Monday, May 6, 2013

O que dizem de mim?

Ao longo da vida chamaram-me de muitas coisas, umas mais simpáticas que outras, umas mais verdadeiras que outras. Durante muito tempo isso incomodou-me, mexeu comigo, em algumas ocasiões, inclusivamente, muitas delas até me fizeram chorar, outras tornaram-se verdade na minha cabeça durante anos. 

Até que me encontrei com Jesus e conheci o Pai que nunca soube que tinha e então tudo mudou. 

De repente (bem, não foi assim tão de repente quanto isso, porque tudo tem um processo) as coisas já não eram bem o que pareciam ser. Afinal eu não era bem o que alguns diziam, afinal havia alguém que me via de outra forma. 

Pergunta: seria eu quem os outros [que achavam que me conheciam] (reforço o “achavam”) diziam que eu era ou seria eu quem o meu criador, aquele que já me conhecia antes mesmo de eu nascer (Jeremias 1:5), dizia que eu era? 

Acabei por descobrir que Ele me vê tal e qual como eu sou e que para Ele eu sou muito mais bonita, muito mais alegre, muito mais fiel, muito mais leal, muito mais humilde, muito mais nobre, muito mais justa, muito mais amável, muito mais tudo o que qualquer um, inclusive eu, pudesse imaginar. 

Deus não olha para ti nem para mim como outros poderão olhar. É verdade que num tempo da nossa vida em que ainda não conhecíamos Cristo podemos ter sido, feito e dito coisas de que nos envergonhamos, mas mesmo nesses momentos, havia coisas que não eram assim tão verdadeiras quanto as pessoas queriam fazer-nos acreditar. Essa é simplesmente a forma que o inimigo da nossa alma tem de nos aprisionar para nos destruir: levar-nos a acreditar que somos piores do que somos na verdade. Isto faz parte do seu plano de perversão que vem desde o princípio. 

Reitero que isso não é quem nós somos, isso foi quem nos tornámos por estarmos longe da Fonte, Daquele que soprou em nós o fôlego de vida (Génesis 2:7). Na verdade nós somos como Deus nos criou originalmente. E Ele criou-nos à sua imagem e semelhança. (Génesis 1:27) 

O que aconteceu depois foi apenas uma total perversão daquilo que Deus criou. A partir do momento em que o Homem pecou alterou também a ordem das coisas, é por isso que hoje vemos o ser humano cometer tantas atrocidades. Seria esta a vontade de Deus? Será isto uma réplica do que Deus é? Claro que não! 

Deus é a maior expressão de Amor, de Unidade, de Paz, de Fidelidade e de Pureza que pode existir. Ele não apenas “tem”, Ele é. Ele não apenas conjuga o verbo, Ele é o Verbo. Ele é a Palavra viva. Ele é a Verdade. 

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:1, 14 

Quando nos reencontramos com Deus através do sacrifício de Jesus, o “véu” que nos impedia de ver a verdade rasga-se. De repente começamos a olhar para o espelho e a ver quem somos realmente. O sangue de Jesus permite-nos abrir os olhos e ver, pela primeira vez, como Deus nos vê. (bom talvez nunca sejamos capazes de tanto, já que Deus enquanto Pai e Criador consegue sempre ver-nos de uma forma muito mais especial, mas pelo menos Ele começa a revelar-nos o mistério). 

Não sei o que durante toda a vida disseram que tu és. Talvez te tenham chamado arrogante, estúpido, burro, incapaz. Ou se calhar disseram que eras refilona, fria, calculista. Disseram que nunca passarias da cepa torta, ou talvez tenham dito que nunca serias feliz nem farias ninguém feliz. Talvez te tenham dito coisas como “não fazes nada de jeito”, “não serves para nada, és um inútil”. Ter-te-ão dito se calhar que eras um mau filho e um mau marido, ou antes que eras vazio, oco, fútil… Se calhar chamaram-te bruta, coração de gelo… e tantas outras coisas. 

Mas deixa-me dizer-te que para Deus tu não és nada disso, pelo simples motivo de que Ele te fez à sua imagem e semelhança. 

Se calhar já passaram até anos da tua conversão e, no entanto, continuas a encontrar quem diga muita coisa de ti que tu sabes que não é verdade, mas isso ainda te deixa triste. Antes não tinhas o entendimento para perceber que era mentira, hoje tens o entendimento, mas não consegues guardar o teu coração de sofrer com isso. 

Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós” Mateus 5.11,12 
Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós. João 15:20 

Atenta para o que dizem de ti, pede ao Espírito Santo que te mostre se é verdade ou não, porque o Senhor olha para o coração. Se não for, então alegra-te, porque Jesus padeceu tudo isso e muito mais e grande será o teu galardão. Se o que dizem de ti é mentira, não sofras com isso, não percas tempo a chorar por aquilo que dizem, perde tempo sim a chorar por aqueles que infelizmente ainda não têm entendimento para compreender Aquele que está em ti. 

Perguntou-lhes, dizendo: Quem diz a multidão que eu sou? E, respondendo eles, disseram: João o Batista; outros, Elias, e outros que um dos antigos profetas ressuscitou. E disse-lhes: E vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, disse: O Cristo de Deus. Lucas 9:18-20 

A multidão pode dizer o que entender de ti, mas o que importa realmente é o que pensa o Teu melhor amigo. O que Deus diz de ti? O teu marido/a tua mulher, os teus amigos (os verdadeiros, que conhecem realmente o teu coração), o que dizem eles de ti? 

Ignora o que diz a multidão, porque as multidões são geralmente muito voláteis. Um dia seguem o Mestre, no dia seguinte estão a gritar “crucifiquem-no”. 
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. Mateus 11:29

Preocupa-te com o que Deus diz sobre ti. Preocupa-te que Ele olhe e veja em ti a humildade que Jesus nos ensinou. 

Entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada, mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém. Lucas 9:51-53 

Lembra-te que nem tudo o que parece é, para o bem e para o mal. Eram as vestes de Jesus que faziam dele um homem humilde? Ou seria a sua profissão (Jesus era carpinteiro)? Com certeza que não. Jesus vestia humildade sim, mas no seu coração. 

As tuas vestes não determinam quem tu és, sejam elas mais simples ou, pelo contrário, mais luxuosas. Vejam a rainha Ester, por exemplo, uma mulher lindíssima e com certeza ricamente vestida pelo seu estatuto. Isso fazia dela menos humilde? Não. Pelo contrário, Ester dependeu de Deus e pela Sua Graça foi tremendamente usada para salvar o povo judeu. E poderíamos ver muitos outros exemplo de homens e mulheres de Deus com diferentes estatutos, de coração humilde.

Não raramente as pessoas confundem simplicidade e humildade com melhor ou pior vestuário, com palavras mais ou menos eloquentes, com ter mais ou menos bens materiais, mas humildade e simplicidade no sentido que lemos na Bíblia tem a ver apenas com as motivações, do teu e do meu coração.

Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Tiago 4:6 
Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte. (I Pe 5.6)

Shalom!

2 comments:

  1. Ai mana chorei a ler este post, nem consegui ler até ao fim de tal forma como tocou na minha alma, que Deus te continue a usar muito. Bjs Andreia Almeida

    ReplyDelete
    Replies
    1. Minha querida, fico muito feliz que o Espírito Santo tenha falado contigo, Ele é maravilhoso e sabe aquilo de que precisamos mesmo. Deus te abençoe, força, Ele é contigo :)

      Delete

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.