Wednesday, July 7, 2010

Queres ser seguidor de Jesus?

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Lucas 9:23

Estes últimos dias têm sido de crescimento. Tenho-me sentido como barro na mão do oleiro e dou graças a Deus por isso, pelo menos na maior parte do tempo, porque há alturas em que só consigo dizer mesmo "estou farta, não aguento mais isto!!". Acho que entendem o que quero dizer.

Tenho passado por uma fase de reflexão, em que penso mais do falo, um tempo em que tudo o que me dizem me toca de uma maneira diferente, como nunca tocou antes. Tenho estado mais sensivel a tudo, mas mesmo a tudo, o que me dizem, o que fazem... À minha volta têm surgido situações que me têm trazido sentimentos esquecidos, emoções descompassadas. Tem acontecido tudo e nada e eu tenho percebido de uma maneira muito especial que Deus me está a moldar, a ensinar, a fazer passar pela fornalha.

Este versículo de Lucas tem-me vindo à mente em muitas ocasiões nestes últimos dias e tenho percebido o  seu significado. Tenho entendido que Deus me está a levar a um lugar onde, para segui-Lo, eu devo primeiro entender o que isso implica. Queres ser seguidor Jesus? Segundo Lucas 9:23 existem três condições que deverás cumprir:


1. Querer
"Se alguém quer vir após mim"

Querer é a primeira condição necessária. Tens de querer seguir Jesus para o conseguires seguir efectivamente. À primeira vista esta condição parece muito óbvia, mas não se deixem enganar. Falar é fácil, mas este querer fala de algo mais do que palavras. Essas leva-os o vento. Este querer refere-se  a um desejo genuíno, a uma vontade expressa do teu coração em seguir Jesus. Este querer fala de uma decisão, de uma posição que tem de ser tomada primeiramente. Apenas mediante essa decisão conseguirás passar à próxima fase. Decide-te hoje a segui-Lo!

2. Negarmos a nós mesmos
 "negue-se a si mesmo"

 Negarmos a nós mesmos é a segunda condição. Dizer "eu quero" e acreditar nisso até pode ser fácil, agora  negarmos a nós mesmos, já parece um pouco mais complicado não? Passada a fase de decisão, que é algo que depende apenas de nós, passamos à fase em que começamos a depender de Deus. E depender de alguém nunca é simples.

O quê, esquecer os meus próprios interesses e começar a pensar que os outros também são pessoas? Dificil... Gastar o meu dinheiro na igreja? Deixar de ir à praia para ir ao culto no domingo de manhã? Deves tar doido! Deixar de dizer o que me apetece? Que interessa se firo os outros, problema deles! Deixar de responder ao meu pai? Por favor, ele é que se passa completamente e não me dá dinheiro para eu comprar o que gosto! O quê, não posso ir para a cama com o meu namorado/a? Era só o que faltava! Deixar de ir sair com os meus amigos porque a minha mãe não me deixa? Deixar de ver a minha série preferida para ir orar? Deixar de fazer o que quero e quando quero? Epah isso não é para mim! Eu é que decido a minha vida!

Talvez conheças este discurso. Ou talvez seja o teu, não sei. Eu sei que em tempos ele foi o meu, ou pelo menos era parecido. Mudam os nomes, as moradas, alguns acontecimentos, mas a situação é sempre a mesma. Seguir Jesus implica mudança, transformação, implica deixarmo-nos moldar. Deus não altera a nossa identidade, Ele só a melhora... muito! Como o barro na mão do oleiro, assim somos nós na potente mão de Deus. A partir do momento em que dizemos "eu quero", a partir do momento em que damos carta branca a Deus para agir, Ele toma a liberdade de o fazer. Ele transforma-nos, mostra-nos todos os nossos caminhos maus e começa a operar na nossa vida, na nossa mente, na nossa boca, no nosso coração, ... E o processo ás vezes pode ser doloroso, mais ou menos prolongado, dependendo se tu és ou não barro que se deixa moldar. Se tomaste a decisão de seguir Jesus, deixa que Ele te molde, mesmo que no início custe , quando o vaso estiver terminado vais ficar feliz e agradecer ao Oleiro pelo maravilhoso resultado. 

3. Tomar a nossa cruz diariamente
"tome cada dia a sua cruz"

Tomar a nossa cruz e fazê-lo diariamente, esta é a terceira condição para ser seguidor de Jesus. Poucos são os que têm a consciência do significado destas palavras. Eu estou a aprender ainda…

Sobre a morte na cruz
A morte na cruz foi muito usada pelos romanos por ser considerada o suplício mais cruel que existia. Reservavam-na para os estrangeiros e somente em raras ocasiões se crucificava cidadãos romanos. Era a pena de morte sofrida pelos escravos. Os homens livres podiam ser crucificados por crime de homicídio, roubo, traição e, sobretudo, por subversão política. Era costume desnudar os crucificados para assim aumentar sua humilhação. Era no chão que se lhes pregavam os braços ao pau transversal que eles mesmos deveriam carregar até ao local do suplício. Os cravos eram introduzidos nos pulsos, entre os dois ossos do antebraço. Se fossem cravados nas palmas das mãos, o corpo se desprenderia do patíbulo por falta de sustentação. Quando os braços estavam pregados, içavam-se os réus com cordas para colocar a trave horizontal sobre a vertical, que já estava plantada no chão. Então eram pregados os pés, introduzindo-se os pregos no vão dos ossos dos tornozelos. A dor era indescritível. Finalmente, pregava-se a tabuleta de acusação no alto da cruz para que fosse lida por todos. Muitos crucificados permaneciam dias inteiros agonizando sobre a cruz à vista dos curiosos, rodeados de aves de rapina. Se Jesus morreu tão depressa foi porque ao chegar ao suplício, já estava desfeito pelas torturas. Geralmente, a morte dos crucificados acontecia por asfixia. A tensa e insuportável posição de todo o corpo ia dificultando cada vez mais a respiração e a circulação do sangue, até que chegasse inexoravelmente pela imobilidade a que estava submetido o moribundo.


Será que Jesus se enganou? Não, Jesus não se enganou, Ele foi foi muito honesto e bem directo. Ele estava a preparar os discípulos, dizendo-lhes o que os esperava, o que espera aquele que O segue: rejeição, dor, vergonha, humilhação, sofrimento, perseguição, talvez até morte. Foi tudo isso que Jesus sofreu!

Quando comecei a escrever este texto não pensei que ia ter de dizer estas coisas, mas é a Bíblia que diz, não eu. Evangelho cor-de-rosa não existe gente! Se querem seguir Jesus, saibam que tomar a nossa cruz exige compromisso, renúncia e muito amor pelos outros, mas essencialmente pelo nosso Deus.

Vos hão-de prender e perseguir, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, e conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome. Isso vos acontecerá para que deis testemunho. (…) E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós; e sereis odiados de todos por causa do meu nome. Mas não se perderá um único cabelo da vossa cabeça. Com a vossa perseverança ganhareis as vossas almas. Lucas 21:12-19

E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. II Tim 3:12

Toda a gente quer ser o Jesus dos milagres, o Jesus que ressuscita, o Jesus que cura cegos e levanta paralíticos, o Jesus que profetiza, o Jesus que liberta, mas poucos são os que estão dispostos a pagar o preço que Jesus pagou.

E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai ao filho; e levantar-se-ão os filhos contra os pais, e os farão morrer. E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo. Marcos 13:12,13

Tinha mais coisas pensadas para escrever, mas não vou dizer mais nada.

Pergunta: estás tu disposto a pagar o preço da cruz? A pagá-lo diariamente?

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.Gl 2:20
Shalom!

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

4 comments:

  1. Oi Diana, gostei muito seu post, fico muito feliz e empolgada de encontrar pessoas como vc que Deus tem encontrado espaço para trabalhar em sua vida, e quando vc fala de sua experiência com Deus nutre o nosso coração a vivermos da mesma forma!
    Ah, Não sei se viu mas escrevi lá no HOPE que vc pude usar a frase "Há um segredo no coração de Deus". Gosto muito de ler seu blog, me fala ao coração...se um dia quiser conversar...danny.elleelias@hotmail.com

    Um grande abraço
    Danny Elias

    ReplyDelete
  2. Graça e Shalon Adonai...

    O que escrever? Esta é a primeira frase que pensei ao ler sua publicação, preciso escrever algo, mas o que escrever?

    Pois bem.
    Primeiro quero te convidar a conhecer o ministério Siga o Mestre através de nosso blog informado logo abaixo, e não a convido com o objetivo de divulgação, mas de compartilhar uma visão exatamente assim, de renuncia, responsabilidade e disposição.

    Faço parte de um sonho, o sonho de um ministério de evangelismo e discipulado, e pessoalmente tenho um país em meu coração missionário, e este país é Portugal. Pronto, a minha alegria está completa e o meu desejo é que você possa sorver cada ministração do Espírito nestes dias de crescimento, e que estas palavras de Lucas 9:23 ou de Marcos 8:34, possam ecoar em ti a ponto de, mesmo que com poucas palavras, alcançares novas vidas.

    Sim, é bem mais fácil falar do que agir,
    mas é este o caminho que pretendo seguir.
    Sim, dói todos os dias o dever de ter que morrer,
    mas é sendo quebrado que aprendo a viver.
    Não, o mundo infelizmente não vai entender,
    mas a vida abundante consiste em morrer.

    Um forte abraço, grato, muito grato por compartilhares esta publicação.

    Edinelson Lopes
    sigaomestre.blogspot.com

    ReplyDelete
  3. Olá !! So há pouco tempo é que soube que este blogue era teu .. tenho o lido sempre que actualizadas, vou começar a comentar ! Beijos grandes ;) Tiago (primo da patricia)

    ReplyDelete
  4. Olá Tiago, eu sei quem tu és ehe :) Obg pela visita, ainda bem que gostaste. Já sei que andaste a perguntar de quem era o blog lol Pronto, agora já sabes que é meu ;) Deus te abençoe! bjinhos

    ReplyDelete

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.