Thursday, January 20, 2011

O filho em que o Pai se compraz (Parte II)


Na primeira parte deste texto começei a falar do filho em quem o Pai tem prazer e nas características que encontramos no nosso maior exemplo, que é Jesus. Fiquem com a continução desta reflexão, espero que vos abençoe tanto como a mim.

5. É conhecido e temido no mundo espiritual
Dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus. vs 24
Pelo que é que somos nós conhecidos no mundo espiritual? Se nos aproximarmos, tal como Jesus, de um espirito imundo, para o expulsar, como será que ele reagirá? Será que temerá Aquele que está em nós e nos dirá como a Jesus "bem sei quem és", ou será que nos dirá  como aos filhos de Ceva: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois? (At 19:15)
Há uns dias dizia a uma amiga que o mundo espiritual é bem real e efectivamente ele é. Deus é real, tão real como satanás. O inimigo sabe quem eu sou, quem tu és. Mas por que nome será que eles nos conhece? Fica a reflexão.  

6. Tem intimidade com o Pai
E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava. vs35
Esta faz parte do BA ba do Cristão, alguns dirão. Talvez, mas nunca é demais lembrar. Eu bem que preciso ser lembrada diariamente da importância da intimidade com o Pai. A Bíblia é clara, aquele que está em pé, olhe não caia (I Co 10:12). São várias, aliás, as passagens que nos advertem  para vigiarmos e orarmos. Porque é que será que é tão importante fazermos como Jesus, retirarmos um tempo do nosso dia para estar a sós com Deus? Porque essa é a única forma de O conhecermos cada vez mais e de nos darmos também a conhecer. "Então mas Deus não me conhece?", perguntam alguns. Sim, claro, Ele criou-te, a ti e a mim, Ele conhece-nos sim, melhor que nós próprios! Mas Deus é tão cavalheiro, que Ele não nos força a nada. Já viram alguém que ama verdadeiramente a forçar o amor de outrém? Deus nunca forçaria ninguém a ser Seu amigo, mas esse é o Seu maior desejo. E digo-vos, não há melhor amigo que Ele. Não há ninguém mais confiável, mais fiel, mais companheiro do que Ele. Deus é o melhor conselheiro e garanto-vos que não vai contar nada a ningué :). A questão é que Deus tem prazer em ouvir-nos, em ver-nos dedicar tempo a Ele, em ouvir-nos contar as nossas dificuldades, os nossos receios, enfim, Ele rejubila na nossa entrega total e em ver que é só Dele que dependemos. E sejamos honestos, sem esses tempos com Ele, quem é que aguenta? E quem é que NOS aguenta quando não oramos? Ah desculpem, isso sou só eu! =)
Rubenstein, um famoso pianista, dizia: "Se passo um dia sem praticar, eu noto a diferença; se passo dois dias, os meus amigos notam diferença; se passo três dias, o público nota a diferença.". Então, com a oração é exactamente igual.

7. Conhece o seu chamado e prossegue para o alvo
E ele lhes disse: Vamos às aldeias vizinhas, para que eu ali também pregue; porque para isso vim. vs 38
Paulo dizia na sua carta aos Filipenses: Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. ((Fp 3:13,14). Acho muito interessante olharmos para Jesus e depois para esta frase de Paulo. Jesus também prosseguia para o Seu alvo. E o alvo de Jesus, o seu foco, o seu chamado, era a Cruz. Jesus expulsou demónios, curou enfermos, ensinou o povo, mas o chamado de Deus na Sua vida era a Cruz.
Gosto de pensar nisto, porque é muito fácil nós às vezes esquecermos qual é o nosso foco, o propósito de Deus para a nossa vida e, quando isso acontece, tendemos a desviar-nos ligeiramente do alvo. A multidão andava atrás de Jesus, mas Ele sabia quando ficar e sabia quando ir e era peremptório "está na hora de ir para outra cidade" e lá ia Ele. Que cada um de nós possa identificar o chamado que o Pai tem para nós, o alvo, e fazer como Jesus e Paulo, prosseguir para ele


8. É compassivo
E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão (..) vs 41
Ama ao teu próximo como a ti mesmo (Lc 10:27) é um bom resumo deste ponto. Termos compaixão pelo próximo é uma consequência directa de o amar, não acham? Leiam o episódio que é contado em Lucas 10:25-37. O samaritano "moveu-se de íntima compaixão", porque quem ama alguém dificilmente ficará insensível à sua dificuldade, à sua necessidade, à sua dor. Já devem ter ouvido alguma mãe dizer que quem faz bem ao seu filho, faz bem a ela também. Bom, com Deus não há-de ser diferente, não vos parece? Deus ama os seus filhos, então se algum deles precisa de ajuda, certamente que Deus se alegrará e terá prazer naquele que, tal como o Samaritano e tal como Jesus, se mover de compaixão e estender a mão para o ajudar.   Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram. (Rm 12:15)



Que na nossa vida com Deus possamos pedir direcção ao Espírito Santo para que nos guie na caminhada e nos ajude a ser esse filho em quem Deus tem prazer. Que nas nossas atitudes, conversas, pensamentos, enfim, que em tudo possamos esforçar-nos para agradá-Lo. Que cada um de nós possa poder um dia dizer como Paulo "sede meus imitadores, como eu sou de Cristo." 

 
aqui a primeira parte deste texto.

Deus ricamente vos abençoe.
Shalom!

3 comments:

  1. Muito bom o seu texto. Talvez um dos melhores que eu já tenha lido pelos blogs por ai.

    Que o Senhor continue e ate levar a buscar a sua face até você encontra-lo. E quando nos temos um encontro REAL com a presença do Pai o mundo já não terá prazer e os nossos olhos serão fixos Nele.

    Quando isso acontece não existe outro caminho a não ser a Santidade. O Espirito de Santificação vem sobre nós, e então, poderemos ser filhos de agradam o Pai.

    Buscando à Deus e agradando-lhe em tudo. Uma certa feita Jesus disse: Eu não vim fazer aminha vontade, mas a vontade do Pai.

    Um bjim no teu coracao.

    Concerteza, Deus quer fazer algo muito lindo através da sua vida.

    Empenhe-se em busca-lo.

    Pra. Thaís Itaborahy

    www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. Vou te adicionar na minha lista de blos favoritos e também te oferecer um selinho de quem anuncia o caminho para o céu.

    Paga lá se vc achar que deve.

    Bjim no coracao.

    www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com

    ReplyDelete
  3. Esqueci de escrever,

    eu vou adicionar o teu blog como meus preferidos e também gostaria de te oferecer um selinho de pessoas que anuncim o caminho para o céu.

    Passa no meu blog e pega lá.

    Bjim querida.

    ~ De coração para coração ~

    www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com

    ReplyDelete

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.