Tuesday, June 29, 2010

QUE TE IMPORTAM OS OUTROS?



 Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. (João 21:22)

Nos últimos dias, este versículo tem mexido comigo. Não propriamente a situação que é retratada, mas o conteúdo do versículo, a mensagem que está aqui subjacente. O que é que Jesus quer dizer com isto? 
É simples...

Que te importa o que os outros te chamam?
Que te importa que os outros sejam injustos contigo?
Que te importa que o mundo te odeie? 
Que te importa se a tua família não compreende que estejas a tentar servir a Deus? 
Que te importa se as pessoas são injustas contigo? 
Que te importa se os teus amigos te gozem?
Que te importa que as pessoas falem nas tuas costas?
Que te importa se as pessoas tentam matar os teus sonhos?
Que te importa se ninguém percebe patavina do que tu dizes?

Que te importam os outros? Segue-me tu!

E sabem, nós importamo-nos. Nós importamo-nos porque somos pessoas. É suposto que as pessoas se importem. Eu importo-me com o que dizem de mim, com o que pensam de mim... E será que isso é errado? 

Depende. 

Aquilo que os outros dizem ou pensam sobre nós é importante para nós e quando digo importante, quero dizer que vai criar em nós algum tipo de reacção, seja ela positiva ou negativa. A isto chama-se influência, ou seja, a acção que uma pessoa ou coisa exerce noutra (e não se iludam, porque todos, todos sem excepção, somos influenciáveis. Basta dizer que vivemos numa sociedade e que não andamos na rua nús pois não? Digam-me lá, isso é o quê? Influência cultural. A cultura é um tipo de influência, mas não vamos entrar por aí). 

Todos sofremos influências, mas o problema não é a influência em si, o problema é o que escolhemos fazer com ela. 

Percebe uma coisa, tu não és o que os outros dizem de ti, tu és o que tu decides ser. 

Não é errado importares-te, se isso servir para cresceres, para tomares consciência de determinadas atitudes que talvez precises de mudar, de limar ou de simplesmente deixar de ter.

Mas cuidado quando aquilo que os outros pensam e dizem de ti começa a agir dentro de ti e passe a dirigir os teus passos. Quando aquilo que os outros dizem de ti deixa de ser um motor para o teu crescimento e passa a ser um motor para a tua destruição, entraste em terreno perigoso. 
Quando começas a deixar de ser tu próprio e começas a tentar ser aquilo que os outros querem que sejas, perdes a tua identidade. E é fácil perceber o perigo que reside nisto. Se a tua identidade é a de Cristo, perderes a tua identidade, provavelmente vai significar perderes a identidade de Cristo também...

Então, o que será que Jesus quer dizer com "Que te importam os outros? Segue-me tu!"? Se eu acabei de dizer que todos nos importamos, será que eu me estou a contradizer? Não. 

Jesus sabe que o ser humano se importa, mas obviamente não se estava a referir ao importar-se que nos ajuda a crescer. O que Jesus estava realmente a dizer era: não deixes que aquilo que os outros fazem, dizem ou pensam te influencie negativamente, ao ponto de te afastar de mim, ao ponto de te deixar esqueceres quem és em mim, ao ponto de perderes a tua identidade.

Quando sabemos quem somos, onde estamos e onde Deus nos quer, somos uma arma poderosa na Sua mão.

As pessoas falham. Tantas vezes pessoas nos desiludem e "matam-nos" com supostas verdades que a única coisa que fazem na realidade é deixar-nos tristes, magoados... Jesus jamais desilude. Mas quando escolhemos segui-Lo, nao deixamos de ser humanos, não deixamos de sentir as coisas, apenas passamos a ter a capacidade de Lhe entregar todos esses sentimentos contraditórios que surgem no dia-a-dia. Passamos a ser capazes de um exercício diário de amor e perdão. Toda a tristeza, mágoa, raiva e afins, são entregues aos pés da cruz, porque fizémos uma escolha - a de seguir Cristo.

Então, independentemente daquilo que os outros dizem, fazem, e/ou pensam a teu respeito, aquilo que te deve mesmo interessar é o que Jesus pensa de ti, o que te deve importar é o que Jesus diz sobre ti, o que te deve importar é aquilo por que tu és conhecido nos Céus.  

Quando Jesus foi baptizado nas águas, ouviu-se uma voz nos Céus que dizia: "Este é meu filho amado, em quem me comprazo." (Mateus 3:17) 

Deus tinha prazer em Jesus porque este O seguia. A Jesus não importava o que os outros diziam de si, mas não deixava de os ouvir e de retirar de cada conversa, de cada situação, algo de bom para si e para os outros. Tentem pensar em Jesus como o homem, o ser humano, que Ele era. Acham que nunca houve sentimentos contraditórios dentro Dele? Eu acho que houve (recordem-se das palavras de Jesus no Getsemani, em Mateus 26:39, quando Ele diz "Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice"), mas Ele todos os dias partilhava o que sentia, o que vivia, com o Pai, que O renovava e purificava. Em oração Jesus entregava a Deus o seu caminho e diariamente renovava o Seu compromisso de O seguir até ao dia em que voltassem a encontrar-se.

A Jesus importava-lhe aquilo que o Seu Pai pensava, aquilo que o Seu Pai desejava, Ele amava o que o Seu Pai amava e Ele queria fazer somente a Sua vontade.

Somos nós filhos de Deus? Então o nosso Pai deseja que o sigamos, que façamos a Sua vontade, que amemos o que Ele ama, independentemente do que os outros façam, digam, pensem sobre nós. Deus quer poder dizer "olha ali vai a Maria, o Francisco, o Pedro, os filhos que eu tanto amo e de quem me agrado muito, tenho orgulho deles". 
Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? (Lucas 9:23-25)

Shalom!

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

1 comment:

  1. É preciso aquietar o coração para sermos capazes de ouvir a voz do mestre.Creio que a nossa geração é uma geração de distrações:

    compramos o que queremos e quando queremos

    comemos o que queremos e quando queremos

    vemos o que queremos e quando queremos

    e por aí vai...Mas apesar das distrações,a palavra de Deus é a única capaz de nos direcionar em um caminho plano em veredas direitas ( Prov 3).

    Precisamos seguí-lo, pois todo caminho MENOS UM LEVA A LUGAR NENHUM.Não é mesmo?

    Lindo post - amei a ovelhinha :)!

    On Christ The Solid Rock I stand
    All other ground is seeking sand.
    All other ground is seeking sand.

    Paz!

    Gisley.

    Cristianismo P.O.P
    cristianismopop.blogspot.com

    ReplyDelete

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.