Não planeei escrever este texto, como aliás não planeio a maioria deles, mas ao fazer hoje um post na página d'O Pro(fé)ta no Facebook sobre o Dia Mundial do Livro (by the way, sabiam que a Bíblia lidera a lista dos 10 livros mais vendidos no Planeta há cinco décadas?), lembrei-me de uma reflexão que fiz há uns dias sobre as palavras de Jesus que lemos em João 8:32 e achei que fazia sentido partilhá-la convosco, especialmente neste dia.
Se permanecerdes na minha Palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32
É curioso, esta semana estava a ver uma série de que gosto imenso e uma das personagens dizia para outra: "You have no idea how powerful the truth can be" (não imaginas quão poderosa pode ser a verdade". E realmente é mesmo assim, há qualquer coisa de extremamente poderoso na verdade. A verdade liberta! Por mais dura que às vezes ela possa ser (e às vezes é), quando ela é assumida, ela tem o poder de libertar. Quem a diz e quem a recebe!
E a verdade liberta talvez porque o oposto da verdade é a mentira e a mentira acarreta necessariamente um fardo demasiado pesado de carregar. Assim, quando nos vemos livre dele, é compreensível que nos sintamos mais leves, capazes de finalmente respirar fundo, livres.
Jesus disse que conhecer a verdade nos libertaria. Qual verdade? A Sua Palavra. A santa e eterna Palavra de Deus, a Bíblia.
A tua palavra é a verdade, desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre. Salmos 119:160
(...) a tua palavra é a verdade. João 17:17b
A Palavra de Deus é a verdade. E a Verdade é Jesus.