Tuesday, March 16, 2010

OS TRÊS TIPOS DE DONS



Há já algum tempo que não escrevo no blog. Não quer dizer que não tenha tido o que dizer, mas há momentos em que a inspiração é para dentro, há coisas que simplesmente temos de guardar para nós. Mas ontem pensei em algo e gostava de partilhar convosco. Hoje gostava de falar sobre dons... 

Na minha opinião há três tipos de dons: os dons espirituais, os dons naturais e os dons adquiridos. Ficaram baralhados? Então vamos lá desbaralhar...


Dons Espirituais
Os dons espirituais penso que todos entendem quais são, refiro-me a tudo aquilo que é sobrenatural e é dado pelo Espírito.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. I Coríntios 12:7,11
Dons como a fé, o dom de curar, o dom de profecia, discernimento de espíritos, etc., todos esses são dons sobrenaturais, atribuídos pelo Espírito "a cada um como quer" e "para o que for útil". Ou seja, Deus dá a quem quer e como quer, tendo em consideração um plano maior. Estes dons acredito que estão ligados ao chamado de Deus para cada um de nós e servem para que através de nós Deus seja glorificado.



Dons Naturais
Os dons naturais são aqueles que nascem connosco. Alguns poderão dizer que cantam maravilhosamente e nunca tiveram aulas de canto, outros certamente dirão que têm um jeito natural para dançar, dançam tudo mesmo sem terem aprendido. Outros sobem a um palco e encantam a audiência com a sua forma de falar, pois já nasceram com um dom natural para a oratória. E assim sucessivamente. Todos nós temos dons naturais, algo para o qual temos jeito, algo que fazemos sem o menor esforço.

Dons Adquiridos
Mas não é sobre os dons naturais, nem sobre os dons espirituais que eu gostaria de falar hoje. Hoje eu gostaria de vos falar sobre os dons adquiridos...

Como a própria palavra indica, os dons adquiridos são algo que não nasce connosco, mas também não são os dons espirituais que conhecemos, (ainda que eu acredite que são também eles atribuidos pelo espírito, mas já lá vamos). Um dom adquirido é algo que se obtém, se adquire,algo que tem de se trabalhar para receber.
Já alguma vez sonhaste ser uma grande bailarina? Ou um cantor, que toque os corações com a sua voz maravilhosa? Ou um pianista, que quanto toca parece que os céus param? Ou quem sabe um brilhante estilista? Ou ainda um excelente pintor?
Todos nós temos desejos no nosso coração, sonhos. Podem não ser os que descrevi acima, mas todos nós temos sonhos. Infelizmente muitos têm esquecido os sonhos de criança....

Uns porque começaram a trabalhar e deixaram de ter tempo para pensar nisso,;outros porque foram pais e agora acham que já não faz sentido; outros ainda acham-se velhos demais, burros demais, outros  pensam que nunca conseguiriam fazer isso; outros ainda foram convencidos por pais, amigos, professores que não tinham o menor jeito para a coisa...

E com todas estes "nãos" na nossa vida, ditos por outros ou por nós mesmos, os nossos sonhos vão morrendo... Hoje a minha pergunta é: qual é o teu sonho? Quais são os sonhos que tens deixado morrer?

Eu tenho vários. Alguns eu não permiti que morressem e faço um esforço para todos os dias os alimentar, mas outros eu permiti que os matassem... Também eu me deixei influenciar com frases como "não tens jeito", "não consegues", ou "para que é que vais perder tempo com isso".. Deixei que vozes de amigos, de familia, e até a minha própria voz, matassem os meus sonhos.

Mas sabes uma coisa? Os teus sonhos, os meus sonhos, eles podem ressuscitar! Só tens de entregá-los àquele que tos concedeu, àquele que é poderoso para mudar as tuas circunstâncias e fazer aquilo que para ti e para mim parece impossivel...

Eu acredito plenamente que cada sonho, cada desejo que está no nosso coração não vem de nós. Esses sonhos que cresceram contigo e comigo, eles vieram do coração do nosso Pai. Ele os plantou dentro de nós para que pudéssemos lutar por eles. Esses sonhos nasceram connosco com um objectivo...


E o que mais são os sonhos do que dons que desejamos? Os dons adquiridos não são mais do que sonhos ou desejos realizados, sonhos que sairam da nossa mente e do nosso coração para a realidade, para a concretização.

Pensem comigo, enquanto que os dons espirituais nos são dados pela graça (Romanos 12:6)e são atribuídos como o Espírito quer; e os dons naturais já nascem connosco e nada temos de fazer para os termos, os dons adquiridos trazem com eles uma responsabilidade, nós temos de lutar por eles, temos de nos esforçar para os recebermos, para os alcançarmos.  Vamos usar como exemplo a Maria.
Quando era criança, a Maria sonhou ser bailarina, mas cresceu e tornou-se advogada. A Maria tinha um sonho que não colocou em prática porque não acreditou que fosse capaz. Foi ensinada que ser bailarina não a iria levar a lado nenhum, que ser bailarina não iria colocar comida na mesa, que para ser bailarina teria de ter jeito e por isso os anos passaram e o seu sonho foi morrendo. Hoje ela não é bailarina, mas sempre que vê uma bailarina a dançar, emociona-se e pensa que podia ter sido assim... "Que maravilhoso seria se eu dançasse como ela", pensa.
A advogada da nossa história ainda pode ser bailarina. Sabem porquê? Porque para Deus não há limitações. Para o Deus que fez o Céu e a Terra, não há impossíveis.  Mesmo que todos digam "é impossível", Deus sorri. Ele não se limita a idade, dinheiro, jeito, porque Ele pode todas as coisas... 
Porque para Deus nada é impossível. Lucas 1:37
E vocês perguntam, "então mas se Deus queria que eu fosse bailarina porque é que eu não nasci com esse dom natural?" E eu respondo: Não sei. Mas Deus sabe. No entanto, e apesar de não te ter dado o dom natural, Deus deu-te um sonho. Tu nasceste com um sonho, o sonho de ser bailarina, cantor, músico, pintor...E esses sonhos foi Deus quem tos deu. 

Pensa comigo.

Se Deus te formou no ventre da tua mãe (Salmos 139:13), se os cabelos da tua cabeça estão contados (Mateus 10:30), se Ele já te conhecia antes mesmo de seres concebido (Jeremias 1:5), se Ele te escolheu enquanto ainda planeava a criação (Efésios 1:11-12) e se todos os teus dias estão escritos no Seu livro (Salmo 139:16)...

Achas mesmo que tens esse sonho por acaso? Achas mesmo que um Deus que pensa em tudo, ia deixar os teus sonhos ao acaso?

Deus colocou em ti esse sonho para que tu desenvolvesses o dom com a ajuda Dele. Se Ele to tivesse dado naturalmente, tu não terias de depender totalmente Dele para chegares lá... provavelmente julgar-te-ias muito bom, tão bom que irias achar que não precisas da ajuda Dele. E Deus no meio disso tudo iria ficar ali, a olhar para ti, triste, a ver-te usares o dom natural que Ele te deu com tanto amor  para outra coisa, que não aquilo para que Ele to deu.

Então, se o sonho está no teu coração, não o deixes morrer, ou se já o mataram, pede a Deus que o ressuscite e que te ajude a concretizá-lo. Luta por isso, não te deixes abalar pelas vozes que te tentam derrubar, lembra-te que o inimigo não tem vontade nenhuma de te ver a trabalhar para o Reino e de te ver a realizar os teus sonhos. Portanto louva a Deus e entrega-Lhe esses sonhos. Ele vai saber o que fazer com eles :)

Sabem, há algo comum a todos os dons. Dons espirituais, dons naturais e dons adquiridos, eu creio que todos eles são para honra e glória do Pai. Foi esse o objectivo da sua criação, é para isso que eles estão aqui, à nossa disposição, para glorificar o Criador! E eu também creio que cada um de nós pode ter os três, podemos ter dons espirituais, dons naturais e dons adquiridos. Mas para qualquer um deles, há algo imprescindível... Dependência de Deus. Consciência de que sem Ele não somos nada. 
 Sem mim nada podeis fazer. João 15:5
Quais são os teus sonhos? Que dons estás tu a esconder? Que dons Deus te tem pedido para aperfeiçoares e tu tens dito "não tenho tempo", "não tenho jeito", "já não tenho idade para isso"? 

Não desperdiçes os teus dons. O que quer que Deus te tenha dado, sejam  eles dons espirituais, dons naturais, ou dons adquiridos (quer já os tenhas adquirido, ou não), não os desperdices, usa-os para Ele, usa-os para o Reino!

Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Salmos150:6
Shalom!

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

2 comments:

  1. A Paz Querida!
    Que mensagem otimista. O que impede muitas vezes de não tornar o sonho em realidade é olhar para a condição. Se colarmos a condicional da frente nunca seremos nada. Muitos olham para o que está diante dos olhos e por isso não busca realizar o seu próprio sonho. É preciso ter objetivo, metas para que o mesmo seja realizado. Nós poderemos tudo desde que colocamos Deus adiante e acreditamos em nós mesmo.
    Em Deuteronômio 31:6 diz:
    "Esforçai-vós, é animai-vós; não temas, nem vós espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo. Não te deixará nem te desamparará."


    Um abraço forte. Parabéns pelo texto.
    Que Deus abençoe.

    Obrigada pelo carinho...
    http://maisquecharmeoficial.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. Oi linda!

    Creio que o verdadeiro cristianismo é expresso nas práticas e atitudes, e não apenas nas palavras. Mais uma vez, obrigada pela visita ao INSIGHT, é sempre bem vinda sua participação.
    Deus abençõe, até a próxima
    fk na paz!

    ReplyDelete

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.