças... Não permitas que este lugar temporário defina quem tu tens de ser.

Haja o que houver, sê tu mesmo. Sê um filho de Deus.


Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.