Thursday, May 19, 2011

Oh povo de Deus levanta-te!

E de todas as terras vinham ao Egipto, para comprar de José; porquanto a fome prevaleceu em todas as terras. Génesis 41:54,57

Durante o governo de José no Egipto  houve um tempo de fome em toda a terra (Gn 41:54) e o povo clamava por pão, por alimento. (vs.55)

Pensemos juntos um pouco. Nós somos ser sociais,  crescemos e vivemos em sociedade, fomos criados dentro de padrões sociais considerados correctos, ensinados a respeitar a lei  e os limites, no entanto, nas circunstâncias certas, todos sabemos que o Homem pode fazer coisas que nunca seria capaz no seu estado "normal".

Quando há uma catástrofe natural, a criminalidade aumenta substancialmente. Vemos cidades a serem pilhadas, assaltos fora do normal, agressões físicas, homicídios, enfim,  e porquê? Porque as pessoas foram levadas ao seu limite, perdem o conforto, as rotinas a que estão habituadas, perdem família, amigos, ficam sem o património que levaram anos a trabalhar para ter, o dinheiro deixa de ser útil para ir ao supermercado e um gesto diário normal como comprar carne passa a ser impossível, deixam de ter comida para alimentar as suas famílias, passam fome...



Acho que já percebemos a ideia, não é? Situaçoes limite levam-nos a atitudes desesperadas. A Bíblia não diz, mas talvez tenha sido assim no tempo de José. Talvez os povos da terra tivessem desesperados porque não tinham o que comer. E se não tivermos o que comer, como sobreviveremos?

Também nós neste tempo temos vivido dias de crise e de fome. Em Portugal, e um pouco por todo o mundo, crise é palavra de ordem.

Desemprego, cortes salariais, défice, endividamento, impostos, falta de dinheiro para colocar comida na mesa, para levar os filhos ao médico, falência, sonhos destruídos, enfim., é a crise! 

Já diziam as nossas avós que casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão e assim é... Infelizmente quando o alimento falta na mesa, quando o dinheiro não chega para pagar as contas, tudo parece gerar discussão, tudo parece ser motivo para gritar e para partir para a agressão.

A crise económica é uma realidade, mas não só a área financeira tem sido afectada. Infelizmente temos assistido igualmente a uma crise de valores e uma crise de identidade. Nunca tanto as pessoas se questionaram “quem somos e para onde vamos”.

O mundo inteiro grita por socorro. Tal como no tempo de José, o povo clama por pão, mas nós sabemos que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra de Deus! O povo precisa de alimento para o corpo sim, mas é urgente alimentar-lhe a alma e o espírito!

É tempo da Igreja se levantar e fazer aquilo para que foi criada. É tempo de todos nós que amamos a Deus e que queremos fazer a sua vontade, aqui em Portugal e em todo o mundo, despertarmos e fazermos o nosso papel.

Igreja, Deus nos chama a ser o José deste tempo! 

Tal como “de todas as terras vinham ao Egipto, para comprar de José”, assim tem de ser connosco. É nosso dever, leiam bem, DEVER, alimentarmos este povo que perece por falta de pão, mas também por falta de alimento espiritual. Onde estamos tu e eu, onde está a igreja quando o mundo clama por um salvador? Porque o mundo está a gritar!!! O mundo grita por alguém que o salve e esse alguém já veio, esse alguém é Jesus! Só Ele pode salvar e nós que já O conhecemos temos de O apresentar a quem ainda não teve esse prazer.

Minha irmã, meu irmã, quem ama a Cristo não está em crise. Quero-te dizer neste dia que há promessas para nós, para ti e para mim! Se algo te tem faltado, rasga os céus com o teu clamor se preciso for, mas não deixes que o devorador te roube o que é teu por direito. A Bíblia diz em Malaquias 3, vs. 10 e 11:
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.

Então toma uma posição hoje, toma posse da promessa do Senhor! O povo de Deus sempre é abençoado,  porque o nosso Deus não mente! Claro que as dificuldades vêm por vezes, olhem para Jó, mas como eu ouvi alguém dizer "O que demorou 24h para o diabo destruir, Deus demorou uma oração de Jó para restituir em dobro".

Então força, ora com a certeza de que o teu Deus é maior, sendo tu fiel, Deus até pode permitir temporariamente que venha um tempo de escassez à tua vida, talvez para te provar, para te ensinar a depender Dele, não sei, mas de uma coisa eu tenho a certeza,  Ele nao te dá mais do que podes suportar e Ele prometeu que nada nos faltaria!

Bom, mas voltemos ao nosso tema. Estava eu a dizer que quem ama a Cristo não está em crise. O povo de Deus pode mudar as circunstâncias deste país. Não importa o que digam de mim e de ti! Lembrem-se do que disse Paulo:
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? Romanos 10:14
Então, deixa que digam que somos loucos, que não sabemos o que dizemos, que as coisas estão mal demais, que nem um milagre nos safa... Ignora essas vozes contrárias! O que Deus precisa aqui na terra é de guerreiros, que olham para a frente e não se incomodam com o que os seus olhos vêem.  Afinal temos de viver pela fé e não pela vista, certo? Importa é o que o nosso Deus diz e Ele é claro:
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. II Crónicas 7:14
Façamos a nossa parte. Tal como José, o favor de Deus está sobre o Seu povo hoje, e tal como no Egipto, Deus colocou “mantimentos” na nossa vida, Ele nos deu autoridade, Ele nos colocou por cabeça e não por cauda, Ele nos deu todas as ferramentas que precisamos para entrar nesta guerra e sair vencedores: a Palavra de Deus e a Oração. Então, sejamos José, vamos alimentar a terra neste tempo de seca!

Shalom!

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.